sábado, 6 de abril de 2019

PASSAPORTES BRITÂNICOS


Os britânicos que requereram passaporte, ou renovação da validade do actual, começaram a receber os novos. E alguns surpreenderam-se com o desaparecimento (no topo da capa) da expressão 'European Union'.

Mas o Home Office (o ministério do Interior) já disse que é assim mesmo. Mais: enquanto não esgotar o stock, continuam a ser impressos em cartolina bordeaux, mas ainda este ano voltarão ao azul ultramarino que existiu durante mais de cem anos.

Na imagem, os dois passaportes lado a lado. Clique.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

CAIXA DE PANDORA


Este recorte do Observador diz tudo, embora os telhados de vidro de Cavaco sejam conhecidos desde os tempos do Independente.

Isto vai acabar mal. Por enquanto são cônjuges, manos e primos. Mas vai chegar o tempo dos amásios deles e delas e das amásias delas e deles. Depois não se queixem do carrossel interpartidário.

Assim se destrói a democracia.

Clique na imagem.

DÉGOÛTANTE


Falando em nome de Macron, Amélie de Montchalin, ministra francesa dos Assuntos Europeus, reiterou a posição da França de que o adiamento do Brexit não faz sentido, pois não interessa nem à UE nem ao Reino Unido.

Além da França, também a Alemanha e a Holanda já fizeram saber que o pedido de Theresa May (adiamento até 30 de Junho) não é plausível nem credível.

Imagem: cartaz a gozar com a primeira-ministra britânica e com o líder da Oposição. Clique.

O CONSELHO DE REES-MOGG


O honorável Jacob Rees-Mogg, putativo sucessor de Theresa May, não faz a coisa por menos:

«Se uma extensão longa nos deixar presos à UE, deveríamos criar obstáculos, vetando qualquer aumento no orçamento, obstruindo o exército supostamente da UE e bloqueando os esquemas integracionistas de Macron

Quem fala assim não é gago.

Clique na imagem do Twitter.

CHOVER NO MOLHADO


Theresa May perdeu a noção da realidade? Hoje voltou a escrever a Donald Tusk, solicitando adiamento do Brexit para 30 de Junho, uma data já rejeitada pela UE, por obrigar à participação do Reino Unido nas eleições europeias de Maio e, a qualquer momento, a repetição dessas eleições, se entretanto os britânicos baterem com a porta.

Nas imagens, a primeira (excerto) e última página da carta da primeira-ministra britânica. Clique

quinta-feira, 4 de abril de 2019

MERKEL NA IRLANDA


Para acertar os detalhes de um possível hard Brexit no próximo dia 12, Leo Varakdar, o primeiro-ministro da Irlanda, recebeu Angela Merkel hoje em Dublin. Anteontem já tinha estado com Macron em Paris

Só os deputados britânicos continuam entretidos em Westminster, onde a Câmara dos Lordes irritou os trabalhistas, adiando para segunda-feira, dia 8, a discussão de um projecto de lei que o Labour queria ver aprovado hoje à tarde.

Clique no tuíte de Leo Varakdar.

BREXIT & PE

Karin Kneissl, ministra austríaca dos Negócios Estrangeiros, não acredita que os 27 concedam ao Reino Unido uma extensão longa do artigo 50, fazendo notar que uma data posterior a 22 de Maio obrigaria o Reino Unido a participar nas eleições europeias. Pergunta ela: Que tipo de político britânico estaria disposto a participar nessas eleições?

Mas diz mais: a eventual renúncia desses deputados, daqui a oito ou nove meses (os trabalhistas parecem estar a apostar num adiamento do Brexit até ao fim do ano), obrigaria à realização de novas eleições para o PE.

Porquê? Porque a legitimidade de um Parlamento eleito a 28 países desapareceria no momento em que ficassem apenas 27. Mais: o presidente da Comissão Europeia que sair destas eleições, também ficaria ferido de legitimidade. Afinal, é o Parlamento Europeu que elege a Comissão. Ora o resultado obtido por 28 não tem de coincidir com o veredicto de 27.

Os britânicos estão a esquecer-se de um detalhe importante: quem manda no calendário são os 27 parceiros, não são as oscilações de humor dos Comuns.

Entretanto, a ver vamos o que decidem os Lordes sobre a proposta de Yvette Cooper, a deputada trabalhista que ontem conseguiu fazer aprovar, por um voto (312 vs 311), um projecto de lei que impede o Brexit sem acordo. Por norma, os Lordes levam meses a tomar decisões. Mas estão desde ontem à noite a ser pressionados a decidir no espaço de 24 horas. Se tal fosse aceite, representaria, nas palavras de Lorde Forsyth, um acto de tirania.

