sábado, 12 de dezembro de 2020

O SEU A SEU DONO


Não isenta ninguém do torpor dos últimos nove meses, mas reconfigura o retrato dos acontecimentos subsequentes à morte de Ihor Homenyuk, nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa, na noite de 11 para 12 de Março passado.

Vi a entrevista. A embaixadora confirma ter sido informada pessoalmente pelo ministro da Administração Interna, no início de Abril, altura em que lhe foram apresentadas condolências em nome do Estado.

Quando a jornalista lhe perguntou o que fez com a informação [«Informou a família...?»], afirmou ter despachado o assunto para o cônsul. Acto contínuo, levantou-se e deu a entrevista por terminada.

Clique na imagem do Expresso.

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 4.413 infectados e 88 mortos. Mais 4.805 recuperados.

NORTE + 2.078 infectados [+ 38 mortos]

CENTRO + 738 [+ 21]

LISBOA E VALE DO TEJO + 1.347 [+ 26]

ALENTEJO + 130 [+ 3]

ALGARVE + 62

AÇORES + 31 / MADEIRA + 27

Clique na imagem da DGS para abrir.

O NOME DAS COISAS


Estou orgulhoso do André Caldas, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Conheço-o desde o tempo em que foi Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, funções que acumulava com as de chefe de gabinete de Mário Centeno, quando este foi ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo.

Antes de entrar a tempo inteiro na política, o André foi professor de Direito Romano na Universidade de Lisboa, presidente da OPART (organismo que tutela a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado), integrou a direcção da Associação Musical Lisboa Cantat, em suma, era um homem da Cultura.

O facto de sermos amigos não me inibe de manifestar publicamente a minha admiração pela entrevista (sobre vários temas) dada à revista da Universidade de Lisboa.

Excerto:

«Não sei exatamente porque é que a homofobia existe. Acho que é um jugo do qual a sociedade se libertará, mas ainda há algum caminho para lá chegar. O que é que podemos fazer? As pessoas públicas viverem a sua homossexualidade com naturalidade. Sou o primeiro membro do governo casado com uma pessoa do mesmo sexo e não faço disso especial alarde público, mas também não sinto que seja apenas um aspeto da minha vida pessoal. E espero que isso possa significar, para os jovens portugueses, que não estão condenados a um ostracismo. Se houver um jovem que, pelo meu exemplo, se possa sentir mais livre para viver a sua orientação sexual abertamente, eu ficaria muito feliz. Nunca me senti vitimizado em razão da minha orientação sexual, mas tenho consciência de que, sendo de Lisboa e de um contexto social e familiar progressista, a minha experiência não se compara com a de outras pessoas homossexuais. Não nos podemos permitir vitimizar-nos, e devemos desarmar os nossos adversários vivendo abertamente a sexualidade. Ninguém me pode aviltar em função da minha orientação sexual, porque não o admito. Se alguém me aviltar, não me posso sentir diminuído – sinto, pelo contrário, que o outro é diminuído. Enquanto sociedade, temos de perceber que existe diversidade e que as pessoas não são diminuídas por integrarem uma minoria, de índole sexual ou outra. E quem pertence a uma minoria tem de ter uma grande energia para se dar permanentemente ao respeito

Ora bem. Parabéns, André.

Clique na imagem do Observador.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 5.080 infectados e 95 mortos. Mais 4.100 recuperados.

NORTE + 2.395 infectados [+ 41 mortos]

CENTRO + 787 [+ 16]

LISBOA E VALE DO TEJO + 1.618 [+ 32]

ALENTEJO + 193 [+ 2]

ALGARVE + 66 [+ 2]

AÇORES + 16 [+ 1] / MADEIRA + 5 [+ 1]

Clique na imagem da DGS para abrir.

A REESTRUTURAÇÃO


Ouvida na íntegra a comunicação com que Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, antecedeu a conferência de imprensa desta manhã, retive:

— Foi ponderada a insolvência da TAP, mas os seus custos eliminaram essa opção.

Até 2025, a TAP vai perder 6,7 mil milhões de euros.

— Antes de 2024, será necessário injectar na TAP um total de 3,8 mil milhões de euros.

— No imediato a TAP precisa de 970 milhões de euros. E ao longo de 2021 mais 300 milhões.

