sábado, 12 de março de 2022

VIOLINOS PELA PAZ


Em apoio do povo da Ucrânia está disponível no YouTube um vídeo realizado pela violinista britânica Kerenza Peacock que junta 94 violinistas de 29 países. 

Colaboram no vídeo a London Symphony Orchestra, a Tokyo Symphony, a Oslo Philharmonic e a Orquestra de Câmara de Munique.

Participam violinistas do Reino Unido, Japão, Noruega, Alemanha, Portugal [Elisabete Gomes], Espanha, França, Bélgica, Irlanda, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Israel, Polónia, República Checa, Moldávia, Geórgia, Índia, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Colômbia, África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Ucrânia e outros.

Os ucranianos actuaram a partir dos bunkers onde se encontram refugiados.

O vídeo é patrocinado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Clique na imagem.

segunda-feira, 7 de março de 2022

CULTURA VS GUERRA


O que penso acerca da eficácia ou ineficácia da Cultura como sanção. Acabado de pôr em linha pela Página Um.

Transcrevo na íntegra

Cultura highbrow como arma de guerra?

Perguntam-me se Putin pode ser derrotado pelo ostracismo da cultura russa. Admitindo que a cultura russa estivesse a ser ostracizada pelos adversários de Putin (e não me parece que esteja), o tema não afecta o quotidiano da larga maioria do povo russo, elites de Moscovo e São Petersburgo incluídas.

As quebras de contrato que atingiram a soprano Anna Netrebko e o maestro Valery Gergiev, a primeira afastada da Metropolitan Opera de Nova Iorque, o segundo da Filarmónica de Munique, são desaires que afectam a carreira de ambos, artistas de reputação planetária. Mas nenhum deles detém o monopólio da cultura russa.

Dir-me-ão que não são casos isolados. Pois não: atletas russos foram impedidos de participar nas Paralimpíadas de Pequim, universidades de prestígio cancelam cursos de literatura russa, cineastas russos são afastados de festivais de cinema para os quais haviam sido convidados, e até a Federação Felina Internacional proibiu gatos russos de participarem nas competições agendadas para este ano.

Todos os dias surge uma nova forma de boicote. É deprimente, mas não será por aí que Putin verga. O grande mistério radica na razão que terá levado Putin a desencadear uma guerra que terá consequências no quotidiano da população da Rússia, hoje completamente ocidentalizada, dependente do vasto arsenal de bens de consumo que moldam o dia-a-dia da geração pós-Perestroika.

Aparentemente, terá julgado que a ocupação da Ucrânia durava umas horas, graças a hordas de ucranianos russófilos desejosos de afastar Zelensky. Nada disso aconteceu. No trágico ínterim em que todos estamos mergulhados, o povo russo descobre, estupefacto, estar a um passo de regredir cinquenta anos.

A classe trabalhadora russa não quer saber da visibilidade internacional da sua cultura highbrow. Quer saber se vai poder continuar a manter o padrão de vida dos povos das nações industrializadas, a começar pelos seus vizinhos da Finlândia.

domingo, 6 de março de 2022

ANTERO


UM POEMA POR SEMANA — Para este domingo escolhi Justitia Mater de Antero de Quental (1842-1891), o ideólogo da Geração de 70.

Natural de Ponta Delgada, nos Açores, Antero nasceu no seio de uma família da velha aristocracia micaelense. Em 1858 foi estudar Direito para Coimbra, tornando-se, com a primeira edição de Odes Modernas, o arauto da Questão Coimbrã. 

Herdeiro de uma fortuna, viajou por França e pelos Estados Unidos, envolvendo-se na política do seu tempo: fundou associações operárias, publicou panfletos revolucionários, dirigiu jornais republicanos e organizou, em Lisboa, as Conferências do Casino (1871). Ficou célebre a que proferiu sobre as Causas da Decadência dos Povos Peninsulares. O cancelamento compulsivo das conferências afasta-o da vida pública.

Vive uns tempos em Paris, radicando-se de seguida em Vila do Conde.

Como reacção contra o Ultimato Britânico de 1890, aceitou presidir à Liga Patriótica do Norte.

Antes de regressar aos Açores viveu uma temporada em Lisboa. Deprimido (sofria de distúrbio bipolar), suicida-se com dois tiros de pistola num banco de jardim de Ponta Delgada. Tinha 49 anos.

O poema desta semana pertence a Odes Modernas (1875). A imagem foi obtida a partir de Poesia I, edição crítica de Luiz Fagundes Duarte para a colecção de Obras Clássicas da Literatura Portuguesa, publicada em 2016 pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

[Antes deste, foram publicados poemas de Rui Knopfli, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Natália Correia, Jorge de Sena, Glória de Sant’Anna, Mário de Sá-Carneiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder, Florbela Espanca, António Gedeão, Fiama Hasse Pais Brandão, Reinaldo Ferreira, Judith Teixeira, Armando Silva Carvalho, Irene Lisboa, António Botto, Ana Hatherly, Alberto de Lacerda, Merícia de Lemos, Vasco Graça Moura, Fernanda de Castro, José Gomes Ferreira, Natércia Freire, Gomes Leal, Salette Tavares, Camilo Pessanha, Edith Arvelos, Cesário Verde, António José Forte, Francisco Bugalho, Leonor de Almeida, Carlos de Oliveira, Fernando Assis Pacheco, José Blanc de Portugal, Luís Miguel Nava, António Maria Lisboa, Eugénio de Andrade, José Carlos Ary dos Santos, António Manuel Couto Viana, Ruy Cinatti, Al Berto, Alexandre O’Neill, Vitorino Nemésio, David Mourão-Ferreira, Miguel Torga, Ângelo de Lima, Pedro Tamen, António Ramos Rosa e José Régio.]

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