sábado, 29 de fevereiro de 2020

CLARO COMO ÁGUA


Graça Freitas é a pessoa certa no lugar certo. E não pode arcar com o ónus tremendista do Expresso.

Clique na imagem.

A VIDA COMO ELA É


É isto.
Detalhe da capa do Expresso. Clique.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MUITO ELEVADO


A Organização Mundial de Saúde subiu de elevado para muito elevado a nível global o risco de contaminação pelo Covid-19.

Clique no tuíte da OMS.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

INSUBORDINAÇÃO CIVIL

Terá passado um mês desde a tomada de posse do novo director nacional da PSP, um operacional com currículo feito nas Forças Especiais.

Entretanto, tivemos a ocupação ilegal da Segunda Circular por parte de centenas de pessoas alegadamente solidárias com as três vítimas de um acidente automóvel de grande aparato.

E, ontem, após cerco de uma viatura da polícia, um cortejo motard dentro de um cemitério.

Cereja em cima do bolo, o líder da FENPROF tentou, já hoje, invadir o conselho de ministros que se realizou em Bragança.

Não sei o que o ministro da Administração Interna pensa destes actos de insubordinação civil. Mas desconfio que o país gostava de ser esclarecido.

FOLHA COVID-19


— Número de mortos em Itália subiu para 14.

— Espanha regista 15 casos positivos. Um deles afecta um homem que nunca saiu de Sevilha.

— A Arábia Saudita proibiu a entrada de peregrinos em Meca.

— Médicos, enfermeiros e outro staff do NHS (o SNS britânico) têm de cortar a barba para garantir um bom ajustamento das máscaras. Bigodes pequenos são permitidos.

— Com 18 casos confirmados e duas mortes, a França prepara-se para declarar epidemia.

— O Japão encerrou sine die todos os estabelecimentos de ensino.

— Um grupo de dez turistas portugueses não pode sair do Irão porque o seu voo de regresso, marcado para 2 de Março, foi cancelado. Várias companhias aéreas deixaram de voar para o país dos aiatolas. A embaixada de Portugal em Teerão acompanha o caso.

— Alguns países com casos positivos declarados: China, Itália, Coreia do Sul, Alemanha, França, Dinamarca, Grécia, Suíça, Espanha, Áustria, Roménia, Reino Unido, Noruega, Brasil, Japão, Kuwait, Paquistão, Estónia, Macedónia do Norte, Geórgia, Irão, Croácia, Estados Unidos, Malásia, Índia, Cingapura, Filipinas, Nepal, Tailândia, Camboja, Vietname. Se isto não é uma pandemia, é o quê?

— Fontes científicas britânicas alegam que os números facultados pela Itália e pelo Irão não são fiáveis. E explicam porquê.

Na imagem, do Guardian, militares desinfectam uma rua da cidade sul-coreana de Daegu. Clique.

ESTADO DE DIREITO?


O juiz-presidente de um tribunal superior jubila-se, faz um julgamento privado, e cobra 280 mil euros.

Isto não aconteceu num thriller distópico. Aconteceu em Portugal, alegadamente um Estado de Direito.

Clique na imagem do Público.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

COVID-19 OBLIGE


Segundo o New York Times, o navio italiano MSC Meraviglia foi impedido de atracar na Jamaica e nas Ilhas Cayman, duas escalas do cruzeiro.

A bordo seguem 4.500 passageiros e 1.600 tripulantes de várias nacionalidades.

Clique na imagem.

MONTIJO VS AUTARCAS


Uma lei aprovada em 2007, no primeiro Governo Sócrates, exige o parecer favorável das autarquias afectadas pela construção, ampliação ou modificação de um aeroporto. A lei foi alterada em 2010, mantendo o poder de veto dos autarcas. Continua em vigor. Ponto.

Seis das dez autarquias envolventes do Montijo estão contra a transformação da Base Aérea do Montijo (um aeródromo militar) num aeroporto civil. A Base Aérea do Montijo, inaugurada em Janeiro de 1953, continuava activa em 2019. Ponto.

Durante 66 anos, 45 dos quais em democracia, nenhum ambientalista piou de forma audível. Ponto.

Como não nasci ontem, o zelo das autarquias não me comove. Ponto.

O Governo Costa apostou no Montijo, tendo cumprido, by the book, o catecismo ambiental. Azar dos azares, ninguém se lembrou da existência da lei que dá poder de veto às autarquias. Ponto.

Parece que o PS se prepara para modificar a lei. Pedro Nuno Santos, o ministro da tutela, tem razão quando diz que um presidente de Câmara não pode ter o poder de impedir obras de interesse nacional. Nessa medida, o PS deve tentar modificar a lei. Mas, uma vez modificada, não a deve usar no Montijo. Ponto.