— As ineficiências e a desvantagem competitiva da TAP são anteriores à pandemia.

— As ineficiências foram agravadas a partir de 2015 com a gestão privada. Em 2020, a pandemia fez o resto.

— O rácio de tripulantes da TAP, por voo, é superior ao standard.

A TAP tem mais 19% de pilotos e mais 28% de tripulantes do que as companhias de bandeira da Europa. O ministro citou a Ibéria, a Lufthansa e a Air France/KLM.

— Os custos laborais, por piloto, subiram 37% entre 2017 e 2019. 

— Têm de ser despedidos dois mil trabalhadores efectivos. 

— Os trabalhadores contratados são dispensados.

— No imediato, a TAP reduz a frota de 108 para 88 aviões, privilegiando a utilização dos modelos A321 e A320.

— Os cortes salariais serão progressivos, até ao limite de 25%, aplicando-se apenas ao remanescente de 900 euros.

— É para manter o spoke–hub das rotas com o Brasil, América do Norte e África Ocidental.

— A redução de rotas ainda não está totalmente definida.

A seguir falou o secretário de Estado do Tesouro, mas já não ouvi. Também não ouvi as perguntas e respostas dos media.

HISTÓRIAS DE EMBALAR


Os bisnetos da minha geração talvez venham a conhecer a verdadeira história do SARS-COV-2, o coronavírus que deu origem à Covid-19.

Lá para 2040, mais coisa menos coisa, as crianças vão adormecer ouvindo a história dos replicantes de morcego que dizimaram cidades chinesas e italianas antes de dizimarem o resto do mundo. Uma boa história infantil mete sempre morcegos, mesmo que em 2040 sejam replicantes de.

Não estaremos cá para ver. Por enquanto, o pagode vai digerindo as fantasias que lhe impingem.

Clique na imagem.

MUDAR A AMÉRICA


Biden e Kamala Harris foram escolhidos como personalidades do ano pela TIME. A ver vamos se a nova presidência corrobora a legenda, mudando a História da América.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 3.134 infectados e 86 mortos. Mais 4.848 recuperados.

NORTE + 1.371 infectados [+ 32 mortos]

CENTRO + 444 [+ 14]

LISBOA E VALE DO TEJO + 964 [+ 37]

ALENTEJO + 267 [+ 2]

ALGARVE + 63 [+ 1]

AÇORES + 19 / MADEIRA + 6.

Clique na imagem da DGS para abrir.

ELA AVISOU

Andrea Ammon, directora do ECDC, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, foi clara no aviso que fez ontem aos países da UE.

Cito de memória: «Não vai haver vacinas para todos nos prazos programados» / «Numa primeira fase, o número de doses disponíveis deverá ficar àquem das necessidades» / «Têm de ser revistas as priroridades dos planos de vacinação» / «Profissionais de saúde em 1.º lugar, com certeza, mas só os de idade superior a 50 anos» / «Antes de Julho de 2021 não haverá condições para vacinações em massa» / «É preciso acautelar os processos de transporte, distribuição e armazenamento» / «Ainda desconhecemos possíveis reacções adversas». Etc.

Nada disto surpreende, mas é bom que fique registado.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

INDIGNAÇÃO E VERGONHA

Acabo de ver na televisão as reacções indignadas dos partidos ao facto de, só hoje, a directora nacional do SEF ter apresentado a sua demissão.

Considerando eu que Cristina Gatões devia ter sido demitida no passado 30 de Março, devo deduzir, pela indignação manifestada hoje, que os partidos estiveram oito meses a hibernar.

O que se passou nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa (o brutal assassinato de Ihor Homenyuk, cidadão ucraniano) envergonha Portugal. Conhecemos os factos ocorridos na noite de 11 para 12 de Março graças a uma denúncia anónima divulgada pela TVI no Jornal das 8 de 29 de Março. Repito: 29 de Março. Cristina Gatões devia ter saído no dia seguinte. Mas não saiu.

Mais grave: o ministro Cabrita foi informado pelo IGAI a 17 de Março, e nada fez. Portanto, sem a denúncia anónima que permitiu à TVI divulgar o horror na noite de 29 de Março, é provável que o assunto nunca tivesse chegado ao conhecimento da opinião pública.

