segunda-feira, 4 de maio de 2020

CALAMIDADE VS EMERGÊNCIA


Após 42 dias de estado de emergência (entre 18 de Março e 3 de Maio), entrou hoje em vigor o estado de calamidade. As regras mudaram, nada tenho a obstar, mas a terminologia oficial não me parece feliz.

Sou dos que consideram que calamidade tem um peso semântico e simbólico superior ao de emergência (e, como eu, vários escritores e professores de literatura com quem tenho falado). O Estado entende de maneira diferente.

Nada como ir aos dicionários. Cito, por ordem de preferência, os quatro que tenho aqui mais à mão.

CALAMIDADE

Aurélio — Desgraça pública, catástrofe, flagelo.

Porto Editora — Grande mal que atinge muita gente.

Houaiss — Grande perda, dano, desgraça, destruição, especialmente a que atinge uma vasta área ou grande número de pessoas, catástrofe.

Academia das Ciências de Lisboa — Grande mal que atinge um país [...] Cataclismo, Catástrofe, Desastre, Flagelo.

EMERGÊNCIA

Aurélio — Situação crítica, acontecimento perigoso ou fortuito, incidente.

Porto Editora — Situação de gravidade excepcional que obriga a tomar providências apropriadas.

Houaiss — Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito, contingência.

Academia das Ciências de Lisboa — Situação crítica ou de gravidade excepcional que obriga a tomar medidas adequadas.

Clique na imagem.