domingo, 13 de março de 2022

NOVO PATAMAR


Esta madrugada, quando eram 03:45 em Portugal, a base militar ucraniana de Yavoriv, formalmente designada como Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança, foi vítima de uma blitz de mísseis russos. A base situa-se a 25 quilómetros da fronteira com a Polónia.

Dito de outro modo, a guerra está a 25km da fronteira da NATO. Até ao momento estão identificados 35 mortos e cerca de 150 feridos. As vítimas são de nacionalidade ucraniana, polaca, norte-americana, britânica, alemã, francesa e australiana. Especula-se que no local também estivessem quatro consultores portugueses.

Consta nos círculos russófilos que o CIMPS estaria a servir de base logística para treino e equipamento dos voluntários estrangeiros que estão a chegar à Ucrânia para lutar ao lado do exército ucraniano.

O eco do bombardeamento ouviu-se em Lviv, onde estilhaçaram os vidros de alguns edifícios. Recordar que foi para Lviv, cidade situada a 80 quilómetros da fronteira polaca, que se transferiram todas as representações diplomáticas estrangeiras, cujo staff foi reduzido ao mínimo.

O ataque representa uma sinistra mudança de paradigma na condução da guerra.

Clique na imagem.