O que andaram os partidos a fazer este tempo todo?

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 4.097 infectados e 70 mortos. Mais 2.272 recuperados.

NORTE + 2.076 infectados [+ 30 mortos]

CENTRO + 555 [+ 13]

LISBOA E VALE DO TEJO + 1.157 [+ 21]

ALENTEJO + 163 [+ 6]

ALGARVE + 97

AÇORES + 28 / MADEIRA + 21.

Clique na imagem da DGS para abrir.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 2.905 infectados e 81 mortos. Mais 6.585 recuperados.

NORTE + 1.584 infectados [+ 44 mortos]

CENTRO + 418 [+ 13]

LISBOA E VALE DO TEJO + 758 [+ 22]

ALENTEJO + 40 [+ 1]

ALGARVE + 75

AÇORES + 15 [+ 1] / MADEIRA + 15.

Clique na imagem da DGS para abrir.

TAP NA AR


Depois de amanhã, quinta-feira, o plano de reestruturação da TAP é apresentado à Comissão Europeia.

Portugal terá de negociar forte, porque a reestruturação prevista fica aquém das exigências de Bruxelas.

Depois da Comissão, o Governo vai levar o plano à Assembleia da República. Faz muito bem. A decisão obriga os partidos da Oposição a dizerem, preto no branco, o que pretendem fazer com a companhia. Percebe-se o incómodo de Rui Rio e Catarina Martins, dois dos que subitamente descobriram a «legitimidade» do Governo para gerir o dossiê. 

É muito fácil dar soundbites sem apresentar soluções. Num prazo muito curto, a TAP precisa de mais mil milhões de euros, embora o OE 2021 só tenha inscrito metade desse valor. Portanto, mais mil milhões a juntar ao empréstimo extradordinário do Verão passado (1,2 mil milhões de euros) autorizado por Bruxelas.

Chegou a hora das vestais sujarem as mãos.

Clique na imagem.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

TATE SEM WHISTLER


Devido ao mural que o decorou durante 93 anos, o restaurante da Tate Britain não vai poder reabrir.

Um comité de ética considerou racista e ofensiva a pintura de Rex Whistler, The Expedition in Pursuit of Rare Meats. O referido mural retrata cenas de caça, escravatura de crianças negras e imagens problemáticas de chineses. 

Encomendado por Charles Aitken para a inauguração do restaurante em 1927, era um dos hot spots do museu. Em 2013 foi restaurado por 45 milhões de libras. Agora terá de ser removido. Em todo o caso, o restaurante mantém-se encerrado até 31 de Outubro de 2021.

Rex Whistler (1905-1944) morreu em combate na Segunda Guerra Mundial. Tinha 22 anos quando o museu lhe encomendou o mural.

Clique na imagem.

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 2.597 infectados e 78 mortos. Mais 2.788 recuperados.

NORTE + 1.231 infectados [+ 38 mortos]

CENTRO + 292 [+ 14]

LISBOA E VALE DO TEJO + 917 [+ 24]

ALENTEJO + 92 [+ 2]

ALGARVE + 35

AÇORES + 21 / MADEIRA + 9.

Clique na imagem da DGS para abrir.

ET POUR CAUSE


L’État, c’est moi. Clique na imagem.

SINTOMAS


Reportando aos anos 2013 e 2014, Yvette K. Centeno acaba de publicar o primeiro volume dos diários a que chamou Sintomas. Fê-lo por indução de filhos e netos, curiosos, uns e outros, das origens polacas da família da mãe.

Yvette K. Centeno é uma grande autora mas, nunca tendo andado em bicos de pés, o seu nome soa pouco familiar fora do círculo de cognoscenti. Afinal, a Simbologia, de que é considerada a mais importante especialista portuguesa, não é uma área de livre trânsito. E quem diz Simbologia diz filosofia hermética, alquimia, mística judaica, estudos sobre Pessoa, Goethe ou Celan, três entre muitos sobre quem orientou seminários e proferiu conferências em Harvard, Oxford, Londres, Berlim, Paris, Madrid, Lisboa, Coimbra e outras cidades.

