sábado, 2 de janeiro de 2021

O OVO DA SERPENTE


Vi em diferido a “entrevista” a que a ministra da Justiça se sujeitou esta noite na RTP.

O assunto é melindroso, mas Francisca Van Dunem chegou para as provocações do locutor Adelino. Explicou o que havia para explicar sobre a nota interna enviada à REPER em Novembro de 2019. Há catorze meses, portanto. Sim, a nota contém três erros. Mas nenhum deles influiu na escolha do magistrado escolhido pelo Conselho Superior do Ministério Público. Na altura, o Governo podia ter nomeado outro, mas respeitou a decisão do órgão próprio.

Como de regra, o funcionário da RTP destacado para fazer a “entrevista” perdeu o pé, foi mal-educado (i.e., grosseiro) e provocador.

Por falar em estúdio: por que raio os ministros se deslocam, em lugar de receberem os media nos seus gabinetes de trabalho?

Clique na imagem.

DISPARATE OU PROVOCAÇÃO?


Estão impressos os boletins de voto das próximas eleições presidenciais. O sorteio ditou que ficasse à cabeça um tenente-coronel destacado no quartel-general da NATO nos Países Baixos. Em vez das 7.500 assinaturas exigidas por lei, o indivíduo apresentou apenas 11.

Depois de amanhã, dia 4, o Tribunal Constitucional valida as candidaturas e comunica aos candidatos se há falhas a suprir. Havendo, podem até ao próximo dia 11 regularizar os processos. O militar colocado no estrangeiro já disse que vai manter as onze assinaturas e a mais não é obrigado.

Por que carga de água os boletins foram impressos antes de concluído o processo de validação? Foi disparate ou provocação de quem, no MAI, gere a logística eleitoral?

Na imagem, espécime do boletim. Clique.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

TRUMP DESAUTORIZADO

Em pleno dia de Ano Novo, duas votações sucessivas, ambas superiores a dois terços, desautorizaram Trump.

Congressistas (322 contra 87) e senadores (81 contra 13) norte-americanos, republicanos e democratas, anularam o veto do Presidente cessante à Lei de Defesa Nacional. Ora bem!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

VENENO


Vou falar de uma série que não interessará a muita gente. Mas pode servir de alerta, por exemplo, aos associados da AMPLOS, a Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género.

Refiro-me a Veneno, em streaming na HBO. Criada por Javier Ambrossi e Javier Calvo a partir da biografia de Cristina Ortiz Rodríguez (1964-2016), conta a história da mais famosa transexual espanhola de sempre, La Veneno...

Analfabeta, La Veneno contou a sua vida a Valeria Vegas, jornalista transexual. Foi Valeria quem escreveu Digo! Ni puta, ni santa. Las memorias de La Veneno, livro publicado em Outubro de 2016. Cerca de um mês depois, La Veneno foi encontrada inanimada em casa, com traumatismo cranioencefálico. Após quatro dias em coma, morreu. Tinha 52 anos. Ainda hoje se discute se foi acidente ou assassínio. Entrevistada na televisão semanas antes de morrer, afirmou ter recebido ameaças de morte por causa da biografia.

A série é composta por oito episódios. Em televisão mainstream nunca vi nada igual: linguagem, sexo explícito, etc. A narrativa começa em Adra, a vilória onde La Veneno nasceu como José Antonio Ortiz Rodríguez, vulgo Joselito. Três actores compõem a personagem de Joselito: criança de 8 anos / adolescente de 14 / jovem adulto homossexual. E três actrizes transexuais a de La Veneno: puta em Madrid / estrela de Esta noche cruzamos el Mississippi, o programa de maior audiência na televisão espanhola / ex-presidiária. La Veneno esteve presa duas vezes: três anos entre 2003 e 2006, numa prisão masculina, e alguns meses em 2014, numa prisão feminina.

O auge da fama ocorreu nos anos 1990, quando futebolistas, políticos, membros do jet-set espanhol e, se non è vero, è ben trovato, um destacado membro da realeza — quem vir a série, dê atenção aos olhos do actor que surge no 8.º episódio dentro da limusine — faziam parte da sua carteira de clientes. Os nomes são omissos, mas as iniciais estão no livro.

Não é um tema fácil. A crueza das situações descritas perturbará muita gente. Mas vale a pena. Ao pé disto, Almodóvar é uma canção de embalar.

Clique na imagem.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

PASSOU UM ANO


Faz hoje um ano que, após análise de um relatório do Dr. Zhong Nanshan, epidemiologista e pneumologista com prestígio científico e força política, a China reconheceu oficialmente a existência de um vírus letal, semelhante a uma pneumonia misteriosa e difícil de tratar, com origem no mercado de peixe de Wuhan.

Não obstante o quadro exposto por Nanshan (o cientista que em 2002 identificou a síndrome respiratória aguda grave), Xi Jinping só mandou fechar a capital da província de Hubei no dia 23 de Janeiro. Era tarde.

Sabe-se hoje que tudo terá começado em Agosto ou Setembro de 2019, mas os avisos da comunidade científica chinesa foram sistematicamente desvalorizados em Pequim.

Esse gap provocaria uma pandemia de proporções inimagináveis. 

Lembrar que, só em 2019, mais de seis milhões de chineses fizeram férias em Itália, país onde vivem cerca de 350 mil imigrantes chineses, metade dos quais na Toscana.

Assim nasceu o Covid-19.

Clique na imagem.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

NONSENSE

Após a saída de Antonoaldo Neves, Miguel Frasquilho mudou de funções na TAP. A mudança determinou um acréscimo do seu salário no valor de 1.500 euros mensais.

Caiu o Carmo e a Trindade. E Frasquilho anunciou, hoje, ter renunciado ao aumento. Não consigo classificar o disparate. Se queria marcar posição, batia com a porta. Pusessem lá outro.

Renunciar ao salário indexado ao cargo que exerce significa que desvaloriza as suas funções. Não é próprio de gente séria.

Salazar deixou-nos esta mentalidade de merceeiro.

OE 2021


Assunto arrumado. Clique na vinheta.

domingo, 27 de dezembro de 2020

QUEM VAI SER O 2.º?


Entretenham-se com a diversidade e depois queixem-se.

Clique na imagem da TVI.