quarta-feira, 19 de maio de 2021

TAP & TJE


Em Junho do ano passado, por intermédio do Orçamento Suplementar ao OE 2020, o Governo fez um empréstimo à TAP no valor de 946 milhões de euros. Com o aval da Comissão Europeia, essa ajuda podia chegar a 1,2 mil milhões de euros. Sem esse dinheiro, a TAP fechava.

Na altura, a Associação Comercial do Porto interpôs providência cautelar contra o apoio estatal à TAP, mas o Supremo Tribunal Administrativo não deu provimento à demanda.

Quem também se queixou foi a Ryanair, companhia privada, irlandesa, que apelou para o Tribunal de Justiça Europeu. O veredicto soube-se hoje: 

«A decisão da Comissão que declara o auxílio de Portugal a favor da companhia aérea TAP compatível com o mercado interno é anulada por não estar suficientemente fundamentada.» 

Não obstante, o efeito do acórdão fica suspenso por dois meses. Até o processo estar dirimido, a TAP não é obrigada a devolver o dinheiro que recebeu desde Junho de 2020. Para já, a Comissão Europeia vai rever o teor da fundamentação que sustenta o apoio. 

Situação análoga se passa nos Países Baixos com a KLM. A companhia holandesa foi ajudada em 3,4 mil milhões de euros e o TJE também quer a ajuda melhor explicada.

Clique na imagem.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

CONTRA A HOMOFOBIA



Hoje, 17 de Maio, Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a residência oficial do primeiro-ministro ostenta a bandeira arco-íris. Foi António Costa em pessoa quem a hasteou. 

O mesmo sucede na Câmara Municipal de Lisboa e no edifício onde funciona o conselho de ministros.

Imagens de São Bento e da CML.

Clique nas imagens.

INTERCAMPUS


Sondagem da Intercampus para o CM, a CMTV e o Negócios, divulgada hoje:

PS 37,9% / PSD 21,7% / BE 8,3% / CH 8,3% / CDU 5,5% / PAN 4,8% / IL 4,2% / 

/ CDS 2,9%

A soma do PSD+CH+IL+CDS é inferior à do PS sozinho.

Clique na imagem do Expresso.

domingo, 16 de maio de 2021

IRENE LISBOA


UM POEMA POR SEMANA — Para hoje escolhi Nova, Nova, Nova, Nova! de Irene Lisboa (1892-1958), poetisa que até 1942 assinou com o pseudónimo de João Falco.

Natural do Casal da Murzinheira, Arruda dos Vinhos, Irene Lisboa foi professora do ensino primário, pedagoga e, após estudos na Bélgica, em França e na Suíça, tornou-se especialista em Ciências da Educação. Mulher de Esquerda, o Estado Novo afastou-a do ensino e de todos os cargos públicos em 1940. Além de João Falco (em livro), Irene usou outros pseudónimos masculinos para colaborar na imprensa.

Além de poesia, escreveu novelas, contos infantis, ensaios, crónicas e três diários. Colaborou nas revistas mais importantes do seu tempo e fez conferências sobre pedagogia.

Entre outros, Régio, Nemésio, Sena, José Gomes Ferreira, Adolfo Casais Monteiro, José Rodrigues Miguéis e Óscar Lopes tinham-na em alta consideração. Foi Paula Morão quem, a partir de 1991, editou as suas obras completas, publicadas em vários volumes pela Editorial Presença.

O poema desta semana pertence a Outono Havias de Vir (1936). A imagem foi obtida a partir de Do Corpo: Outras Habitações, antologia de poesia identitária organizada por Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas, publicada pela Assírio & Alvim em 2018.

[Antes deste, foram publicados poemas de Rui Knopfli, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Natália Correia, Jorge de Sena, Glória de Sant’Anna, Mário de Sá-Carneiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder, Florbela Espanca, António Gedeão, Fiama Hasse Pais Brandão, Reinaldo Ferreira, Judith Teixeira e Armando Silva Carvalho.]

Clique na imagem.