Clique na imagem do Expresso.
sábado, 16 de janeiro de 2021
NONSENSE
Ao contrário dos que irão votar no próximo dia 24, os antecipados não estão obrigados ao dia de reflexão, um disparate que vem dos tempos do PREC sem que, até hoje, algum Partido tivesse a sensatez de o mandar revogar.
Mas no próximo dia 23 vai toda a gente cumprir o ritual (os semanários antecipam a saída para 22 a fim de publicarem as últimas sondagens), enquanto discute o sexo dos anjos.
Clique na imagem.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
QUAL A SURPRESA?
Mas não só. Fora do âmbito pandémico, os justicialistas avençados pelos programas da manhã contribuem com zelo para o caldo de cultura da terra queimada. Os assuntos podem ser outros, mas a filosofia é comum.
Aqui chegados, não admira o score do homem. Pulverizada em três personalidades, a Esquerda não tem sido capaz de desmontar o discurso ultramontano. E assim chegaremos a 24 de Janeiro. Se ninguém desistir em nome de um bem maior, receio que as sondagens traduzam a trágica realidade.
Clique na imagem da TVI.
DESTITUIÇÃO A CAMINHO?
Por 232 votos contra 197, a Câmara dos Representantes votou a favor do impeachment de Trump. Principal acusação: Incitamento à insurreição contra o governo dos Estados Unidos.
Dez congressistas Republicanos aliaram-se aos Democratas. Os Republicanos que votaram a favor da destituição de Trump foram: Liz Cheney, Adam Kinzinger, Jaime Herrera Beutler, Anthony Gonzalez, John Katko, Peter Meijer, Dan Newhouse, Fred Upton, David Valadao, Tom Rice.
Os Democratas também votaram a favor da aplicação imediata da 25.ª Emenda. Do lado Republicano só Adam Kinzinger o fez.
O Processo passa agora para o Senado, onde 67 dos 100 senadores têm de aprovar a destituição. Mas tal não deve ser exequível antes da posse de Biden.
Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, considerou importante o resultado da votação, pois permitirá, a breve prazo, disse ele, expulsar Trump do Partido Republicano.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
NOTÍCIAS DO FRONT
À medida que se aproxima a data da posse de Biden, cresce a ansiedade.
— A situação é de tal modo tensa que o general Mark A. Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas norte-americanas, enviou uma mensagem a todos os militares, lembrando-os do juramento em defesa da Constituição e do facto de Biden ser o próximo comandante-chefe.
Excerto do memorando: «Como temos feito ao longo de nossa História, os militares dos Estados Unidos obedecerão às ordens legais da liderança civil, apoiarão as autoridades civis para proteger vidas e propriedades, garantirão a segurança pública de acordo com a lei e permanecerão totalmente comprometidos em proteger e defender a Constituição do Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e domésticos. [...] Como membros do serviço, devemos incorporar os valores e ideais da nação. [...] Apoiamos e defendemos a Constituição. Qualquer acto para interromper o processo constitucional não é apenas contra as nossas tradições, valores e juramento. É contra a lei.»
Além de Mark A. Milley, assinaram o memorando outros oito generais do Estado-Maior Conjunto.
— Aumenta o número de grandes empresas que cortaram as tradicionais doações ao Partido Republicano. É o caso, entre outras, das seguintes: Goldman Sachs, Microsoft, JPMorgan Chase, AT&T, Coca-Cola, Morgan Stanley, Commerce Bancshares, Marriott, Hallmark, Boston Scientific, Citigroup, Amazon, Comcast, Walmart, Verizon, Airbnb, a farmacêutica Dow, etc. São directamente visados os senadores e congressistas republicanos que recusaram certificar os votos do Colégio Eleitoral.
Entretanto, depois do Twitter, Facebook, Instagram, Reddit, Snapchat, Reddit, Twitch, etc., foi a vez do YouTube bloquear Trump. Mas, ao contrário das redes sociais, por enquanto só o fez por 7 dias.
— À medida que o FBI e outras autoridades vão identificando os invasores do Capitólio (cerca de três mil até ao momento, dos quais 170 já foram acusados e presos cerca de cem), descobre-se que nem todos são rufias básicos. A caterva inclui militares vestidos à civil, ex-militares, polícias de folga, directores executivos de pequenas e médias empresas, quadros de agências de segurança, extremistas evangélicos, o filho de um juiz de Brooklyn que entrou fardado de polícia, políticos rurais, etc. A relativa surpresa reside na descoberta de Klete Keller entre os atacantes. Keller, nadador olímpico, recebeu duas medalhas de ouro. Invadiu o Capitólio vestindo o casaco da equipa olímpica dos Estados Unidos e foi denunciado pelo site de natação SwimSwam.
Na imagem do New York Times, membros da Guarda Nacional descansam no interior do Capitólio ao início da manhã. Clique.
NOVO CONFINAMENTO
Nos termos do Decreto do Presidente da República n.º 6-B/2021, com data de hoje, a Assembleia da República aprovou esta manhã a prorrogação, até 30 de Janeiro, do Estado de Emergência, desta vez com regras de confinamento geral.
