segunda-feira, 18 de maio de 2020

DESCONFINAMENTO, FASE DOIS


Começou hoje a segunda fase do desconfinamento. Reabriram as esplanadas, cafés, pastelarias e restaurantes, mas também os museus, galerias de arte, monumentos e palácios, as creches e, desde que autorizados pela autarquia, os centros comerciais.

Por iniciativa própria, vários cafés e restaurantes reabrem com horário reduzido (não servindo jantares), mas mantêm o serviço de take away.

Grande parte dos trabalhadores regressa hoje às empresas, pondo fim ao teletrabalho. Na maioria dos casos esse regresso faz-se por turnos e sob regras de distanciamento.

Os transportes públicos voltam aos horários pré-pandemia.

A partir de hoje também regressam as visitas aos Lares e residências sénior, condicionadas a uma visita semanal por residente, com marcação prévia e duração máxima de 90 minutos.

Recomeçam as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos, embora um estudo da Universidade do Minho revele que 59% dos visados não esteja de acordo com a medida.

Regressam ainda as aulas presenciais de condução.

Muitos hotéis aproveitam a data para reabrir. Lembrar que ninguém os mandou fechar (o encerramento deu-se por falta de clientes), embora mais de 95% o tenha feito.

Como se vê na imagem, o primeiro-ministro já tomou o pequeno-almoço na esplanada do Califa.

Clique na imagem do Diário de Notícias.