quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CHIEF OF STAFF


Biden já nomeou o seu Chief of Staff, a figura mais importante de qualquer Administração americana a seguir ao Presidente, cabendo-lhe, entre outras funções, escolher e liderar os membros do executivo.

O escolhido foi Ron Klain, 59 anos, advogado oriundo de Harvard, assessor principal do Supremo Tribunal e antigo senador. Com larga experiência na Casa Branca, foi chefe de gabinete de Al Gore (1995–1999) e de Joe Biden (2009–2011). Por nomeação de Obama, foi o responsável máximo pela contenção do vírus Ébola nos Estados Unidos.

Biden e Klain são amigos há mais de 30 anos, tendo trabalhado juntos, em diversas ocasiões, desde os anos 1980. Nos últimos nove meses, Klain tem sido um acérrimo adversário do modo como Trump tem lidado com a pandemia Covid-19.

Conhecido e respeitado pela sua capacidade em tomar com rapidez decisões importantes, Klain não se deixará intimidar pelo boicote dos sequazes de Trump à transição presidencial.

Recordar que Mike Pompeo, o secretário de Estado, [o MNE] tem estado a dissuadir os líderes mundiais de felicitarem Biden porquanto, diz ele, «a transição para o segundo mandato de Trump está em marcha...» O recado fez soar as campainhas das Chancelarias internacionais, uma vez que, estando o Departamento de Estado a bloquear as mensagens dirigidas a Biden, há quem veja neste comportamento o prenúncio de um Coup d’état.

O filme Recount (2008), que Jay Roach fez para a HBO sobre as eleições presidenciais de 2000, é inspirado na sua pessoa. Kevin Spacey é o Klain do filme.

Clique na imagem.