O diploma entra em vigor às zero horas de sábado, dia 16 (meia-noite de sexta-feira), mas garante garante “a livre deslocação” para o exercício do direito de voto nos próximos dias 17 (voto antecipado) e 24 de Janeiro, data das eleições presidenciais.
As novas regras de confinamento antecipam esta prorrogação, entrando em vigor às zero horas de sexta-feira, dia 15
Votaram a favor: PS, PSD, CDS, PAN e uma deputada não inscrita.
Votaram contra: PCP, PEV, IL, CHEGA e JKM.
O BE absteve-se.
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
O PIOR ESTÁ PARA VIR?
Está ser assim nos Capitólios (a sede do Governo de cada Estado) da maioria das capitais estaduais, porque, para o dia da posse de Biden, o FBI prevê motins em todos os Estados, com ataques aos Capitólios, tribunais estaduais, locais e federais, edifícios governamentais e, naturalmente, repetição da marcha sobre Washington para impedir a inauguração da nova Administração.
Chris Zimmerman, presidente do Comité Central Republicano do condado de Nye, no Nevada, divulgou no passado dia 8 uma carta onde, entre outras aleivosias, escreve: «Os próximos 12 dias serão algo para contar aos netos! Estamos de novo em 1776.»
No Texas, a maioria dos representantes decidiu ir armada para as sessões legislativas.
Clique na imagem do New York Times.
INTERCAMPUS
BE e CHEGA empatados.
PS 38% / PSD 24,1% / BE 9,1% / CHEGA 9,1% / CDU 5,7% / IL 3,8% / PAN 3,6% /
CDS 2,3%.
Imagem: gráfico interactivo do Negócios. Clique.
EM QUE FICAMOS?
De teste em teste até ao resultado pretendido? Se isto não é um rombo na credibilidade dos testes, vou ali e já venho.
Entretanto, um candidato presidencial, jornalistas e comentadores que o entrevistaram, estão em isolamento profiláctico.
Imagem: comunicado da Presidência da República. Clique.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
MARCELO DEU POSITIVO
Marcelo está assintomático e participará por videoconferência na reunião do Infarmed marcada para amanhã.
Imagem: tuíte do primeiro-ministro. Clique.
SEGUNDO IMPEACHMENT
Trump é acusado de abuso de poder, incitamento à violência contra o governo dos Estados Unidos, propagação de informações falsas sobre fraude eleitoral, bem como de encorajar os seus apoiantes a interromper a certificação dos votos do Colégio Eleitoral.
Se, nas próximas 24 horas, Mike Pende não accionar a 25.ª Emenda com vista a destituir Trump, haverá uma votação sobre o impeachment na próxima quarta-feira, asseguraram Nancy Pelosi e o congressista Steny H. Hoyer, líder da maioria na Câmara.
Mas o republicano Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, adiantou que o impeachment de Trump só será discutido [no Senado] depois da posse de Biden, porque «não há nada na Constituição que proíba o impeachment de um presidente depois deixar o cargo.» A ver vamos no que isto dá.
Entretanto, Biden confirmou ter escolhido William Burns, diplomata de carreira, para director da CIA.
Clique na imagem.
OPERACIONALIZAR, AGORA?
A imagem é do Público. Clique.
A INFÂMIA
Os rufias foram facilmente identificados por terem publicado vídeos e fotos suas nas redes sociais. Para já, estão suspensos de funções. O Washington Post identifica vários.
Nada disto surpreende. As cumplicidades estendem-se ao interior do Capitólio, onde, até ao momento, apenas se demitiram meia dúzia de elementos, entre eles Michael C. Stenger, Sargento de Armas do Senado (a mais alta autoridade de segurança do Congresso). Na sequência da renúncia de Stenger foram demitidos Paul D. Irving, Sargento de Armas adjunto, e Steven Sund, chefe da Polícia do Capitólio.
Mas continua muito por explicar.
Clique na imagem do NYT.
domingo, 10 de janeiro de 2021
JOÃO FERREIRA
João Ferreira, 41 anos, biólogo, vereador da Câmara de Lisboa e eurodeputado, é membro do Comité Central do PCP, da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP e da Direcção do Sector Intelectual de Lisboa do PCP.
No Parlamento Europeu, para onde foi eleito em 2009, é vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, sendo membro de várias comissões, entre elas a de Assuntos Constitucionais.
Clique na imagem.
DIAS DE PESADELO
Mas há redes opacas, difíceis de localizar, através das quais os adeptos de Trump pretendem repetir no próximo dia 17 a façanha do passado dia 6, desta vez «com sangue a escorrer daquele prédio», como sublinhou o republicano Couy Griffin, líder do grupo Cowboys for Trump.
O próprio Twitter, que tem fechado milhares de contas, alertou para a difusão de mensagens relacionadas com «futuros protestos armados» junto ao Capitólio, especialmente «em 17 de Janeiro».
Um aderente das teses radicais QAnon (segundo a qual os Democratas seriam satânicos pedófilos), identificado como Thad Williams, gabou-se de ter contribuído com mais de 30 mil dólares para a marcha dos “patriotas”.
Na imagem, Jacob Anthony Chansley, o teórico da conspiração Q Shaman mais conhecido por Jake Angeli. Clique.