sábado, 19 de dezembro de 2020

VACINAS

Vários países — China, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e Reino Unido — iniciaram já a vacinação Covid dos grupos que cada um considera prioritários.

O curioso é que ainda ninguém viu uma personalidade pública de relevo planetário a ser vacinada. O director-geral da OMS não deveria dar o exemplo? E quem diz o senhor Tedros Adhanom diz o secretário-geral das Nações Uuidas, o CEO da Pfizer e os das restantes farmacêuticas envolvidas, etc. Verdade que Mike Pence, vice-Presidente em exercício dos EUA, deu o braço às televisões, mas o senhor Pence é irrelevante. Putin não foi vacinado. Nem Trump. Nem a rainha.

Nos países da UE a vacinação começará, alegadamente, no próximo dia 27 (mas pode ir até 29). O que fará Marcelo? O que farão os outros candidatos presidenciais?

Ontem, no Expresso da Meia-Noite, Francisco Ramos, coordenador nacional da vacinação, despejou um balde de água fria nas expectativas de muita gente. Tudo é falível: datas, eficácia, lotes disponíveis. Fez bem em pôr os pontos nos ii.