sábado, 5 de outubro de 2019

MONUMENTAL


Quem não se lembra do Monumental e das suas três salas: o cinema, com 1.967 lugares; o teatro, com 1.086; e o estúdio, onde eram exibidos “filmes de autor”, com 208. O Monumental foi inaugurado em Novembro de 1951 e fechou em Novembro de 1983. Denominada Satélite, a sala-estúdio só abriu em Fevereiro de 1971, ocupando o espaço do antigo salão de chá do primeiro andar.

No piso térreo, virado à Fontes Pereira de Melo, o café-restaurante Monumental marcou uma época da vida gay de Lisboa (embora o Monte Carlo, mesmo ao lado, fosse muito mais divertido). Resumindo: durante 32 anos, o Monumental foi um lugar de eleição.

Demolido em Maio de 1984, deu lugar a um edifício pavoroso, todo espelhado, com quatro salecas de cinema desconfortáveis extremamente feias, inauguradas em 1993 pela Medeia Filmes, de Paulo Branco, actualmente encerradas.

Agora muda tudo. Por 29 milhões de euros, a Broadway Malyan, responsável pelo projecto arquitectónico, vai pôr o edifício como se vê na imagem. Além da fachada, a remodelação inclui os equipamentos interiores.

Continuará um pavor, embora o actual seja pior. Com abertura prevista para Outubro de 2020, manterá as salas de cinema (mas sem a Medeia Filmes), que espero sejam melhores que as actuais. O shopping desaparece, ficando a área comercial ocupada por uma grande loja-âncora.

Para mal dos nossos pecados, o Saldanha está condenado a ser cobaia de todas as experiências.

Clique nas imagens. De cima para baixo: projecto 2020 (em curso), versão 1993, obra original (1951).