sexta-feira, 24 de maio de 2019

EUROPEIAS


Sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e o Negócios, hoje divulgada.

PS = 32,5%

PSD = 25,4% / BE = 11,4% / CDU = 9,3% / CDS = 6,8%

Clique no gráfico do Negócios.

DONE


Ao início da manhã, à porta do n.º 10 de Downing Street, Theresa May anunciou que renuncia ao cargo de líder do Partido Conservador no próximo 7 de Junho.

O próximo primeiro-ministro será o tory que substituir May.

Em síntese, a primeira-ministra lamentou ter sido incapaz de fazer respeitar o resultado do referendo de 2016 que impôs a saída do Reino Unido da UE.

Discurso directo — «Fiz o melhor que pude. Negociei os termos da nossa saída e o novo relacionamento com a Europa. Fiz tudo o que podia para convencer os deputados a apoiar esse acordo. Infelizmente, não consegui fazê-lo. E tentei três vezes. [...] Por isso, anuncio hoje que renunciarei ao cargo de líder do Partido Conservador e Unionista na sexta-feira, 7 de Junho, para que um sucessor possa ser escolhido. Concordei com o presidente do Partido e com o presidente do Comité de 1922 que o processo para eleger o novo líder comece na semana seguinte. Mantive Sua Majestade a rainha plenamente informada das minhas intenções, continuando a servir como seu primeiro-ministro até que o processo esteja concluído. [...] O meu sucessor terá que honrar o resultado do referendo. O referendo não foi apenas um apelo para deixar a UE, mas o começo de mudanças profundas no nosso país, um país que realmente funcione para todos. Tenho orgulho do progresso que fizemos nos últimos três anos

Se nada de extraordinário acontecer, Boris Johnson será o próximo líder tory e, por inerência, primeiro-ministro. Entre os seus apoiantes estão os mais influentes brexiteers do Partido Conservador, casos de Johnny Mercer, Gavin Williamson, Jacob Rees-Mogg e Zac Goldsmith. Boris, 54 anos, historiador, nasceu em Nova Iorque, foi mayor de Londres (2008-16) e ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2016 e 2018.

Mas pode dar-se uma reviravolta e a escolhida ser Andrea Leadsom, 56 anos, Lord President of the Council e líder da Câmara dos Comuns, que ontem se demitiu desses cargos para forçar May a resignar. Ms Leadsom, 56 anos, é uma ardente brexiteer.

Agora que May bateu com a porta, são às centenas as mensagens de apoio de membros do seu e de outros partidos, do mayor de Londres e até do primeiro-ministro da República da Irlanda.

Clique na imagem do Guardian.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

SERÁ DESTA?


Nos corredores de Westminster são cada vez mais enfáticos os rumores de que Theresa May pode renunciar, nas próximas horas, ao cargo de líder do Partido Conservador.

A decisão abriria caminho à escolha do seu sucessor ou sucessora, na chefia do partido e do Governo, pois uma coisa implica a outra.

No Reino Unido os primeiros-ministros não se demitem. Excepto se puderem garantir à rainha que para o seu lugar irá X ou Y.

O calendário negociado com Sir Graham Brady, presidente do Comité 1922, apontava para 10 de Junho, mas o clima de tensão aumentou (um Brexit com acordo, como May pretende, é cada vez mais contestado pelo partido), e foi o próprio Brady a estabelecer que o prazo limite fora antecipado para amanhã, dia 24.

O líder do partido que chefiar o Governo ocupa por inerência o n.º 10 de Downing Street.

A ver vamos.

Clique na imagem do Guardian.

EUROPEIAS


Sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF hoje divulgada.

PS = 32,4%

PSD = 24,8% / BE = 12,9% / CDU = 7,1% / CDS = 6,7% / PAN = 3,3% / PDR = 2,1%

O gráfico não mostra o PAN, mas o texto do jornal refere a possibilidade de eleger um eurodeputado.

Clique na imagem do JN.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

LEGISLATIVAS


LEGISLATIVAS DE OUTUBRO — Sondagem do CESOP da Universidade Católica Portuguesa para o Público e a RTP, hoje divulgada.

PS = 39%

PSD = 28% / BE = 9% / CDU = 8% / CDS = 7% / PAN = 3% / ALIANÇA = 1%

Maioria de Esquerda = 56%

Clique na imagem do Público.

terça-feira, 21 de maio de 2019

CONTAGEM DE TEMPO

Entrou hoje em vigor o Decreto-Lei n.º 65/2019, de 20 de Maio, relativo ao «congelamento ocorrido entre 2011 e 2017 nas carreiras, cargos ou categorias em que a progressão depende do decurso de determinado período de prestação de serviço.»

Este diploma estende a todas as carreiras da Função Pública a fórmula de contagem de tempo (e respectivo calendário) consagrada no Decreto-Lei n.º 36/2019, de 15 de Março, exclusivo da carreira docente.

FALTAM CINCO DIAS


Sondagem do CESOP da Universidade Católica Portuguesa para o Público e a RTP, hoje divulgada.

PS = 33%

PSD = 23% / BE = 9% / CDU = 8% / CDS = 8% / PAN = 3% / ALIANÇA = 3%

Clique na imagem do Público.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

BLACKOUT TOTAL?

A Google e uma série de fabricantes de chips (a Intel, a Qualcomm, a Xilinx, a Broadcom) decidiram romper a parceria com a Huawei.

Estamos a falar de uma parceria que inclui acesso às versões actualizadas do sistema Android, bem como à transferência de hardware e software necessários aos telemóveis da marca chinesa. Os alemães da Infineon preparam-se para fazer o mesmo após o período de suspensão em curso.

Em termos práticos, a consequência mais drástica significa interdição à recepção de correio do @gmail através do telemóvel. Mas há outras, menos radicais.

Isto vai acabar mal.