sexta-feira, 9 de setembro de 2016

EM QUE FICAMOS?

Pela boca de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, ficou a saber-se que o OE 2017 prevê diminuição de IRS por via do ajustamento dos escalões. Ressalva: os escalões «mais elevados» podem ser agravados. A partir de que montante são elevados? Os media andam há uma semana a dizer que o tecto será de quarenta mil euros. Mas um casal com 40 mil euros de rendimento anual é um casal com rendimento mensal de 2.857 euros (vezes catorze). É esta a linha de fronteira? A doutrina Gaspar vai ser recuperada? Já agora: por que não foi Centeno a explicar isto?

AKRASIA


Alguém me explica o que quer dizer este título do Público? Clique na imagem.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O MURO DE CALAIS

Ando desde ontem atordoado com a notícia da construção de um muro em Calais, iniciativa conjunta do Reino Unido e da França, destinada a impedir a entrada de refugiados e imigrantes no reino de Sua Majestade. Robert Goodwill, ministro britânico do Interior, explicou que o muro terá quatro metros de altura, estendendo-se ao longo de um quilómetro, no perímetro de acesso à zona do túnel e dos ferries do Canal da Mancha. Muro e novos “equipamentos” dissuasores. O que significa, exactamente, “equipamentos”? Tudo estará pronto antes do Natal.

Aparentemente, o controlo de fronteiras é insuficiente. Afinal, o Reino Unido nunca fez parte do Espaço Schengen. E, na prática, o Brexit está em vigor (o formalismo do artigo 50.º apenas visa definir o início das negociações formais). A Europa torna-se mais irrespirável a cada dia que passa.

PHILIP K. DICK


Hoje na Sábado escrevo sobre O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick (1928-1982). Para muita gente, Dick é o homem por trás de Blade Runner, o filme que Ridley Scott fez a partir do romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, uma das suas obras mais conhecidas. Desde 1962, quando publicou O Homem do Castelo Alto, Dick era tido como um dos gurus da ficção distópica. Narrado a partir do ponto de vista de Mr. Childan, proprietário de uma loja de bricabraque em São Francisco, o plot é perturbador: vencedores da Segunda Grande Guerra após a derrota da URSS e rendição dos aliados ocidentais, a Alemanha e o Japão dividem entre si os Estados Unidos da América. Hitler foi afastado por causa da sífilis e Bormann é o novo chanceler do Reich. Goebbels sobreviveu. Sob desconfiança mútua, a costa do Atlântico é administrada pelos alemães e a do Pacífico pelos japoneses. Espécie de linha de fronteira, subsiste no centro uma zona neutra. Dick torce a História para escrever um romance. Faz parte do protocolo. Azar: o tradutor confunde o New Deal (Roosevelt) com o Plano Marshall. Três estrelas.

FOLHETIM MNAA

A propósito das declarações proferidas no passado dia 2 na Escola de Quadros do CDS, António Filipe Pimentel, director do Museu Nacional de Arte Antiga, enviou uma carta de desculpas ao ministro da Cultura: «É desnecessário fazer pensar que quero incendiar o paiol, porque não quero.» Luís Filipe Castro Mendes, o ministro, deve regressar hoje a Portugal. O ministério confirmou ter recebido a carta. A imagem é do Diário de Notícias. Clique.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

SEGUNDA CIRCULAR

Dando provimento ao relatório do júri, o presidente da Câmara de Lisboa mandou anular o concurso e suspender as obras de requalificação da Segunda Circular. É de facto inadmissível que a empresa vencedora da adjudicação, a Consulpav, tenha passado a ser (não era na fase da candidatura) a distribuidora do pavimento indicado na sua proposta. Além do evidente conflito de interesses, a utilização de material nunca testado no nosso país era uma incógnita em termos de resultado final.