sábado, 27 de junho de 2020

POESIA GREGA


Numa bela edição de capa dura, com sobrecapa em papel mate, a Quetzal publicou Poesia Grega de Hesíodo a Teócrito. A edição é bilingue, com fixação de texto, tradução, notas e comentários de Frederico Lourenço, que seleccionou poemas e fragmentos de onze autores.

Trata-se da reedição “revista” do volume publicado em 2006, Poesia Grega de Álcman a Teócrito (Cotovia), com algumas diferenças: edição bilingue / 11 autores em vez de 10 / maior número de poemas seleccionados. Baquílides desaparece desta edição. Em seu lugar entram Hesíodo e Calímaco.

Autor e editora estão de parabéns.

Clique na imagem.

NONSENSE


Como é que um país com 43.514 mortes em hospital (as únicas registadas) tem o topete de impor regras a países terceiros?

Diz a BBC que o Reino Unido abrirá as suas fronteiras no próximo 6 de Julho, impondo quarentena a pessoas oriundas de vários países, entre eles Portugal. A medida inclui, portanto, os cidadãos britânicos regressados de férias no estrangeiro.

Aguardar para ver o que decide, de facto, o Governo britânico.

Clique no gráfico do Worldometer.

BRUGES DISTINGUE SOARES


Mário Soares foi designado Patrono do Collège d'Europe para o ano académico 2021-22, sendo o primeiro português a receber tal distinção.

Fundador e secretário-geral do Partido Socialista, ministro dos Negócios Estrangeiros, deputado e eurodeputado, três vezes primeiro-ministro, líder da Oposição, Presidente da República em dois mandatos (1986-96), presidente da Internacional Socialista, autor de vasta bibliografia nas áreas do ensaio e do memorialismo, figura maior da Europa contemporânea, não admira que Bruges o queira como Patrono.

Clique na imagem.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

PANDEMIA & TURISMO


A guerra suja do turismo ultrapassa todos os limites da decência. Numa altura em que, por força dos desconfinamentos generalizados, surgem novos picos de Covid-19 em vários países europeus (o caso da Alemanha é paradigmático), o comportamento da Áustria, da Dinamarca, da Noruega, etc., é simplesmente deplorável.

A cereja em cima do bolo foi este artigo do El País, colocado ao fim da tarde de ontem na edição online do jornal.

Segundo El País, as novas medidas afectam 3,1 milhões de portugueses, quando, na realidade o número de habitantes das 19 freguesias “em calamidade” não ultrapassa 950 mil pessoas. Chama-se a isto o quê?

O Governo já pediu rectificação da notícia.

Clique na imagem de El País.

CALAMIDADE


Estas 19 freguesias dos concelhos da Amadora, Odivelas (ambas na totalidade), Sintra, Loures e Lisboa permanecem em estado de calamidade mesmo depois do próximo 1 de Julho.

Ou seja, nestas freguesias os ajuntamentos não podem ser superiores a 5 pessoas.

Clique na imagem.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

CENTENO NO BdP


O Governo comunicou hoje ao Parlamento a escolha de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal. Alegando conflito de interesses, a Oposição discorda, mas a escolha e nomeação do governador do BdP é uma prerrogativa exclusiva do Governo.

Centeno não será o primeiro ministro das Finanças a trocar o ministério pela governança do Banco Central. Antes dele, tanto no Estado Novo como em democracia, outros (sendo Pinto Barbosa, Miguel Beleza e Vítor Constâncio apenas três de vários exemplos) fizeram o mesmo caminho.

Um projecto ad hominem apresentado pelo PAN, que pretendia fixar um “período de nojo” de cinco anos entre o exercício de funções governativas e cargos no BdP, aprovado na generalidade no passado dia 9, ficou congelado.

Entretanto, Centeno mantém-se como presidente do Eurogrupo até ao próximo 13 de Julho.

Clique na imagem.

PAN IMPLODE?


O que se passa no PAN? A deputada Cristina Rodrigues, eleita por Setúbal, desvinculou-se hoje do PAN. Em comunicado, esclareceu ir continuar no Parlamento como deputada não inscrita.

A demissão de Cristina Rodrigues soma-se às do eurodeputado Francisco Guerreiro (saiu do partido mas não largou o cargo de Estrasburgo) e de sua mulher, Sandra Marques, membro da Comissão Política Nacional do PAN e autarca em Cascais, cargos a que renunciou.

Entretanto, na Região Autónoma da Madeira o PAN dissolveu-se após demissão de todos os seus membros.

Na imagem, André Silva, líder do PAN. Clique.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

AKRASIA


O Supremo Tribunal Administrativo aceitou a providência cautelar, apresentada pela Associação Comercial do Porto, contra o apoio do Estado à TAP.

Apoio de que a companhia necessita para evitar ruptura de tesouraria. Dito de outro modo, para evitar ter de declarar insolvência. O Governo tem agora 10 dias para recorrer do efeito suspensivo.

O Orçamento Suplementar ao OE 2020 prevê 946 milhões de euros de ajuda à TAP (verba a reembolsar no prazo de seis meses), embora o Governo esteja autorizado pela Comissão Europeia a emprestar até 1,2 mil milhões de euros.

Antonoaldo Neves, CEO da TAP, foi ontem ouvido no Parlamento antes de ser conhecida a decisão do STA, tendo sido claro no tocante ao estrangulamento da companhia.

