quarta-feira, 20 de novembro de 2019

A LENDA


Contrariamente ao que alguns supõem, o manager dos estábulos reais e amigo íntimo de Isabel II, designado por Porchie, existiu mesmo, não é uma invenção da série de Peter Morgan.

Porchie é o diminutivo de Henry George Reginald Molyneux Herbert, ou seja, Lord Porchester, 7.º Conde de Carnarvon. Foi membro dos Royal Horse Guards e tornou-se responsável pelas corridas de cavalos reais em 1969. Tinha então 45 anos.

Em Maio desse ano, Porchie acompanhou a rainha numa viagem privada a França e aos Estados Unidos, países onde visitaram os melhores criadores de cavalos. A prolongada ausência da monarca coincidiu com reuniões preparatórias de um golpe de Estado contra o primeiro-ministro Harold Wilson, arquitectado por Cecil King (magnata da imprensa), a pretexto do caos económico e consequente desvalorização da libra esterlina.

Mas as pretensões do patrão do Daily Mirror esbarraram com a recusa final de Lord Mountbatten, primo da rainha, último vice-rei da Índia, envolvido na conspiração desde 1968. Assim que foi informada da tentativa de golpe, Isabel II interrompeu a viagem e regressou a Londres, metendo o primo na ordem. (Em 1974 haveria uma segunda tentativa para depor Wilson à força.)

A forma como a série ilustra a relação de Porchie com Isabel corrobora a lenda de um romance entre ambos. Porém, Dickie Arbiter, antigo secretário pessoal da rainha, foi peremptório: trata-se de um boato «very distasteful and totally unfounded.» Então ficamos assim.

Nas duas primeiras temporadas, Porchie é interpretado pelo actor Joseph Kloska. Na terceira, por John Hollingworth.

Na imagem, da esquerda para a direita, o príncipe Filipe, Porchie e a rainha. Clique.