Agora o acessório. Embora manhosa, a solução Montijo pareceu-me aceitável. Primeiro: não tinha conhecimento do diploma que faz prevalecer a vontade dos autarcas. Segundo: supunha, como grande parte da opinião pública, que a coisa se faria depressa e a custo residual (o grosso da despesa seria suportado pela ANA, uma empresa privada). Afinal não. São quatro anos e uns quantos milhões do Estado. Quatro anos? Estão a brincar com o pagode?

Em quatro anos faz-se um aeroporto a sério.

Clique na imagem.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

COVID-19 IN PROGRESS


— DGS esclarece: Portugal tem, neste momento, duas mil camas disponíveis para isolamento.

— Em Tenerife (Canárias), o Hotel H10 Costa Adeje Palace, com 600 quartos, foi blindado. Motivo: um hóspede italiano infectado. Cerca de 1.500 pessoas, entre hóspedes e trabalhadores, estão impedidos de sair. Os hóspedes nem dos quartos podem sair. Os que estavam fora do edifício não podem regressar. O controlo é feito por militares.

— Com 293 infectados e 7 mortos, a Itália prevê aumentar o número de cidades em quarentena, uma vez que o vírus chegou a Florença, Pistoia (ambas na Toscana) e Palermo (na Sicília).

— A ligação ferroviária entre Milão a Bolonha foi suspensa.

— Ainda em Itália, os jogos de futebol vão realizar-se à porta fechada pelo menos nos próximos 90 dias.

— Na China há cerca de 90 mil infectados e cerca de 3 mil mortos.

— No Irão, o número de mortos subiu para 16. O vice-ministro da Saúde está infectado.

— Na Coreia do Sul subiu para 15.

Na imagem, o hotel de Tenerife. Clique.

FEITO


Até que enfim.
Clique na imagem do Público.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

O PORTUGUÊS DO DIAMOND PRINCESS


Quando forem 22 horas em Portugal, serão 7 da manhã no Japão. É de presumir que, por essa altura, o tripulante português do Diamond Princess alegadamente infectado com o Covid-19 seja transferido do navio para um hospital.

Factos: um homem de 41 anos, canalizador, tripulante do navio-fantasma, foi referenciado anteontem como estando infectado. Tal como todos os tripulantes, não esteve em quarentena até ao momento em que lhe foi diagnosticada a doença. Fê-lo nessa altura, por iniciativa sua.

O caso chegou à opinião pública porque sua mulher falou aos media. Terá tentado falar com os responsáveis da empresa do Diamond Princess mas, não o conseguindo, recorreu às televisões. Deu resultado. Sucessivamente, recebeu telefonemas da directora-geral da Saúde, da directora-geral dos Assuntos Consulares e do Presidente da República.

Para quem não sabe, o navio de cruzeiros Diamond Princess está atracado no porto da cidade de Yokohama (área metropolitana de Tóquio) desde o passado dia 3. As autoridades decretaram quarentena obrigatória para os 3.712 passageiros, mas não para a tripulação, composta por cerca de mil pessoas.

Três passageiros morreram. Um grupo de 637 passageiros infectados foi transferido para hospitais de Tóquio. Os restantes foram evacuados no fim da quarentena, regressando a Itália, Reino Unido, França, Ucrânia, Canadá, Estados Unidos, etc., tendo vários sido considerados infectados à chegada aos respectivos países.

O português fez teste e deu positivo. Em princípio, dentro de algumas horas, estará num hospital. A ver vamos.

Clique na imagem.

SEXTO


Morreu esta manhã o sexto paciente italiano.

Clique na imagem do Guardian, que mostra o Duomo encerrado, como todas as outras igrejas (e alguns cemitérios) da Lombardia e do Veneto.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

VENEZA SEM CARNAVAL


Covid-19 oblige, Luca Zaia, presidente da região do Veneto, decretou esta manhã o cancelamento do Carnaval de Veneza.

Clique na imagem da edição italiana do HuffPost.

CERCO


Já são 11 as cidades italianas em regime de quarentena: Codogno, Casalpusterlengo, Castiglione d’Adda, Fombio, Maleo, Somaglia, Bertonico, Terranova dei Passerini, Castelgerundo, Sanfiorano (estas dez na Lombardia) e Vo Euganeo, no Venetto.

Na sua comunicação ao país, Conte declarou que, por enquanto, a Itália não pretende suspender o Acordo de Schengen que garante livre circulação entre 26 países europeus.

A MIDO, a maior feira de material oftalmológico do mundo, que se realiza em Milão, adiou sine die a sua abertura, inicialmente prevista para o próximo dia 29.

Convém lembrar isto porque dezenas de milhares de portugueses visitam a Itália todos os anos. A partir de Lisboa e do Porto estão disponíveis, por dia, dez ligações aéreas directas.

Na imagem do Guardian vemos a principal rua de Codogno, ontem. Clique.