segunda-feira, 30 de setembro de 2019

NONSENSE


Diz o CM que Manuel Pinho terá comprado um apartamento de luxo em Nova Iorque, junto à Broadway.

Junto à Broadway? Mas junto a que parte da Broadway? Esse detalhe muda tudo.

Porque a Broadway tem 53 quilómetros, dos quais 21 atravessam Manhattan em diagonal. Eu sei que é de uso chamar-se Broadway ao perímetro dos teatros, ou seja, à zona balizada pelas ruas 40 e 54 West. Mas isso é gíria. A Broadway cruza bairros completamente diferentes de Manhattan, do Bronx e de Westchester. Fiquemos por Manhattan.

Onde fica, afinal, a casa de Pinho? Perto de Washington Square Park, ou seja, da Universidade de Nova Iorque? Perto da Juilliard School e do Lincoln Center, ou seja, da Ópera? Perto do campus da Universidade de Columbia? Tudo isto é Broadway (e em Manhattan), variando os preços de cada uma destas três zonas na proporção em que variam os da Buraca com os do Restelo.

No n.º 2109 da Broadway, entre as ruas 73 e 74 West, ou seja, no edifício Ansonia, não terá sido. Os valores que a imprensa tem citado dariam para um T1 num beco esconso. Onde raio terá sido?

Dizer que alguém comprou um apartamento junto à Broadway é o mesmo que dizer que alguém comprou um apartamento junto à EN10, a estrada nacional que vai de Cacilhas a Sacavém, passando pela Serra da Arrábida e atravessando o Tejo na ponte de Vila Franca de Xira. Disparate de quem não sabe do que está a falar.

Clique na imagem.