sábado, 4 de julho de 2020

EM QUE FICAMOS?


Com tanto escrutínio, tantas lições de moral, tanto alarido e, afinal, vem-se a saber que a realidade a Norte não coincide com os boletins da DGS.

Então porquê? Porque médicos, laboratórios e universidades da região «não registam os positivos». Quem o diz são médicos de hospitais do Norte. Concelhos visados: Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Lousada e outros.

Clique na imagem do Expresso.

ASCENSO & SIMONE


O artigo é sobre a TAP e contra o apoio do Estado à companhia. São opiniões, não comento.

Mas por que carga de água o deputado Ascenso Simões (PS) coloca Simone de Oliveira a desembarcar de um avião da TAP, em Março de 1969, depois da sua participação no 14.º Festival da Eurovisão?

Escreve o deputado-colunista: «uma referência de saudade visível na chegada de Simone depois de um Festival da Eurovisão...»

Na realidade, Simone viajou de Madrid para Lisboa de comboio, tendo desembarcado na Estação de Santa Apolónia, onde era aguardada por mais de vinte mil pessoas, equipas da RTP (reportagem disponível no YouTube) e GNR a cavalo.

Verdade que, em Março de 1969, o deputado tinha 5 anos. Mas actualmente tem 57 e obrigação de não efabular sobre um facto largamente documentado.

Lembram-se dos «violinos de Chopin» de Santana Lopes?

Clique na imagem do Público.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

SUPLEMENTAR APROVADO

Com os votos do PS, o Orçamento Suplementar ao OE 2020 foi esta manhã aprovado em votação final global.

PSD, BE e PAN abstiveram-se. PCP, PEV, CDS, CHEGA e IL votaram contra. A deputada Joacine Katar Moreira não compareceu.

FESTIVAL DE ALMADA


Bruscamente no Verão Passado, de Tennessee Williams, pelo Teatro Experimental de Cascais, é um dos espectáculos que hoje marcam o início da 37.ª edição do Festival de Almada.

Uma obra-prima que põe em pauta temas como hipocrisia, canibalismo, homossexualidade, abuso e loucura. Encenada por Carlos Avilez, a peça (1958) de Williams é interpretada por Bárbara Branco, Bernardo Souto, João Gaspar, Lídia Muñoz, Luísa Salgueiro, Manuela Couto e Teresa Côrte-Real.

Às 21:00 no Teatro Municipal Joaquim Benite.

Nesta 37.ª edição, o Festival de Almada apresentará dezassete espectáculos (não confundir com sessões, que são mais), catorze dos quais de companhias portuguesas.

Além do próprio Teatro de Almada, também os Artistas Unidos, a Comuna, o Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), o Teatro Nacional São João (Porto), o TEC (Cascais), o Teatrão (Coimbra), etc. Devido às contingências internacionais da pandemia, a presença de companhias estrangeiras é reduzida a três companhias de Espanha, com obras de Celso Giménez, Dario Fo/Franca Rame e Agnès Mateus/Quim Tarrida.

Nem toda a gente saberá, mas o Festival [internacional] de Almada é um dos de maior prestígio na Europa.

Clique na imagem.

OS NÉONS DE LISBOA


Ontem fomos finalmente ver a exposição de néons que Rita Múrias e Paulo Barata abriram no espaço da Stolen Books, praticamente na esquina da Avenida dos Estados Unidos da América com a Avenida de Roma.

Prevista para abrir no passado 19 de Março, no âmbito do Festival da Palavra, esteve suspensa pela pandemia até à semana passada. Trata-se de uma exposição de design urbano, feita a partir da enorme colecção de néons que Rita Múrias e Paulo Barata resgataram de estabelecimentos desactivados ou intervencionados.

Mantém-se aberta até ao próximo dia 12, de quinta-feira a domingo (entre as 15 e as 19:00 horas), no n.º 105 da Avenida dos Estados Unidos da América. Entra-se pela garagem.

