sábado, 28 de março de 2020

MÉCIA DE SENA 1920-2020


Na Califórnia, onde vivia, morreu hoje Mécia de Sena, viúva de Jorge de Sena e mãe dos seus nove filhos.

Organizadora incansável (e rigorosa) da obra do marido, Mécia de Sena era irmã do crítico e historiador da literatura Óscar Lopes.

Guardo boas recordações dos encontros e conversas que tivemos em Londres (1981) e, mais tarde, na casa do Restelo.

Mécia tinha feito cem anos no passado dia 16.

Foto de Mécia, por Fernando Lemos (1949). Clique.

COVID-19 NO REINO UNIDO


Teremos sido bem sucedidos se as mortes ficarem abaixo de vinte mil. Foi isto que disse Stephen Powis, director do NHS britânico.

Clique na imagem do Guardian.

COVID-19 NO PAÍS



A situação, hoje. Os mapas são da DGS, enumerando o de baixo os dez concelhos mais afectados.

Clique nas imagens.

COVID-19


Portugal, 28 de Março de 2020.

ÁFRICA AUSTRAL

Com 1.170 infectados e um morto, números de ontem, a República da África do Sul impôs quarentena por 21 dias, com recolher obrigatório associado. A medida entrou ontem em vigor. Cyril Ramaphosa, o Presidente, foi claro: «Até à meia-noite de 16 de Abril, todos os sul-africanos terão que ficar em casa

Tenho recebido vídeos de amigos e familiares que ainda lá vivem. Joanesburgo, a maior cidade sul-africana, tem seis milhões de habitantes (na área metropolitana são nove milhões). É fácil imaginar a situação.

Mas o pior ocorre longe das grandes cidades. Há cinco ou seis dias encerraram as minas de ouro, onde trabalham milhares de moçambicanos. Sem emprego e sem alojamento (as minas encerraram os dormitórios), esses homens viram-se obrigados a regressar a Moçambique, a maioria deles a Maputo.

Chegados à fronteira, esperava-os uma surpresa: o pessoal de controlo tinha desaparecido. A fronteira de Komatipoort, porta de entrada para quem vai de Maputo para a África do Sul (e vice-versa), encontra-se aberta.

Habituada a abastecer-se nos supermercados da cidade sul-africana, situada a escassos 98 quilómetros da capital moçambicana, a classe média de Maputo terá de contentar-se com a oferta local.

Em Komatipoort, como também em Nelspruit e outras cidades próximas da fronteira, está tudo fechado. Agora é só imaginar o caos das grandes cidades, como Durban, Cape Town (sede do Parlamento) ou Pretória (a capital do país). Um filme de terror.

De Moçambique sabe-se pouco, infelizmente.

COMO É POSSÍVEL?

Um médico prestador de serviços, não especializado, fazendo-se passar por membro da equipa de combate ao Covid-19 no Hospital de Santo António, do Porto, assinou no Público, ontem, sexta-feira dia 27, uma ficção rocambolesca sobre o serviço de urgência daquele hospital. Sucede que o indivíduo «não pertence, nem pertenceu em momento algum, a alguma destas equipas do hospital em causa» como relatam várias denúncias.

Os jornais de referência já aceitam a primeira novela mexicana (neste caso tripeira) que recebem? Vale tudo para denegrir o Serviço Nacional de Saúde?

sexta-feira, 27 de março de 2020

SONDAGEM MARKTEST


Sondagem Marktest divulgada pelo Observador. Clique.

COVID-19


Portugal, 27 de Março de 2020.

BASTA

Se não queremos ser confundidos com uma república das bananas, temos que agir como país civilizado.

Em situações de crise como a que vivemos, os países civilizados falam a uma só voz. Os autarcas não podem emitir boletins de saúde por conta própria. Se o conteúdo corresponder à verdade, deve ser enviado à direcção-geral de Saúde. Fazer a sua divulgação nos media devia ser considerado crime.

Seguindo o lamentável exemplo de Ovar, o autarca de Resende substituiu-se à DGS, único órgão mandatado para fazer o ponto da situação.

Não pode ser.

BORIS JOHNSON INFECTADO


Covid-19 chegou ao n.º 10. A notícia é do Guardian. Clique na imagem.

SERVIÇOS DE SAÚDE

Para surpresa de todos, a pandemia de Covid-19 prova que praticamente nenhum país está preparado para lhe responder.

Exceptuando a China, a Coreia do Sul, Singapura e Taiwan, nenhum país desenvolvido tem sido capaz de gerir a tragédia.

A Itália, tida como detentora de um serviço de saúde exemplar, chocou de frente com a realidade.

Portugal perdeu, entre 2011 e 2015, mais de dois mil médicos e um número superior de enfermeiros, emigrados para outros países.

Espanha vive dias de caos. Madrid tem menos 2.500 médicos do que tinha em 2012.

A Suíça não aparece nos noticiários, mas a resposta médica está à beira do colapso.

A débâcle do serviço de saúde da França ultrapassa as piores previsões.

A situação na Holanda devia fazer corar de vergonha os puritanos do défice.

