sábado, 24 de outubro de 2020

BEST OF COVID


A quem puder interessar, a lista dos concelhos portugueses mais afectados, ordenados por ordem decrescente.

Clique na imagem do Expresso.

ESPANHA EM TRANSE


Com mais de um milhão de infectados e 35 mil mortos (cerca de 800 por cada cem mil habitantes), Espanha prepara-se para decretar já amanhã o Estado de Alarme, equivalente ao nosso Estado de Emergência.

Com duas particularidades: a medida é extensiva a todo o país, independentemente da vontade dos executivos autónomos; e as decisões dos tribunais serão nulas. Esperar para ver.

Clique na imagem de El País.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MÁSCARAS NA RUA


PS, PSD, CDS e PAN aprovaram o uso de máscaras na rua. BE, PCP e PEV abstiveram-se. A IL absteve-se. André Ventura não compareceu à votação.

O diploma impõe a obrigatoriedade de uso de máscara, para maiores de 10 anos, durante 70 (setenta) dias.

Votado em simultâneo na generalidade, especialidade e votação final global, o diploma chegará ainda hoje à Presidência da República.

PCP, PAN e IL levantaram objecções à aplicabilidade da Lei, em especial no tocante à fiscalização. O BE queria máscaras gratuitas para toda a gente, mas a sua proposta foi chumbada.

Fora do Parlamento, uma manifestação da Plataforma Cidadania XXI chamou a atenção para «os atentados flagrantes à Constituição e às inibições das liberdades individuais com a desculpa da Covid-19

A Plataforma Cidadania XXI está ligada ao movimento Médicos Pela Verdade (associação de médicos de saúde pública, epidemiologistas e virologistas), a qual, a pretexto da mortalidade além-Covid, vai apresentar uma providência cautelar contra o ministério da Saúde.

Clique na imagem.

PETIÇÃO POPULAR CHUMBADA


Foi chumbada a petição popular, alegadamente subscrita por 95 mil pessoas, que exigia um referendo à eutanásia.

Muito bem. Direitos, liberdades e garantias não se referendam.

Votaram contra: PS, BE, PCP, PEV, PAN, nove deputados do PSD (entre eles Rui Rio) e as duas deputadas não inscritas. CDS e IL votaram a favor. André Ventura não compareceu à votação.

Clique na imagem.


PRESIDENCIAIS

Sondagem da Intercampus para o Negócios e o Correio da Manhã, hoje divulgada.

Ana Gomes é a única a subir desde o barómetro anterior.

Marcelo 56,2% / Ana Gomes 17,2% / André Ventura 8,2% / Marisa Matias 6,1% / João Ferreira 2,6%.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

NORTE


Confinamento a Norte. Começa hoje.

Clique na imagem.

TORRE LITERÁRIA


Abriu na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, a Torre Literária / Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa, exposição permanente (museu) dedicada à literatura portuguesa. Ocupa catorze salas espalhadas por quatro pisos do edifício, estando organizada do presente para o passado: do século XX ao século XV.

Na secção Photomaton os visitantes podem ser retratados «através do uso de algoritmos de visão computacional e de técnicas generativas não deterministas [...] usando apenas elementos tipográficos, mais especificamente letras.» Cada retrato será único e irrepetível.

Lembrar que no mesmo edifício encontra-se instalado o Centro Português do Surrealismo, dotado de um excelente museu.

A Torre Literária abre de segunda-feira a sábado. Encerra aos domingos, feriados nacionais, Páscoa, Natal e Ano Novo.

Clique na imagem.

NOVA TEMPORADA

Começou a nova temporada de Sei onde enfiaste o Covid. Com a progressão de casos a Norte, os caciques do costume voltaram ao destrambelho. 

Isto deixa mal as pessoas do Norte, que não têm culpa nenhuma, e deviam estar representadas por políticos sensatos.

Quando, no início do Verão, uma vaga de infecções (com origem em núcleos de imigrantes hospedados em condições degradantes) alastrou na Grande Lisboa, nenhum autarca da região veio rasgar as vestes para a televisão.

Não vale a pena chover no molhado: a pandemia instalou-se, afecta gente de todos os estratos sociais, não distingue geografias nem etnias específicas. Os chiliques napolitanos estavam na moda nos anos 40 do século passado, mas hoje ninguém dá para esse peditório.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PRIVADOS & COVID-19


Se dúvidas houvesse... Mas, pelos vistos, meio milhar de milhão de euros saídos dos nossos bolsos são amendoins para a caterva que capturou as televisões.

Clique na imagem.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

O CÉU É O LIMITE

O BE quer um novo Orçamento de Estado. Ora bem! E eu quero quadruplicar a minha pensão líquida e trocar (sem encargos) o Volkswagen por um Bentley.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

INTERCAMPUS

Sondagem da Intercampus hoje divulgada no Negócios e no Correio da Manhã

PS 37,5% / PSD 24,8% / BE 11% / CHEGA 7,7% / CDU 4,3% / PAN 4,1% / CDS 4,1% / IL 2,4%.

domingo, 18 de outubro de 2020

MÉDICOS

O BE exige a contratação de mais médicos. Parece-me bom que haja mais médicos, embora Portugal já ocupe um dos melhores lugares (o terceiro) no ranking europeu de médicos por cada cem mil habitantes.

Isto dito, gostaria de saber se existem médicos desempregados no nosso país. Como presumo que não existam, vamos contratar esses médicos onde?