sábado, 22 de dezembro de 2018

COLETES & REDES

O mito das redes sociais como factor de mobilização de massas ficou demonstrado ontem com o flop dos gilets indígenas. As redes sociais criam ilusões. Ponto.

Não vale a pena invocar a manifestação de 15 de Setembro de 2012 contra o anunciado (mas abortado) redesenho da TSU, que punha os trabalhadores a descontar mais 7% do salário bruto e os patrões a pagar menos 5,75% por cada um.

O 15 de Setembro foi o que foi porque os aparelhos do PS, do PCP, do BE, da CGTP e da UGT fizeram o trabalho de casa (com muita eficácia e ainda maior discrição), os bispos tomaram posição, e Manuela Ferreira Leite foi à televisão dizer que também ia à manifestação. Tão simples como isto. Até Cavaco, nas suas memórias póstumas, confessa ter considerado a medida um erro.

Não foram os blogues, nem o Facebook, nem o Twitter, nem o WhatsApp, nem o Instagram que mobilizaram as pessoas. As redes deram visibilidade à indignação. As pessoas mobilizaram-se porque estavam indignadas com o delírio de Passos, Gaspar & Portas.

Hoje temos uma sucessão de indignações tribais. Tumulto nacional é outra coisa.

OS MELHORES?

Os best of valem o que valem. Cada um tem direito às suas agendas, quotas, epifanias, tesões, ódios de estimação, embirrações, amizades, subserviências, cumplicidades, dependências, clubites e obrigações. Nada contra. Sempre foi assim. Aqui e em toda a parte.

Continua a fazer-me confusão que a lista principal seja antecedida de outra com títulos que, alegadamente, não podem ser ignorados. Mas a pecha é antiga. Não vá o Diabo tecê-las, há que acautelar o sistema de relações públicas.

Este ano temos uma novidade: livros de 2017 na lista dos melhores de 2018 (conferir no Expresso). E por que não 2016 ou 2015? Ou mesmo 1973, ano da fundação do jornal?

A inclusão, nos livros do ano, de reedições de livros publicados em Portugal há vinte ou trinta anos, é outro lugar-comum. Mas isso releva de simples ignorância.

GENERAL


Regina Mateus, 52 anos, médica-cirurgiã, foi ontem promovida a general. É a primeira vez que, em Portugal, uma mulher atinge o topo das Forças Armadas. Natural de Lourenço Marques (Maputo), ocupava actualmente o cargo de directora do Hospital das Forças Armadas. No âmbito da NATO, participou em operações em Espanha, na Grécia e na Turquia.

FINALMENTE

Um homem e uma mulher foram presos a noite passada, acusados de serem os responsáveis pela operação dos drones que paralisaram o aeroporto de Gatwick durante 36 horas consecutivas.

O sistema israelita Drone Drone, que interfere nas comunicações entre o drone e o seu operador, permitiu acelerar a actuação da polícia britânica.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

ACABOU?


Após 36 horas de caos, que afectou cerca de 200 mil passageiros e deu origem ao cancelamento de quase dois mil voos, Gatwick reabriu esta manhã. Mesmo assim, mantêm-se cancelados mais de cem voos, e a Ryanair transferiu a sua operação para Stansted.

Apoiada pelo exército (e, presumo, pelos serviços de intelligence), a polícia britânica ainda não identificou nem localizou o responsável, ou responsáveis, pela intromissão dos drones. Isto dá que pensar.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

GATWICK ENCERRADO


Gatwick, um dos cinco aeroportos de Londres, está encerrado há mais de catorze horas devido à presença de drones. As autoridades estão a tentar localizar os respectivos operadores. A ministra dos Transportes, baronesa Elizabeth Sugg, fará uma comunicação às 11:35 desta manhã. A comunicação da ministra faz recear o pior, ou seja, a eventual origem terrorista dos drones.

Entretanto, milhares de passageiros estão a ser desviados do aeroporto. Desde as 21 horas de ontem, e até ao momento, foram cancelados 760 voos (e dezenas de outros desviados para outros aeroportos), afectando mais de cem mil passageiros. Helicópteros da polícia continuam a sobrevoar o perímetro do aeroporto.