No Reino Unido, o NHS está ao nível de Marrocos.

Nos Estados Unidos, tudo tem sido pior do que era possível imaginar.

O Irão mergulhou nas trevas da teocracia e as valas comuns ajudam as estatísticas.

São alguns exemplos.

Facto: as sociedades “avançadas” desinvestiram na saúde. Se não for desta que o mundo acorda, não será nunca.

quinta-feira, 26 de março de 2020

FALAR CLARO


«Esse discurso é repugnante no quadro de uma União Europeia. E a expressão é mesmo essa. Repugnante. [...] Se a União Europeia quer sobreviver, é inaceitável que qualquer responsável político, seja de que país for, possa dar um resposta dessa natureza perante uma pandemia como aquela que estamos a viver. [...] Se não nos respeitamos uns aos outros e se não compreendemos que, perante um desafio comum, temos de ter capacidade de responder em comum, então ninguém percebeu nada do que é a União Europeia

Entre outras coisas, foi isto que disse o primeiro-ministro na conferência de imprensa que se seguiu à sessão extraordinária do Conselho Europeu, hoje realizada por videoconferência.

António Costa referia-se ao ministro holandês das Finanças, Wopke Hoekstra, que pretende investigar países como a Espanha, para saber por que razão não têm margem orçamental para lidar com a pandemia.

António Costa disse as palavras certas no momento exacto.

Clique na imagem.

COVID-19


Portugal, 26 de Março de 2020.

ALARMISMO CRIMINOSO

Excerto do editorial do Público, hoje:

«Em tempos de dificuldades é normal que os nervos subam à flor da pele. É este estado que pode explicar a pressa com que autarcas de diferentes partidos e de várias regiões do país tratam de comunicar aos jornais o número de infectados ou de vítimas mortais que ocorrem nos seus municípios.

É bom que alguém os lembre [o director do jornal refere-se expressamente a Salvador Malheiro, de Ovar] que rebater em público os dados da Direcção-Geral da Saúde é de uma enorme gravidade.

Se desconfia dos números de infectados, que os esclareça com as autoridades competentes; se tem provas capazes de indiciar qualquer viciação intencional e dolosa dos resultados, que as apresente. [...]»  — Manuel Carvalho.

É isto mesmo.

quarta-feira, 25 de março de 2020

A VIDA COMO ELA É


A realidade atropelou Bolsonaro, diz o Estadão.
Clique na imagem.

EDP AJUDA BRASIL


Até agora, o maior apoio que o Brasil já recebeu. Lembrar que o Brasil é um dos catorze países onde a EDP opera.

Clique na imagem.

A CADA UM A SUA PARTE

Os portugueses votam nas autárquicas para quê? Ao menor incómodo exigem intervenção do Terreiro do Paço.

O Estado tem obrigações, claro que sim. Mas o Poder Local é uma realidade em democracia. Antes do Governo, compete às autarquias, no cumprimento da Lei, arregaçar as mangas, interagindo com a sociedade civil, desde logo com os Bancos, as grandes empresas, universidades, associações de apoio social, clubes desportivos e outras “forças vivas”, como se dizia antigamente.

Os autarcas das “grandes” cidades (Lisboa e Porto) têm uma rede de contactos mais ampla e, sobretudo, mais influente? É natural que sim. Mas os outros têm a obrigação de se mexer. Foi para isso que foram eleitos. A histeria de alguns serve apenas para alarmismo.

PRETO NO BRANCO


Claro como água. Clique na imagem.

COVID-19


Portugal, 25 de Março de 2020.

TERRENCE McNALLY 1938-2020


Vítima do Covid-19, morreu ontem o dramaturgo e libretista americano, Terrence McNally, uma das primeiras celebridades a não resistir ao coronavírus. Deixa viúvo o produtor teatral Tom Kirdahy.

Considerado o maior dramaturgo americano vivo, quatro vezes laureado com o Tony, McNally é autor de 40 peças de teatro, dez musicais, do libreto de quatro óperas, etc.

Tinha 81 anos e morreu em casa.

Imagem: New York Times. Clique.

SANTA MARIA REFORÇADO


Por iniciativa de Fernando Medina, está a ser montado no Estádio Universitário de Lisboa, em frente ao Hospital de Santa Maria, um hospital de campanha com 500 camas distribuídas por quatro mil metros quadrados.

Além dos três pavilhões desportivos, uma tenda com cerca de mil metros quadrados garantirá a confecção e distribuição de refeições ao pessoal hospitalar.

A Câmara de Lisboa assegura a montagem do hospital (iniciada anteontem), incluindo a instalação de ar condicionado, revestimento próprio para o chão, sistema de renovação do ar, wi-fi, reforço de energia eléctrica, saneamento e higiene urbana.

A Universidade de Lisboa cedeu as estruturas desportivas. O Exército fornece as camas. Médicos, enfermeiros e outro pessoal pertencem ao Hospital de Santa Maria.

Este hospital de campanha destina-se a acolher doentes internados em Santa Maria com diversas patologias, de modo a reservar o edifício que todos conhecemos para o combate ao Covid-19.

