sábado, 9 de março de 2019

LIBERDADES & GARANTIAS LGBT


Num total de 197 países, Portugal, a Suécia e o Canadá são os países mais amigáveis ​​e seguros para as pessoas LGBT viajarem.

Portugal passou do 27.º para o primeiro lugar.

A Índia passou de 104.º para 57.º (enquanto a França desceu onze posições). Devido ao aumento da violência homofóbica, a situação também piorou na Alemanha, que caiu da 3.ª para a 23.ª posição, no Brasil e nos Estados Unidos.

Os países mais perigosos são Arábia Saudita, o Irão, a Rússia, a Somália e a Tchetchênia.

O Spartacus Gay Travel Index utiliza catorze critérios em três categorias. A primeira categoria reporta a direitos civis: idade de consentimento, casamento e adopção entre pessoas do mesmo sexo, leis anti-ódio, paridade legislativa com os heterossexuais e outras. A segunda categoria inclui restrições de viagem para pessoas seropositivas, proibição de marchas de orgulho gay e outro tipo de manifestações. A terceira categoria analisa ameaças de perseguição, sentenças de prisão e pena de morte.

As fontes são creditadas pela Human Rights Watch, a campanha “Free & Equal” da ONU, bem como informações oficiosas sobre violações de direitos humanos contra membros da comunidade LGBT.

Clique na imagem para ler.

sexta-feira, 8 de março de 2019

SONDAGEM EXPRESSO/SIC


A sondagem do ICS/ISCTE, com trabalho de campo feito pela GfK Metris, para o Expresso e a SIC, diz-nos que somando o PS (37%) ao BE (8%) e à CDU (8%) existe uma maioria de Esquerda de 53%.

A PAF [PSD+CDS] soma 33%. O partido de Santana, a ALIANÇA, obtém 2%.

Diz mais: 54% dos inquiridos considera que o Governo de António Costa está a fazer um bom trabalho.

Clique na imagem.

quinta-feira, 7 de março de 2019

EBA VAI PARA PARIS

Nathalie Loiseau, ministra francesa dos Assuntos Europeus, confirmou esta manhã a mudança da sede da EBA de Londres para Paris. A EBA — European Banking Authority —, órgão regulador dos bancos da UE, vai ocupar os andares superiores da Torre Europlaza, localizada na Défense.

A decisão tem efeitos práticos a partir de 29 de Março próximo, mas os cerca de 160 funcionários têm até Junho um prazo para a recolocação. Paris foi escolhida após um inquérito efectuado juntos dos mais importantes bancos europeus.

terça-feira, 5 de março de 2019

PRITZKER 2019


Vemos aqui um ângulo do Weill Cornell Medical College, no Qatar, obra de 2004 do arquitecto japonês Arata Isozaki, 87 anos, o mais recente laureado com o Prémio Pritzker.

Quem não possa ir tão longe, encontra obras suas na Coruña, em Bilbao, Barcelona, Milão e outras cidades europeias.

Clique na imagem.

segunda-feira, 4 de março de 2019

GUAIDÓ VOLTOU


Aguardado por treze embaixadores — sete de países do Grupo de Lima, seis de países da União Europeia, um deles o de Portugal —, Guaidó desembarcou esta tarde em Caracas.

Clique no tuíte do autoproclamado Presidente interino da Venezuela.

FOLHETIM PEDRÓGÃO GRANDE

Numa entrevista hoje publicada no Diário de Notícias, Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão Grande, diz estar convencido de ter feito «tudo bem dentro da lei». Não é uma certeza, é um convencimento. Diz mais: «Tenho a consciência tranquila, não fiquei com um cêntimo de ninguém.» Não terá ficado, mas não é isso que está em causa. Também não percebe a razão pela qual foi constituído arguido.

Sucessivas reportagens de Ana Leal, na TVI, têm ilustrado o desnorte do autarca e o modus operandi da sua camarilha. Mas não só. A Cruz Vermelha Portuguesa não sai ilesa do retrato.

Afinal, quem responde pela incúria? Por que razão continuam por distribuir os 360 mil euros de donativos (em dinheiro depositado no BPI) de particulares?

Por que razão continuam armazenados e a degradar-se os bens que deviam ter sido distribuídos há 20 meses?

As reportagens da TVI são eloquentes. Foram reconstruídas cerca de 150 casas, mas nem todas eram de primeira habitação, como a lei prescreve, tendo algumas sido construídas em lugares onde, antes dos incêndios, repito, ANTES dos incêndios, só existiam ruínas.

No passado 28 de Fevereiro, Ana Leal entrevistou Francisco George, antigo director-geral da Saúde e actual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Balbúrdia total, com o entrevistado a pôr um fim violento aos ‘esclarecimentos’. Ficámos sem saber quem tinha mandado demolir, e porquê, uma habitação em fase de reconstrução. Lembrar que estão por reconstruir cerca de 30 primeiras habitações.

Face a toda esta trapalhada, causa perplexidade o facto de Valdemar Alves continuar à frente da autarquia. Também é muito estranho que nenhum media ‘de referência’ tenha entrevistado Francisco George. Um alto funcionário (como é o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa) não pode, como fez George, arrogar-se o direito de falar off the record. Pode recusar entrevistas, claro que sim. Mas, uma vez concedida, o mais que pode é ficar pelo ‘não comento’.

Fui só eu que fiquei admirado com o silêncio dos media à peixeirada de 28 de Fevereiro? Será que o DN, agora que entrevistou Valdemar Alves, tenciona ouvir o que Francisco George não disse na televisão?

PE


Sondagem da Aximage para as eleições europeias, divulgada hoje no Negócios e no CM.

Treze eurodeputados para a Esquerda, oito para a Direita.

Clique no gráfico do Negócios.