Clique na imagem do Guardian.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

TIRO PELA CULATRA

Mr Corbyn, o impagável líder trabalhista, julgou que era Houdini. Infelizmente, nem para ilusionista serve. O que fez o chefe da Oposição britânica? Em vez de apresentar uma moção de censura ao Governo, que se resume a uma frase-padrão [Esta Casa não tem confiança no Governo de Sua Majestade] e tem de ser votada num prazo máximo de 24 horas, apresentou uma moção de censura à primeira-ministra, procedimento inexistente e, nessa medida, para arquivar.

Se tivesse apresentado uma moção de censura ao Governo, teria do seu lado os deputados unionistas irlandeses (DUP), os deputados escoceses (SNP), os deputados liberais democratas (LD) e, provavelmente, alguns tories adversários de Theresa May. Com a sua originalidade, ficou a falar sozinho. Às 9 da noite de ontem, a moção estava no lixo.

O acordo UE-UK que estabelece as bases para o Brexit será votado a 14 de Janeiro, como decidiu a primeira-ministra.

REPÚBLICA DE JUÍZES?

A procuradora-geral da República ameaça demitir-se se for aprovado o projecto-lei do PSD que altera a composição do Conselho Superior do Ministério Público. O primeiro-ministro deve lembrar à PGR que a porta da rua é a serventia da casa. Rui Rio tem inteira razão quando diz que a ameaça pública da PGR é uma intromissão descarada do poder judicial no poder legislativo. Muito mal andará o PS se não aprovar a proposta de alteração do Conselho Superior do Ministério Público.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

DICKENS ESTÁ DE VOLTA


Primeiro foi o relatório da ONU, publicado o mês passado.

Síntese: «Com as suas políticas de austeridade, punitivas, mesquinhas e muitas vezes insensíveis, o Governo do Reino Unido infligiu grande miséria à população. Embora o Reino Unido seja a quinta maior economia do mundo, os níveis de pobreza infantil não são apenas uma desgraça, mas uma calamidade social e um desastre económico. Cerca de 14 milhões de pessoas, um quinto da população, vivem na pobreza, e um milhão e meio são indigentes, incapazes de arcar com despesas básicas, como alojamento, alimentação e vestuário. É patentemente injusto e contrário aos valores britânicos que tantas pessoas vivam na pobreza. As políticas do Governo conservador em relação aos pobres não foram impulsionadas pela economia, mas por um compromisso em alcançar uma reengenharia social radical

Philip Alston, o relator, cita dados do Instituto de Estudos Fiscais e da Fundação Joseph Rowntree.

Agora foi o inquérito da NUT (National Union of Teachers), dirigido a mais de mil professores britânicos do ensino básico.

Síntese: «Há cada vez mais alunos a passar fome, sem calçado [‘sapatos presos com fita adesiva’] e roupa adequada para o Inverno. O Governo vive alheado da realidade angustiante da vida quotidiana

Clique na imagem do Guardian.

domingo, 16 de dezembro de 2018

TELEFONE GRIPADO?

Um helicóptero do INEM, com destino a Macedo de Cavaleiros, despenhou-se ontem perto de Valongo, cerca das 18:30, aparentemente por ter colidido com uma antena. Morreram quatro pessoas: o piloto João Lima, o co-piloto Luís Rosindo, o médico Luís Vega e a enfermeira Daniela Silva.

A NAV, entidade que gere o tráfego aéreo nacional, perdeu o contacto com o aparelho às 18:25, altura em que tentou contactar os CDOS (Comandos Distritais de Operações de Socorro) do Porto, Braga e Vila Real. «Após contacto com o CDOS de Coimbra, que reencaminhou a chamada para o Porto, é que se conseguiu contactar o CDOS do Porto.» Mas, até prova em contrário, os CDOS de Braga e Vila Real «não atenderam».

Às 19:40 foi avisada a Força Aérea. As buscas tiveram início às 20:15. Através de geolocalização, o SIRESP encontrou (após triangular os telemóveis dos ocupantes) o aparelho despenhado. O resto já se sabe.

Falta esclarecer os intervalos de tempo e o silêncio dos telefones dos CDOS de Braga e Vila Real.

BÉLGICA


Cerca de seis mil manifestantes de extrema-direita, grande parte deles flamengos, adversários do Pacto Global para as migrações, destruíram tudo à sua passagem até à sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde lançaram petardos. Não querem imigrantes na Bélgica, ponto.

A polícia fez vista grossa, aparecendo praticamente no fim dos distúrbios, com um canhão de água e gás lacrimogéneo.

Clique na imagem do Le Soir.