sábado, 6 de janeiro de 2018

OS MAIS BELOS POEMAS PORTUGUESES


Em 1995, mais coisa menos coisa, o editor José da Cruz Santos contactou 25 poetas a quem pediu que escolhessem os 25 mais belos poemas portugueses de sempre. Alguns desses poetas (Sophia, Eugénio, Fiama, Graça Moura, etc.) já morreram. Mas só agora o resultado chegou às livrarias, em dois volumes totalizando 1.260 páginas. O 1.º vai de Afonso X a Ricardo Reis, e o 2.º de Álvaro de Campos a Paulo Teixeira. Nestes dois volumes estão 361 poemas, de 116 poetas, nascidos entre 1221 e 1962. Sanadas as repetições, as 625 escolhas deram lugar aos 361 poemas antologiados. A título de curiosidade, refira-se que o poema mais citado foi O Sentimento dum Ocidental, de Cesário Verde.

Luís Adriano Carlos, poeta, ensaísta e professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, assina as 34 páginas da introdução, Crítica do gosto literário. O leitor estranhará que, a despeito da erudição, Luís Adriano Carlos faça listas de quem não foi escolhido (uma delas termina praticamente na minha house maid...), ao invés de deter-se nos eleitos. A ausência de verbetes biobibliográficos é outro óbice. Dou um rebuçado a quem souber quem é o poeta António H. Balté. Como de regra, Herberto Helder, João Miguel Fernandes Jorge e Joaquim Manuel Magalhães não autorizaram a publicação de poemas seus.

A primeira meia dúzia dos eleitos é constituída por Camões, com 22 poemas; Nemésio com 17; Sá-Carneiro com 15; Sena e Eugénio com 13 cada um; e o Pessoa ortónimo com 12. Falta gente? Falta sempre gente, mas, numa antologia de gosto, nem podia ser de outro modo. Porém, o cômputo é equilibrado. Uma lista feita por mim não podia ignorar 20 daqueles poemas. Gostei de me ver representado com um poema de 1983.

Clique nas imagens.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CAETANO & SCHWEBLIN


Hoje na Sábado escrevo sobre Verdade Tropical, a autobiografia de Caetano Veloso (n. 1942) que chegou finalmente a Portugal. Para esta edição comemorativa do vigésimo aniversário da sua publicação, o autor acrescentou um texto que ilustra o seu estado de espírito em 1997, confessando, sem pudor, que escreveu o livro para confrontar Paulo Francis: «conhecer a reação dele parece que me era necessário.» Mas Francis, um crítico célebre que tinha trocado o Rio por Nova Iorque, morreu precisamente em 1997, antes do livro sair: «Ele morreu quando eu esperava a explicitação do diálogo.» Caetano tinha-se exposto a pensar no que diria o implacável mogul. A decepção virou depressão. Fazendo questão de dizer que não é gay, nem bi, nem hetero («Somos sexuais»), Caetano execra as perseguições movidas, um pouco por toda a parte, contra os homossexuais. Cita com detalhe o caso de Cuba, com as óbvias excepções permitidas aos notáveis. Como sabem os seus admiradores, o activismo político do autor passa sobretudo por questões culturais e identitárias. Os incidentes verificados com a edição americana de Verdade Tropical vão com certeza desconcertar quem vive fora do mundo da edição. Isabel de Sena, filha de Jorge de Sena, foi a tradutora da edição da Knopf, e Caetano gostou do que leu. Mas o editor responsável alterou a ordem dos capítulos, rasurou alguns, e mandou uma colaboradora (que não sabia português) reescrever outros. Estas coisas acontecem todos os dias no universo editorial de língua inglesa, mas não é costume os autores comentarem. A edição francesa foi um desastre por ter sido feita a partir daquela. Os dois meses de prisão, antes do exílio em Londres partilhado com Gilberto Gil, são descritos com parcimónia. Sobre a capital britânica, o inesperado: «em dois anos e meio, não fui uma só vez ver uma peça de teatro inglesa, não assisti a um só concerto de música clássica, não entrei numa livraria ou numa biblioteca, e só fui aos museus […] na semana de voltar ao Brasil.» Os leitores portugueses vão com certeza achar curiosas as referências feitas ao actual Governo português, bem como ao cantor Salvador Sobral. Quatro estrelas. Publicou a Companhia das Letras.

Escrevo ainda sobre Distância de Segurança, o primeiro romance da escritora argentina Samanta Schweblin (n. 1978), que há seis anos é conhecida dos portugueses.  Quem leu os contos de Pássaros na Boca (2011) identifica a origem deste livro. A autora controla o imaginário nevrótico com a naïveté e a cadência que associamos à literatura para a infância: dicurso pedagógico, sincopado, não vá o leitor perder-se nos interstícios da história. O expediente não interfere com a recorrente intromissão do obscuro: «A minha mãe disse que aconteceria alguma coisa má. […] Já quase não há distância de segurança, o fio está tão curto…» O fio condutor enreda o plot num amálgama de derivas. Como detonador, um vírus mortal, que tanto pode ser antrax como outro tipo de agente biológico letal, no que parece ser uma alusão enviesada aos produtos agrícolas geneticamente modificados (neste caso, soja). O medo circula no ar. Os animais não são poupados. A terra devastada é ali. Tudo visto, confirma-se que o conto é a forma em que Samanta Schweblin melhor se exprime. Distância de Segurança foi um passo em falso. Duas estrelas. Publicou a Elsinore.