Eu também não gosto da TAP privada, sobretudo desta TAP privada onde o Estado detém 50% do capital mas não manda. Mas a iniciativa da Associação Comercial do Porto ultrapassa todos os limites da decência, não faz sentido e vai acabar mal. O país não pode andar a reboque de vaidades pessoais.

Quando, em Setembro ou Outubro, a TAP deixar de poder pagar os salários dos seus dez mil trabalhadores e de honrar compromissos com fornecedores, continuando com 90% da frota no chão, quem vai responder pelas consequências da akrasia...?

Clique na imagem.

terça-feira, 23 de junho de 2020

COVID-19 NA AML



Concelhos e freguesias da Área Metropolitana de Lisboa com calamidade reforçada desde as zero horas de hoje.

Para quem não sabe, a freguesia de Santa Clara (Lisboa Norte) faz fronteira com os concelhos de Loures e Odivelas.

Clique nas imagens.

AEROPORTO DE LISBOA

São hoje presentes a um juiz no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa os 27 funcionários da Autoridade Tributária detidos ontem pela PSP (numa operação coordenada pelo DIAP de Lisboa) nos distritos de Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal, mas também nos Açores.

Catorze ficaram presos. Os outros 13 apenas foram constituídos arguidos. São acusados de roubo, peculato e falsificação de documentos.

Um comunicado da PSP esclarece que foram encontrados, nos domicílios dos envolvidos, centenas de objectos e mercadorias de passageiros, incluindo relógios, computadores e telemóveis. Também foram encontradas armas de fogo.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

MAIS UMA


«A cidade apoia o pedido do museu. É a decisão certa e o momento certo para remover esta estátua problemática...», disse Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque, sobre a remoção da estátua do antigo Presidente americano Theodore Roosevelt (1858-1919), colocada desde 1940 na entrada principal do Museu de História Natural.

Segundo o museu, a estátua «descreve explicitamente negros e indígenas como seres inferiores e subjugados

Em comunicado, o bisneto de 26.º Presidente apoia a remoção: «O mundo não precisa de estátuas, relíquias de outra época que não reflectem os valores da pessoa que pretendem honrar, nem os valores da igualdade e da justiça. A composição da estátua não reflecte o legado de Theodore Roosevelt. É hora de a retirar

Em 1869, o pai de Theodore Roosevelt havia sido um dos fundadores do Museu de História Natural de Nova Iorque.

Clique na imagem.

domingo, 21 de junho de 2020

LAWRENCE


Temos finalmente uma nova tradução de Seven Pillars of Wisdom, de T. E. Lawrence (1888-1935). Disponível em Portugal desde 1989, Os Sete Pilares da Sabedoria (1926) regressa numa edição extremamente cuidada da E-Primatur, que mantém os mapas e as ilustrações da edição original, mas não o portfolio fotográfico.

Toda a gente viu Lawrence da Arábia, o filme que David Lean fez em 1962 a partir do livro e, desde então, o rosto de Peter O'Toole (com 29 anos) passou a ser o de Lawrence.

O livro relata a experiência do autor entre 1915-18, enquanto coronel e diplomata britânico, durante a Revolta Árabe, a Campanha do Sinai e Palestina contra o Império Otomano, a queda de Damasco, etc. Foi Lawrence, arqueólogo de profissão, militar e diplomata ad hoc, quem desatou o nó górdio dos interesses britânicos na região. Tendo abandonado a arqueologia após a guerra, ingressou no ministério dos Negócios Estrangeiros, mantendo-se como interlocutor privilegiado de Faisal I, rei da Síria e do Iraque.

Os Sete Pilares da Sabedoria é dedicado a S.A., ou seja, Selim Ahmed, vulgo Dahoum, o jovem com quem manteve uma relação amorosa a partir de 1910.

Lawrence morreu com 46 anos, na Inglaterra, cinco dias após um acidente de mota.

Clique na imagem.

FESTIVAL AO LARGO


Este ano, o festival de música clássica patrocinado pelo Millennium BCP transfere-se do Chiado para a Ajuda. Mais exactamente, do Largo de São Carlos para o Palácio Nacional da Ajuda. Não é tão prático para quem utiliza transportes públicos, mas agora não seria possível colar milhares de pessoas umas às outras como tem acontecido nos últimos doze anos em São Carlos. Em contrapartida, o Palácio Nacional da Ajuda garante o distanciamento exigido pelo novo normal.

Portanto, vamos ter o Millennium Festival ao Largo já a partir do próximo 10 de Julho.

A Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos asseguram seis concertos. Mas há mais. Também participam a Companhia Nacional de Bailado (com três espectáculos, um dos quais com Henriett Ventura e Xavier Carmo), a Camerata Atlântica, a Orquestra Invicta All Stars e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Tal como, com produções autónomas, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Municipal de São Luiz. Até vai haver uma exibição de Metropolis, de Fritz Lang, em formato de filme-concerto. Quem gosta de metais e percussão, orquestras de cordas, octetos de violoncelo, música de câmara e repertórios corais, não foi esquecido. Relativamente a anos anteriores, a novidade é o teatro.

Responsáveis pela programação, a soprano Elisabete Matos, directora artística do Teatro Nacional de São Carlos, e Sofia Campos, directora da Companhia Nacional de Bailado.

Clique na imagem.