Abertura prevista para o próximo dia 28.

A imagem é de Miguel Manso, para o Público. Clique.

terça-feira, 24 de março de 2020

SONDAGEM COVID-19



Sondagem realizada entre os dias 20 e 22, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pelo ISCTE, divulgada há pouco na edição online do Expresso.

A direcção-geral de Saúde tem o apoio de 77% dos inquiridos. E as forças de segurança 79%.

Clique na imagem.

TAP DESPEDE


Eram bons em Fevereiro e são despedidos em Março? Os 50% de capital que o Estado detém na TAP têm de servir para alguma coisa.

ATÉ QUE ENFIM


Pressionado por vários comités olímpicos nacionais, o alemão Thomas Bach, presidente do COI, não teve outro remédio senão anunciar hoje a decisão que tencionava avaliar até ao fim de Abril.

DEMOGRAFIA DO COVID-19 EM PORTUGAL


Quadro da direcção-geral de Saúde. Dados até às 11:00 de hoje, 24 de Março. Clique na imagem para ver melhor.

COVID-19


Portugal, 24 de Março de 2020.

segunda-feira, 23 de março de 2020

TÓQUIO 2020


A teimosia do Comité Olímpico Internacional vai acabar numa humilhação. Face a essa teimosia, que remete para o fim de Abril a decisão de manter ou cancelar ou adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio, agendados para começar a 24 de Julho, comités olímpicos de vários países tencionam antecipar-se à deadline de Thomas Bach, presidente do COI.

A OMS tem pressionado, o primeiro-ministro japonês manifestou perplexidade no Parlamento, mas o antigo campeão de esgrima não se comove.

Clique na imagem.

TESTES GRATUITOS


Quem obtenha prescrição médica passada pelo Serviço Nacional de Saúde, mas não tenha dinheiro para os preços praticados em laboratórios privados, pode, a partir de agora, fazer o teste ao Covid-19 nos dois centros de rastreio montados pela Câmara de Lisboa.

— LUMIAR / Escola Básica Quinta dos Frades / 12 testes por hora, até ao limite de 500.

— PARQUE DAS NAÇÕES / Centro de Rastreio Móvel, instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho / 150 testes por dia, em regime de drive-thru.

Os centros não aceitam pessoas que queiram fazer o teste por sua iniciativa.

Os dois centros abertos hoje inserem-se numa rede de dez unidades a instalar nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

MARCELO PROMULGOU


Nota da Presidência de República acerca da promulgação do OE 2020, das Grandes Opções do Plano 2020 e do Quadro Plurianual de Progração Orçamental 2020-2023.

Clique na imagem.

COVID-19


Portugal, 23 de Março de 2020.

domingo, 22 de março de 2020

CUL DE SAC

Na guerra, nas grandes convulsões políticas (revoluções, mudanças de regime), nas crises económicas, em surtos epidémicos confinados, etc., os muito ricos, e mesmo alguns ricos, tinham sempre para onde fugir. Sempre. Agora não. O mundo inteiro é uma cloaca a céu aberto. Isso muda tudo.

AGITPROP TELEVISIVO

Na sua ânsia de denegrir o Governo, a SIC transmitiu ontem uma peça sobre uma alegada descoordenação entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a tutela.

Resumo: um grupo de turistas brasileiros desembarcou na Portela / o SEF barrou a entrada no país / o MAI mandou revogar a decisão do SEF ao fim de algumas horas, impondo quarentena aos referidos turistas brasileiros.

Sucede que, estando os voos de Lisboa autorizados para o Rio e São Paulo, o SEF não pode barrar cidadãos brasileiros. Onde raio foi o responsável do SEF no aeroporto descobrir a interdição legal?

Por mim, esses voos não deviam existir. Mas o que eu acho não é para aqui chamado. A partir da meia-noite de hoje, o Brasil fecha o seu espaço aéreo. Mas ainda não fechou, estando a TAP a operar nos termos da lei.

Os turistas não deviam ter feito a viagem? Não. Mas há uma diferença entre não dever e não poder.

A SIC julga ter feito um brilharete, mas tudo não passou de agitprop palerma.

COVID-19


Portugal, 22 de Março de 2020.

INQUALIFICÁVEL


Inqualificável, para dizer o menos. A SIC não pode transmitir vídeos «que andam a circular» (são palavras de Ricardo Costa, no Twitter, comentando a reacção do público ao comunicado da estação). Alguém vai ter de explicar isto muito bem.

Clique na imagem.

GANGBANG COVID-19


Um dos convidados arrependeu-se e avisou os Mossos d’Esquadra, que detiveram cerca de 30 pessoas num apartamento de alojamento local da Calle Casp, de Barcelona.

À quantidade de cocaína (e outras drogas) apreendida junta-se o desrespeito pela ordem de confinamento social imposta em toda a Catalunha, segunda região mais afectada de Espanha.

O próprio Quim Torra, presidente da Generalitat, está infectado.

Mais detalhes na imprensa portuguesa, catalã e internacional.

Clique na imagem de El País.