domingo, 17 de novembro de 2019

THE CROWN, TRÊS


O dia está impossível, mas temos uma consolação de peso: a Netflix estreia hoje a 3.ª temporada da série de Peter Morgan que descreve e analisa o reinado de Isabel II. Em boa verdade, The Crown é um documento para a História. O projecto prevê seis temporadas.

A primeira temporada abrange o período que vai do casamento de Isabel e Filipe (1947) ao fim da ligação “inconveniente” de Margarida com o capitão Peter Townsend, por imposição de Churchill (1955). A segunda vai da Crise do Suez e consequente demissão de Anthony Eden (1956) ao nascimento de Edward (1964).

A terceira, novamente em 10 episódios, está disponível a partir de hoje e cobre os dois mandatos de Harold Wilson como primeiro-ministro, indo de 1964 a 1977.

Foi preciso mudar o elenco porque 20 anos é muito tempo na vida de qualquer pessoa. Assim, Claire Foy, que foi Isabel II nas temporadas anteriores, vê-se substituída por Olivia Colman; Matt Smith, que foi Filipe, dá o lugar a Tobias Menzies; e Vanessa Kirby, a irreverente Margarida, passa a bola a Helena Bonham Carter. E assim sucessivamente.

Clique na imagem.