quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

GREVE GERAL


Por causa da refundação do sistema de segurança social contido no controverso projecto Delevoye (nome do alto-comissário para as pensões), a França está em greve.

Aparentemente, os sectores mais afectados são os transportes, as escolas e os hospitais. Ou seja, o sector público. O trivial em toda a parte.

Não é fácil resumir as variantes da nova lei, com cortes violentos e diferenças entre público e privado. Do que percebi, sublinharia a redução média de 20% no cálculo das novas pensões, a redução do tecto máximo de 320 para 120 mil euros por ano, e o facto de, a partir de 120 mil euros, os empresários deixarem de contribuir para a pensão do trabalhador.

Clique na imagem.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

LISBOA, A NEUTRA

O primeiro-ministro de Israel chegou hoje a Lisboa para se encontrar com o Secretary of State americano. Agenda: discutir a anexação do Vale do Jordão. Netanyahu preferia Londres, mas Boris desaconselhou a visita em data coincidente com a cimeira da Nato. Ficou Lisboa, a neutra.

António Costa recebe os dois (Netanyahu e Pompeo) amanhã.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

NATO


Embora o 70.º aniversário tenha sido no passado 4 de Abril, data assinalada em Washington com um jantar dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros, a cimeira da organização que hoje começou em Londres está a ser vista como a verdadeira festa de aniversário, na medida em que são os próprios chefes de Estado (ou de Governo, como António Costa e Ângela Merkel, entre outros) que estão na capital britânica, e vão jantar com a rainha esta noite em Buckingham Palace.

A imagem mostra Macron a falar e Trump a seguir a charla por intermédio de um tradutor.

Estará o Presidente francês a explicar o que entende por «morte cerebral da NATO...»? O tédio do Presidente americano é ululante.

Clique na imagem do Guardian.

ESPANHA


Abriram hoje as Cortes saídas das eleições do passado 10 de Novembro.

Meritxell Batet foi eleita presidenta do Congresso de Deputados, e Pilar Llop presidenta do Senado. Batet e Llop são membros do PSOE e têm ambas 46 anos. Llop é uma juíza especialista em violência de género.

Governo é que provavelmente não haverá, se o PSOE continuar a brincar com a paciência dos espanhois. Já toda a gente percebeu que vamos ter mais seis meses de coreografia “unida”. Se nenhum percalço alterar o calendário, a primeira prova de fogo será no próximo dia 16.

Na imagem do twitter de Sánchez podem ver-se, da esquerda para a direita, Batet e Llop no momento em que são aplaudidas. Clique.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

O PASTELÃO


Feito a partir de I Heard You Paint Houses, o livro de Charles Brandt que narra a vida de Frank Sheeran, o gangster irlandês que assassinou Jimmy Hoffa (o líder sindical que durante dez anos chefiou a todo-poderosa International Brotherhood of Teamsters, ou seja, a central de sindicatos dos motoristas americanos), O Irlandês é um exercício enfadonho sobre o mundo do crime, com a duração de três horas e meia. Metade chegava.

De Niro e Pacino iguais a si próprios, Joe Pesci muito bem, reconstituição de ambientes perfeita. Não chega. Por alguma razão Hollywood rejeitou sucessivamente o projecto de Scorsese. Seria a Netflix a pegar nele por 160 milhões de dólares.

O filme corrobora enfaticamente a tese que atribui à Máfia a responsabilidade pelo assassinato de Kennedy. A morte do Presidente retira de cena o irmão Robert (o gajo voltou a ser apenas um advogado), o procurador-geral que combateu o crime organizado, mas Hoffa acabou condenado e preso, em 1967, embora Nixon o tenha indultado em 1971. Assassinado em 1975, o corpo de Hoffa nunca apareceu por, alegadamente, ter sido cremado.

O Irlandês teve estreia mundial no Festival de Cinema de Nova Iorque, no passado 27 de Setembro, estando disponível na Netflix desde 1 de Novembro.

Clique na imagem.

INTERCAMPUS


Sondagem da Intercampus divulgada hoje pelo Negócios. Clique.