Sintomas abre várias janelas. Ficamos a saber que, durante a Segunda Guerra Mundial, sua mãe trabalhou numa organização internacional de apoio a fugitivos e exilados judeus, que o activismo político, marxista, levou seu pai mais de uma vez à prisão, que os anos (1946-50) de Buenos Aires foram consequência da repressão do Estado Novo, que Paris era um escape recorrente, e que a paixão do jazz era partilhada com o marido, o lendário contrabaixo Bernardo Moreira, aka Binau.

Yvette não diz, mas digo eu: Binau, engenheiro civil, um dos fundadores do Hot Club de Portugal, acrescentou três músicos à família e dirigiu durante quase vinte anos a Escola de Jazz Luís Villas Boas. Quem viu Belarmino (1964), de Fernando Lopes, lembra-se dele a tocar com o saxofonista belga Jean Pierre Gebler.

Numa escrita limpa, isenta de pose, Yvette K. Centeno fala do tempo que nos coube viver, da infância, do intervalo argentino, das fugas para Paris, da operação de B., de filhos, noras e netos, do 25 de Abril, das redes sociais, de amigos, entre eles Rui Zink, de Rilke, de autoras suas contemporâneas, da angústia do envelhecimento, de toda a sorte de trivialidades que preenchem o nosso quotidiano.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1940, filha de mãe polaca e pai português, poeta, ficcionista, dramaturga, ensaísta e tradutora, professora catedrática jubilada, Yvette K. Centeno foi co-fundadora do CITAC da Universidade de Coimbra, criou o Gabinete de Estudos de Simbologia da Universidade Nova de Lisboa, fundou o ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian, viveu largas temporadas em Paris, conviveu de perto com os grandes da cultura europeia de século XX e, não obstante, mantém-se uma das personalidades mais discretas da cena literária.

Quem leu Entre Silêncios, o volume da sua poesia reunida publicado em 2019, ou Quem Se Eu Gritar (1962), As Palavras Que Pena (1972), A Alquimia e o Fausto de Goethe (1982), Fernando Pessoa: o Amor, a Morte, a Iniciação (1984), Literatura e Alquimia (1987) Os Jardins de Eva (1998), entre outros títulos, vai gostar de Sintomas, que prolonga, em aparente sottovoce, dois livros anteriores: Do Longe e do Perto (2011, diário) e No Rio da Memória (2017, memórias). Assim cheguem depressa os volumes subsequentes de Sintomas.

Com design de Mariana Viana, a capa reproduz o detalhe de uma pintura de Vera Kace. Parabéns, Yvette.

Clique na imagem.

domingo, 6 de dezembro de 2020

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje.

Mais 3.834 infectados e 87 mortos. Mais 2.852 recuperados.

NORTE + 2.258 infectados [+ 50 mortos]

CENTRO + 500 [+ 14]

LISBOA E VALE DO TEJO + 773 [+ 21]

ALENTEJO + 215 [+ 2]

ALGARVE + 62

AÇORES + 22 / MADEIRA + 4.

Clique na imagem da DGS para abrir.

BA LEILOA


O leilão da British Airways é o retrato cru destes dias de incerteza. Com cerca de seis mil milhões de euros (aliás 5,1 mil milhões de libras) de prejuízo entre Janeiro e Setembro, a companhia britânica está a leiloar, desde o mês passado, as baixelas e outros acessórios que usava nas primeiras classes.

Com a redução brutal da frota, do número de voos e das rotas de destino, o cancelamento da encomenda de 68 novos aviões, e a saída de cena do 747, a companhia viu-se obrigada a despedir mais de dez mil trabalhadores.

Agora pôs em leilão as baixelas (copos para todo o tipo de bebidas, flûtes de champanhe, chávenas de chá e café, pratos, talheres, molheiras, travessas, bandejas...), mas também cestos de pão, guardanapos e toalhas, carrinhos de bebidas, tigelas para bombons, caixas de refeições, sapatilhas de descanso, máscaras de sono, mantas e roupa de cama, etc. As porcelanas William Edwards estão entre o itens mais caros.

As obras de arte que decoravam os gabinetes dos gestores de topo (muitos deles despedidos) já haviam sido leiloadas em Outubro.

Trágica antecipação daquilo a que vamos assistir em 2021.

Clique na imagem da BBC.