O folhetim prossegue.

OLGA TOKARCZUK


Hoje na Sábado escrevo sobre Viagens, da escritora polaca Olga Tokarczuk (n. 1962). Famosa no seu país, ganhou notoriedade planetária quando, em 2018, a tradução em língua inglesa venceu o Man Booker Internacional. O livro é de 2007, mas só agora chegou ao vasto mundo. Trata-se de uma compilação de fragmentos narrativos, mais de cem, nem todos ficcionais, muitos factuais (sobre a Wikipédia: «o projecto mais honesto que o homem já inventou»), de tamanho variável (vinte palavras, ensaios de várias páginas, verbetes curtos), experiências pessoais ou imaginadas, sobre temas tão diferentes como viagens aéreas, a Bíblia, dança do ventre, Atenas, pensos higiénicos, hotéis de luxo, Cleópatra, aparecimento das espécies, síndromes, Cioran, as reformas de Atatürk, idiossincrasias: «Têm de ir às Caraíbas, forçosamente! Especialmente a Cuba enquanto for governada por Fidel. […] Mas têm de se apressar, porque parece que Fidel está muito doente.» O livro fica a meio caminho entre o diário de apontamentos de um nómada e um almanaque erudito. São Petersburgo, Viena e Berlim fazem parte do guião. Doze mapas intercalam os textos. Duas estrelas. Publicou a Cavalo de Ferro.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

REBELIÃO NO N.º 10


A intenção de Theresa May encontrar-se com Corbyn para negociar os termos de um Brexit soft — ou seja, sair da UE mantendo a união aduaneira —, está a provocar ondas de choque de proporções muito sérias. Nigel Adams, e outros, enfatizaram que era impensável «fazer um acordo com um marxista».

Ontem, depois de quase oito horas de reunião, o Governo dividiu-se: 14 ministros manifestaram-se pela saída no próximo dia 12, sem acordo; e 10 pela tentativa de fazer aprovar o acordo chumbado três vezes. No n.º 10 de Downing Street ninguém concorda com a extensão do artigo 50, mesmo curta, ou seja, até 22 de Maio. A hipótese de uma união aduaneira é quase unanimemente considerada «altamente indesejável».

A rebelião atingiu o turning point. Stewart Jackson disse mesmo: «Não está na hora de Graham Brady e o Comitê Executivo 1922 alterarem as regras e provocarem nova votação sobre se mantêm confiança na primeira-ministra

Uma eventual alteração das regras tem a ver com o facto das moções de confiança ao chefe do Governo só se poderem efectuar com um ano de intervalo. Sucede que, em 12 de Dezembro de 2018, May derrotou por 200 contra 117 votos uma moção contra si. Sem alteração das regras, os tories vão ter de esperar pelo próximo 12 de Dezembro.

Na imagem, a capa do Daily Telegraph de hoje, com os retratos dos 14 ministros que querem sair já e sem acordo. Clique.

terça-feira, 2 de abril de 2019

TVI & POPULISMO ALARVE


Mariana Canotilho, 39 anos, professora universitária de Direito constitucional nacional e europeu, foi eleita pela Assembleia da República (votação secreta) juíza-conselheira do Tribunal Constitucional. Eleita por 148 votos.

Como toda a gente sabe ou devia saber, dos 13 juízes-conselheiros do TC, dez são eleitos pela Assembleia da República. Mariana Canotilho trabalha no TC desde 2003, com intervalo entre 2007-13.

Mas como a senhora é filha do constitucionalista Gomes Canotilho, a TVI deu a notícia da posse, hoje em Belém, perante o Presidente da República, como se o facto provasse o alegado nepotismo do PS em matérias de Estado.

Não há pachorra. Mesmo que se trate de uma guerra de audiências com a SIC — que ontem, pela boca de MMG, fez outing de um membro do Governo —, nada justifica a alarvidade da chicana.

Clique na imagem.

MACRON EXASPERADO


Falando hoje no Eliseu, ao lado de Leo Varadkar, taoiseach da República da Irlanda, o Presidente francês foi claro:

«Uma extensão do artigo 50 que envolva a participação do Reino Unido nas eleições europeias está longe de ser evidente. Ninguém a pode tomar como garantida. A nossa prioridade será o bom funcionamento da União Europeia e do mercado único. A União Europeia não pode continuar refém da solução para uma crise política no Reino Unido. Não podemos passar os próximos meses resolvendo novamente os termos do nosso divórcio. Se não houver acordo, a culpa é do Reino Unido

Entretanto, o Governo britânico continua reunido desde as 9 da manhã. Nunca uma reunião de ministros no n.º 10 de Downing Street ultrapassou os 90 minutos. Hoje já lá vão sete horas...

