quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O ABSURDO ULULANTE


Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, tinha 29 anos em Março de 2001 (o pai exercia o cargo de primeiro-ministro pela segunda vez). Naquele distante 2001, Justin compareceu a um baile de gala organizado pela West Point Grey Academy, de Vancouver, a universidade privada onde leccionava. Tendo como tema as Noites Árabes, Justin mascarou-se de Aladino para o baile: turbante e túnica, não se esquecendo de pintar o rosto, o pescoço e as mãos de castanho-chocolate.

A foto, que consta no anuário de 2001 da West Point Grey Academy, foi agora divulgada ao vasto mundo pela revista Time.

Em nome da insânia que varre o Ocidente, Justin viu-se obrigado a pedir desculpas públicas: «Eu não o devia ter feito. Devia saber que era uma manifestação de racismo. Sinto e lamento profundamente. Na época não era uma atitude racista, mas agora percebemos que sim.» Que disparate!

Não foi o primeiro. Vários políticos americanos (como o governador da Virgínia e a governadora do Alabama) também se retrataram por, na juventude, terem-se mascarado de negros.

Quando tinha 8 anos, oito, também me mascarei de índio, tal como outros se mascaram de Luís XIV ou de Cleópatra. Pedir desculpas por uma brincadeira? Anda tudo doido? Ou estão com saudades do totalitarismo?

Clique na imagem.