sexta-feira, 25 de setembro de 2020

EUROPA NA AR

Marcelo vetou o diploma no passado 10 de Agosto, mas o PS e o PSD aprovaram esta manhã a redução dos debates parlamentares sobre a União Europeia. Doravante serão apenas dois por semestre. Todos os outros partidos votaram contra.

LE BUREAU DES LÉGENDES


A série de Eric Rochant chegou este ano à quinta temporada. Pode ser vista na RTP-2 como A Agência Clandestina.

Mathieu Kassovitz, o protagonista, não tem o gabarito de Alec Guinness (o memorável George Smiley de Tinker Tailor Soldier Spy, mini-série da BBC de 1979), mas tenho empatia com a persona de Malotru — i.e., Paul Lefèvre ou Guillaume Debailly ou Pavel Lebedev —, o agente mal-amado da DGSE francesa por ele interpretado.

Óptimo entretenimento para quem, como eu, gosta de histórias de espionagem. Não tem a secura dos ingleses, mas os serviços secretos franceses têm um longo historial de intervenção externa, cinismo equivalente ao dos britânicos e know-how q.b. neste tipo de enredos, mesmo se Rochant não é Chabrol.

Clique na imagem.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

MICHAEL LONSDALE 1931-2020


Morreu ontem Michael Lonsdale, um dos maiores actores da sua geração. Filho de mãe francesa e pai inglês, Lonsdale fez cinema, teatro e televisão durante mais de sessenta anos, mas, para o público mais distraído, foi um actor “invisível”. Isto apesar de papéis memoráveis e de ter trabalhado com todos os realizadores que contam. Tinha 89 anos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O DIA DOS PRODÍGIOS


Por iniciativa da respectiva Junta de Freguesia, a 4.ª edição de Alvalade Capital da Leitura é dedicada a Lídia Jorge, que este ano celebra 40 anos de vida literária.

A autora de O Dia dos Prodígios (1980) será homenageada entre hoje e o próximo dia 26. Tudo começa daqui a pouco, com uma sessão na Biblioteca Nacional de Portugal, na qual participam, entre outros, Carlos Reis, Fernando Pinto do Amaral, Guilherme d’Oliveira Martins, Isabel Pires de Lima, António Carlos Cortez, Pierre Léglise Costa, José Cândido Oliveira Martins e Isabel Cristina Rodrigues. 

Depois de amanhã, dia 23, Ana Luísa Amaral, Filipa Leal e Isabel Rio Novo juntam-se no Centro Cívico Edmundo Pedro para falar de Literatura e Identidade de Género. O debate será moderado por Pilar del Rio. A sessão é antecedida por um momento musical: fados de Mísia e um recital a quatro mãos interpretado por Mariana Soares e Manuela Fonseca. 

Carlos Vaz Marques é o comissário desta 4.ª edição de Alvalade Capital da Leitura. 

Haverá mais, mas por agora fico por aqui.

Por estar fora de Lisboa não poderei estar presente, nem na BN nem no jantar de logo à noite, mas deixo aqui um grande abraço a Lídia Jorge e os parabéns a José António Borges, responsável pela iniciativa.


Clique na imagem.