Na imagem, Macron e o taoiseach irlandês. Clique.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

TUDO CHUMBADO


Prossegue o folhetim do Brexit. Esta noite, os Comuns chumbaram novamente as quatro propostas colocadas à consideração dos deputados: nem revogação do artigo 50, nem segundo referendo, nem união aduaneira idêntica à que existe entre a Noruega e a UE, nem Brexit soft (manter os laços com a EFTA). Querem sair à bruta? Façam favor.

Guy Verhofstadt, porta-voz do Parlamento Europeu, foi claro no Twitter:

«A Câmara dos Comuns voltou a rejeitar todas as opções. O hard Brexit torna-se quase inevitável. Na [próxima] quarta-feira, o Reino Unido tem uma última chance de romper o impasse ou enfrentar o abismo

Clique na imagem.

TUDO PELO AMBIENTE


Com os Comuns mergulhados no caos das votações agendadas para hoje sobre o Brexit, hard ou soft, os activistas ambientais da Extinction Rebellion despiram-se na galeria do público de Westminster.

Clique na imagem do twitter de James Heappey, deputado tory.

PASSES SOCIAIS

Sejamos claros: a revolução nos transportes públicos urbanos que hoje tem início, vai mudar a vida de muita gente. Casos há (exemplo: casal com dois filhos adolescentes, residentes fora do concelho de Lisboa) em que a poupança é superior a 300 euros por mês, o que significa superior a 3.600 euros por ano.

E, ao contrário do que dizem alguns, não é só em Lisboa e no Porto. O meu passe sénior (vinte euros), por exemplo, inclui Cascais, Sintra, Setúbal, Mafra, Vila Franca de Xira, etc. Costa tirou um coelho da cartola.

CLOONEY APELA A BOICOTE


George Clooney apela ao boicote de nove hotéis que são propriedade de Hassanal Bolkiah, sultão e primeiro-ministro do Brunei, país onde a homossexualidade constitui crime de morte.

A lista dos nove:

The Dorchester, Londres, UK 
45 Park Lane, Londres, UK
Coworth Park, Ascot, UK 
The Beverly Hills Hotel, Los Angeles, USA 
Hotel Bel-Air, Los Angeles, USA
Le Meurice, Paris, França
Plaza Athénée, Paris, França 
Hotel Eden, Roma, Itália 
Hotel Principe di Savoia, Milão, Itália

Qualquer deles faz parte do restrito grupo dos mais luxuosos e exclusivos do mundo.

Portanto, como diz Clooney, e eu subscrevo, «de cada vez que ficamos alojados ou fazemos reuniões ou jantamos em qualquer um destes hotéis, estamos a colocar dinheiro nos bolsos de gente que escolhe apedrejar e matar os seus próprios cidadãos por serem gays...»

Imagem: o Plaza Athénée (Paris) na Avenue Montaigne. Clique.

domingo, 31 de março de 2019

EMBOSCADA FINAL


Já está disponível na Netflix o filme que vira do avesso a história de Bonnie & Clyde. A minha geração apaixonou-se pelo par de bandidos protagonizado por Faye Dunaway e Warren Beatty, lindos de morrer, tesudos, loucos e vibrantes. Toda a gente viu o filme (1967) de Arthur Penn e ninguém pensou nos polícias.

Agora, o filme (2019) de John Lee Hancock, Emboscada Final, conta a história do lado dos polícias, com Kevin Costner e Woody Harrelson nos principais papéis. É um blind side, diz Hancock. A ver vamos.

Clique na imagem.

CONVINHA EXPLICAR


Já toda a gente sabe que João Vasconcelos, 43 anos, antigo secretário de Estado da Indústria (2015-17), o grande impulsionador da Web Summit, morreu na madrugada do passado dia 26, de ataque cardíaco.

O que nem toda a gente sabe é que João Vasconcelos tinha, dias antes, contactado a Linha Saúde 24, que o encaminhou para o Hospital de São José, onde, após electrocardiograma, foi mandado de volta para casa.

Parece que, em circunstâncias análogas (sintomas de enfarte do miocárdio), o doente tem de repetir o exame ao fim de seis horas, como estabelecem os procedimentos da Via Verde Coronária. Isso não aconteceu. Porquê? Convinha que o hospital explicasse.

Clique na imagem.