quinta-feira, 4 de junho de 2020

AML CONFINADA MAIS UNS DIAS


AML permanece na 2.ª fase de confinamento.

FRONTEIRAS TERRESTRES


A Espanha reabre as suas fronteiras terrestres com Portugal e França no próximo 1 de Julho. A ministra Reys Maroto tinha adiantado outra data, mas, após reacção portuguesa, Sánchez corrigiu-a.

Imagem: El País. Clique.

COVID-19


Portugal, 4 de Junho 2020

quarta-feira, 3 de junho de 2020

COVID-19


Portugal, 3 de Junho 2020

O QUE FAZER COM A TAP?

Não sabemos o que vai acontecer à TAP. Mas já sabemos o que aconteceu à Lufthansa. Hoje ficou a saber-se que, no primeiro trimestre do ano, a companhia registou um prejuízo de 2,1 biliões de euros.

O Governo alemão está disposto a injectar 9 mil milhões em troca de 20% do capital da empresa. Em contrapartida, exige ter dois membros no conselho executivo. E não dará um cêntimo sem uma reestruturação global: despedimento nunca inferior a 40% dos trabalhadores, eliminação de rotas, venda imediata de cem aviões (a frota actual é de 760), diminuição de custos em todas as áreas, etc. A resposta terá de chegar até 25 de Junho.

Na British Airways o cenário não é diferente. Com a quase totalidade da frota em terra, se o Governo não avançar com 25 mil milhões de libras a insolvência é o corolário óbvio. Mas, mesmo sem insolvência, já toda a gente percebeu que os actuais 105 mil trabalhadores serão drasticamente reduzidos, e quem ficar sofrerá cortes nos salários, prática que está a ser seguida desde Fevereiro nas grandes companhias asiáticas, onde as remunerações levaram um rombo de 30%.

Olhando para estes dois gigantes, e pensando na TAP, só podemos ter suores frios.

IMUNIDADE DO REBANHO


Anders Tegnell, epidemiologista-chefe da Suécia, reconheceu ter feito uma abordagem errada da pandemia. Há duas semanas que o país se mantém na liderança do índice de mortos Covid-19 por milhão de habitantes.

Recordar que a Suécia nunca encerrou lojas, fábricas, hotéis, bares, cafés e restaurantes, ginásios, museus, creches, escolas primárias e secundárias, cabeleireiros, etc., tendo apenas desaconselhado ajuntamentos superiores a 50 pessoas.

Os números oficiais registam mais de cinco mil mortos, mas o próprio Tegnell admite que o número real seja muito superior, porque as estatísticas Covid-19 apenas registam mortes hospitalares. E a razia em lares da terceira idade tem sido devastadora, porque os maiores de 65 anos têm sido deixados à sua sorte.

Apesar deste quadro, e da Suécia ter visto dois vizinhos (a Noruega e a Dinamarca) fecharem as fronteiras aos seus cidadãos, tudo continuará como até aqui.

Na imagem do Guardian, gráfico de mortos por milhão de habitantes. Clique.

terça-feira, 2 de junho de 2020

COVID-19


Portugal, 2 de Junho de 2020

NONSENSE


Na Rua das Janelas Verdes, praticamente colado à embaixada do Luxemburgo, foi construído o edifício de habitação que se vê na imagem, projecto de Aires Mateus e Frederico Valsassina. Pronto e ocupado há cerca de dois anos.

Não vou discutir os méritos arquitectónicos, embora me faça confusão que um edifício de luxo, assinado por dois arquitectos célebres, tenha uma entrada de porta de mercearia e caixas de correio ao nível do chão. Adiante.

O que deveras me encanita são os fios de electricidade pendurados em postes. Sei que não é caso único, mas surpreende-me que gente capaz de dar mais de um milhão de euros por um T2 conviva há quase dois anos com aquela paisagem defronte das suas janelas.

Ainda em Fevereiro vi turistas vindos do MNAA a fotografar a instalação.

A Câmara de Lisboa não fica incomodada?

Clique na imagem.

AMÉRICA VINGA FLOYD

Mais uma noite de protestos violentos em reacção ao assassinato de George Floyd no passado 25 de Maio. O número de mortos subiu para cinco.

Os motins atingem 140 cidades de 21 Estados. Desde ontem, 40 cidades impuseram recolher obrigatório, embora, em muitas delas (caso de Nova Iorque, onde foi saqueado o Macy’s de Herald Square e dezenas de outras lojas de luxo), a ordem não fosse cumprida.

Trump continua a ameaçar pôr o Exército na rua, incitando os governadores estaduais a prenderem os manifestantes, o que já sucedeu em muitos casos, porque foram efectuadas milhares de prisões.

Sucedem-se os atropelamentos deliberados: carros da polícia contra manifestantes, carros de civis contra polícias. Mais de cem feridos de ambos os lados.

Foram bloqueadas várias pontes em várias cidades e os incêndios sucedem-se.

O chefe de polícia de Louisville (no Kentucky) foi demitido após o tiroteio de que resultou a morte de um civil.

Em Washington, helicópteros Black Hawk e Lakota fizeram voos rasantes sobre os bairros étnicos da cidade, obrigando à dispersão de manifestantes. Washington é a única cidade do país em que o Exército pode actuar por decisão unilateral do Presidente.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

COVID-19


Portugal, 1 de Junho 2020

domingo, 31 de maio de 2020

BLACK LIVES MATTER


São já 75 as cidades americanas onde os motins causados pelo assassinato de George Floyd se traduzem em vandalização generalizada, saques e incêndios. Só em Minneapolis foram destruídos mais de 250 estabelecimentos comerciais.

Neste momento, 25 cidades de 16 Estados estão sujeitas a recolher obrigatório. O número de mortos subiu para 4 (um polícia e três civis), havendo dezenas de feridos hospitalizados, muitos deles polícias.

Os tumultos chegaram aos portões da Casa Branca, onde os manifestantes atacaram um repórter da Fox News. Lafayette Park, perto da residência presidencial, também ardeu. Uma equipa da Reuteurs foi atingida pela polícia com balas de borracha.

Em Nova Iorque, a violência faz-se sentir defronte da Trump Tower, no coração de Manhattan, mas também no Harlem, em Brooklyn e em Queens. Na 5.ª Avenida, a Catedral de St Patrick não escapou ao pichamento, e os incêndios não poupam Times Square.

Em Chicago, o Trump International Hotel and Tower esteve a um passo de ser invadido por mais de três mil manifestantes. Um centro comercial foi vandalizado em São Francisco, o mesmo acontecendo a lojas de luxo da Melrose Av de Los Angeles, tendo ambas as cidades imposto recolher obrigatório.

A polícia tem reagido com gás lacrimogéneo, incluindo a versão pimenta, jactos de água e balas de borracha.

Na imagem do New York Times, o mapa dos principais motins. Clique.

COVID-19


Portugal, 31 de Maio de 2020

PITAGÓRICA


Sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF, divulgada hoje.

PS 44,8% / PSD 24,1% / CHEGA 6,4% / BE 6,1% / PCP 5,8% / PAN 3,3% / CDS 2,8% / IL 1,6%

Clique na imagem.