Clique na imagem.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

ESTADO CONTROLA TAP

À quarta foi de vez. Em conferência de imprensa terminada há pouco, Pedro Nuno Santos anunciou estar fechado o acordo entre o Governo e os accionistas privados da TAP. O Estado fica com 72,5% do capital da companhia, impõe mudança de direcção e saída imediata de Antonoaldo Neves, o actual CEO. Também vai dar início a um vasto processo de reestruturação: «Não queremos uma empresa sobredimensionada, porque estaríamos a desperdiçar recursos, mas queremos uma TAP que responda aos interesses dos portugueses.» Reestruturar significa reduzir pessoal, frota e rotas.

O acordo permite ao Estado desbloquear o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros autorizado pela Comissão Europeia.

A futura direcção será recrutada através de concurso público internacional. Até esse processo ficar concluído, a TAP será gerida por uma direcção interina.

Além do ministro das Infraestruturas e da Habitação, participaram na conferência de imprensa o ministro das Finanças e o secretário de Estado do Tesouro.

NOVA CAMBALHOTA NA TAP

Primeiro sim, depois não, agora de novo sim. Falamos de David Neeleman, o principal accionista privado da TAP.

Na 25.ª hora, aceitou vender ao Estado, por 55 milhões de euros, as acções que detém na companhia. Deste modo, sem necessidade de nacionalização, o Estado passa a deter 72,5% do capital, em vez dos 50% actuais.

O impasse resolveu-se porque a companhia aérea brasileira Azul, de Neeleman, abdicou do direito de converter as obrigações da TAP em acções. Também abdicou dos direitos económicos e de litigância futura.

Assim, a estrutura accionista da TAP passa a ser a seguinte: 72,5% do Estado / 22,5% da Atlantic Gateway de Humberto Pedrosa / 5% dos trabalhadores.

A ver vamos.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

CONTROLO DA PANDEMIA



O país conta a partir de hoje com três regimes: Mantém-se a calamidade em 19 freguesias de cinco concelhos da Área Metropolitana / As restantes freguesias da AML e da Região de Lisboa e Vale do Tejo passam a estado de Contingência / O resto do país passa a estado de Alerta.

Entretanto reabrem hoje as fronteiras terrestres com Espanha.

terça-feira, 30 de junho de 2020

EM QUE FICAMOS?


Em poucas horas tudo mudou. Ontem de manhã foi dito que Neeleman, o principal accionista privado da TAP, aceitava as condições do empréstimo do Governo, incluindo a presença de um representante do Estado na comissão executiva. Mas a reunião da noite acabou em ruptura.

Quem o disse há pouco, no Parlamento, foi Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação:

«A proposta do Estado foi chumbada. [...] Neste momento estamos preparados para tudo. Não vamos ceder nas nossas convicções e estamos preparados para intervencionar e salvar a empresa. [...] A TAP é muito importante para o país para a deixarmos cair. E 1.200 milhões de euros é muito dinheiro. Espero que se encontre uma saída acordada que garanta paz à TAP e evite litígios futuros

Por seu turno, o Expresso avança: «O diploma de nacionalização vai agora seguir para a Presidência do Conselho de Ministros...»

Clique na imagem do Expresso.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

NEELEMAN CEDE


Caiu na real. Antes tarde que nunca. Afinal, estão em jogo milhares de postos de trabalho.

Clique na imagem do Expresso.

DISTOPIA MACABRA


Agora é oficial: os teatros e outras casas de espectáculos da Broadway vão permanecer encerrados até 3 de Janeiro de 2021. Se houver condições, as reaberturas ocorrerão a partir dessa data.

Lembrar que a Broadway encerrou a 12 de Março.

Está garantido o reembolso do preço dos bilhetes a quem os comprou.

Clique na imagem do New York Times.

COVID-19 ABRIL VS JUNHO



Recordar aos distraídos. Clique nas imagens.

domingo, 28 de junho de 2020

COVID-19 NO MUNDO


O estado do mundo, hoje. Mais de dez milhões de infectados, mais de meio milhão de mortos, mais de cinco milhões de recuperados.

Imagem: Worldometer. Clique.