MODERNO ANTES DOS MODERNOS


Passou ontem na RTP-2 um documentário sobre Ruy Athouguia (1917-2006), um arquitecto que marcou Lisboa e Cascais, um dos maiores da arquitectura portuguesa, infelizmente pouco citado. Formado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, Ruy de Sequeira Manso Gomes Palma Jervis d’Athouguia Ferreira Pinto Basto sofreu o ónus dos homens e mulheres da sua geração que não pertenceram ao Partido Comunista. As origens aristocráticas, a fortuna da família, o facto de ter pertencido à alta sociedade e o total alheamento da vida política e dos lobbies corporativos, contribuíram para a omissão. A obra não pode ser rasurada, mas, à sua volta, o silêncio é ensurdecedor. Lá fora, Corbusier e Alvar Aalto, entre outros, não pouparam elogios. Para quem não sabe, Athouguia foi o arquitecto do Bairro das Estacas, da Escola do Bairro de São Miguel, da Escola Teixeira de Pascoaes, do Liceu Padre António Vieira, do Edifício Roma, do conjunto de seis edifícios da Praça de Santo António, do edifício-sede e do museu da Fundação Calouste Gulbenkian, etc., tudo isto em Lisboa, bem como de várias obras em Cascais, das quais se destacam a sua própria casa (amplamente citada, fotografada e estudada em revistas estrangeiras da especialidade), bem como as icónicas Casa Sande e Castro e a Torre do Infante. Em Abrantes, o Cineteatro São Pedro também é de sua autoria. O documentário de Nuno Costa Santos e Ricardo Clara Couto contou com depoimentos de Eduardo Souto Moura, muito enfático sobre a importância da obra de Athouguia, Graça Correia, Ana Tostões, Vasco Avillez e outros. O serviço público é isto.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

GUIDA MARIA 1950-2018


Vítima de cancro, morreu hoje a actriz Guida Maria, que no próximo dia 23 faria 68 anos. Guida Maria estreou-se com 7 anos de idade e nunca mais parou. Frequentou o Conservatório Nacional e, em Nova Iorque, a American Academy of Dramatic Arts e o Actors Studio. Até 1978 fez parte do quadro da companhia residente do Teatro Nacional D. Maria II. Popularizada pela televisão, também fez teatro e cinema. Com Os Monólogos da Vagina, de Eve Ensler, teve uma das suas interpretações mais recordadas: a peça esteve em cena no Casino Estoril, durante 4 meses, passando em seguida para o Teatro Villaret e depois para o Auditório dos Oceanos, tendo sido reposta no Casino Estoril entre Outubro e Dezembro de 2016.

RAZIA

Nos anos 1980 e 90, a sida dizimou um terço das figuras mais proeminentes da vida cultural americana. Da literatura à fotografia, passando pelo teatro, cinema, música, bailado, artes plásticas, ciência, universidade, jornalismo, publicidade e moda, a lista de mortos é eloquente. Quase todos homens, mas a morte da modelo Gia Carangi, em Novembro de 1986, provou à opinião pública que as mulheres não eram poupadas.

Nos últimos três meses, a vaga de denúncias por assédio sexual ameaça fazer o mesmo, mantendo os acusados vivos, para opróbrio universal. Tudo começou em Outubro, quando o produtor Harvey Weinstein foi acusado de abuso por várias actrizes. A vaga não parou. Entre actores, staff dos estúdios, altos responsáveis por instituições culturais, senadores e funcionários do Congresso, são mais de quinhentos os homens acusados nos Estados Unidos. O mais recente em data é o antigo bailarino Peter Martins, director do New York City Ballet, que se demitiu hoje, na sequência da divulgação de uma carta anónima, datada de 9 de Dezembro, na qual é acusado de ter obtido favores sexuais de duas dezenas de bailarinos da companhia. Como o mítico James Levine, director emérito da Metropolitan Opera, já tinha passado pelo mesmo em 3 de Dezembro, quando um homem de 48 anos, antigo aluno seu, o acusou de ter sido molestado durante durante oito anos consecutivos (1985-93), é caso para dizer que foram decapitadas as direcções das duas principais instituições culturais de Nova Iorque.

Tudo isto no dia em que 300 mulheres, ligadas à indústria cinematográfica, fundaram o Time’s Up, uma espécie de ONG que tenciona dar apoio e aconselhamento legal a vítimas de assédio sexual nos seus locais de trabalho, incluindo homens.

domingo, 31 de dezembro de 2017

MUNDO CÃO


Julga que a imagem é do Rio Janeiro ou São Paulo? Engana-se. A imagem foi obtida no bairro Skid Row, de Los Angeles. Exactamente. A cidade do glamour, onde acaba de ser vendida uma mansão por 500 milhões de dólares (sim, quinhentos). Em Skid Row vivem cerca de 60 mil sem-abrigo, ou seja, mais de 10% do total de sem-abrigo do país, que são 553 mil.

Segundo a OCDE, os países desenvolvidos com maior número de sem-abrigo são o Canadá, com 0,44% da população total, a Suécia (0,36%), o Reino Unido (0,25%) e os Estados Unidos (0,17%). Dá que pensar.

Clique na imagem.