quinta-feira, 31 de outubro de 2019

TRAGÉDIA GRENFELL


O incêndio da Torre Grenfell, no bairro de North Kensington, em Londres, deu-se a 14 de Junho 2017. Fez 72 vítimas identificadas, embora tudo indique que tenham sido mais de cem, ou seja, o número de pessoas nunca encontradas, mas alegadamente residentes no local, em regime de subaluguer, por serem imigrantes ilegais. Os 24 andares da Torre Grenfell eram ocupados por apartamentos arrendados a imigrantes.

Ontem, passados mais de 28 meses sobre a tragédia, foi divulgado o relatório oficial da polícia, entregue na véspera aos familiares das vítimas identificadas.

Esse relatório responsabiliza directamente a London Fire Brigade pela dimensão do desastre, notando que vários bombeiros recusaram participar do inquérito.

North Kensington está para Londres como a Buraca para Lisboa ou o Aleixo para o Porto, e todos sabemos que há uma hierarquia de tragédias.

Familiares de algumas vítimas tencionam processar a LFB enquanto instituição e alguns dos seus membros enquanto profissionais que não cumpriram (ou cumpriram de forma errada) as suas funções. A acusação mais frequente diz respeito ao facto de, em simultâneo, terem ocorrido dois tipos de actuação: enquanto alguns moradores receberam ordem de evacuação imediata, a outros foi dito que deviam permanecer dentro de casa. O resultado ficou à vista de todos.

Convém sublinhar que o inquérito levou 28 meses a concluir.

Clique na imagem da BBC.