sábado, 14 de novembro de 2020

CURVAS ASCENDENTES


Para quem prefere gráficos. Situação Covid-19 em Portugal.
Clique na imagem do Expresso.


COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje. Mais 6.602 infectados e 55 mortos.

NORTE + 4.154 infectados [+ 28 mortos]

CENTRO + 715 [+ 8]

LISBOA E VALE DO TEJO + 1.563 [+ 17]

ALENTEJO + 52 [+ 2]

ALGARVE + 95

AÇORES + 18 / MADEIRA + 5.

Clique na imagem da DGS para abrir.

A TRAPAÇA

Os media, por causa das audiências, e os Governos (em todo o mundo) à boleia da ansiedade das respectivas opiniões públicas, não se calam com as vacinas para o Covid-19.

Tendo a Comissão Europeia feito uma encomenda a ratear pelos Estados-membros, o Parlamento Europeu levantou (e bem) a questão de saber quem indemniza quem no caso, muito provável, de efeitos colaterais danosos.

Com a pressa, os laboratórios ditos de referência estão a ser exonerados de etapas até aqui obrigatórias na certificação de vacinas. Quanto se sabe, os contratos feitos com esses laboratórios endossam aos Estados toda a responsabilidade.

O que me faz confusão é ver tão pouca gente interessada nos aspectos práticos da “descoberta”.

Admitindo que apareça uma — abstenho-me de comentar as “vacinas” da China, da Rússia e de Israel, embora me pareça estranho que as suas patentes não tenham sido disponibilizadas ao vasto mundo —, quantos países, no Ocidente, teriam capacidade de a produzir em quantidade suficiente e tempo útil? Estamos a falar de nunca menos de dois mil milhões de doses.

Não está na altura de pôr um ponto final na trapaça? Não era mais sensato admitir que estão a ser feitos esforços (acredito que sim) para “acertar” com a terapêutica adequada, fazendo do Covid-19, como se fez da Sida, uma doença crónica sob controlo?

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

RESULTADOS FECHADOS

 


Ao fim de dez dias, estão finalmente fechados os resultados das presidenciais norte-americanas.

Biden tem 78 milhões de votos e 306 grandes eleitores / Trump tem 72,7 milhões de votos e 232 grandes eleitores.

Imagem: CNN. Clique.

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje. Mais 6.653 infectados e 69 mortos.

NORTE + 4.061 infectados [+ 32 mortos]

CENTRO + 626 [+ 8]

LISBOA E VALE DO TEJO + 1.733 [+ 27]

ALENTEJO + 114 [+ 1]

ALGARVE + 86 [+ 1] 

AÇORES + 19 / MADEIRA + 14.

Clique na imagem da DGS para abrir.

SEM TRAPAÇA

«A eleição foi a mais segura da história americana e não há evidências de que os sistemas de votação tenham sido comprometidos

Quem o diz, em comunicado, é o Conselho de Coordenação do Department of Homeland Security’s Cybersecurity and Infrastructure Security Agency, de que fazem parte secretários de Estado, promotores federais, directores eleitorais estaduais de todo o país e altos funcionários da agência de segurança cibernética.

O comunicado é assinado por Benjamin Hovland, presidente da Comissão de Assistência Eleitoral dos Estados Unidos, desmentindo categoricamente as alegações de fraude eleitoral feitas por Trump.

Já se percebeu que a saga vai prosseguir até ao próximo 14 de Dezembro, dia em que o Colégio Eleitoral se reúne para o veredicto final. Se Trump fizer como Al Gore, reconhece a derrota na véspera.

ÓBVIO ULULANTE

 


Ora bem.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

COVID HOJE


Situação Covid-19 em Portugal, hoje. Mais 5.839 infectados e 78 mortos

NORTE + 3.567 infectados [+ 45 mortos]

CENTRO + 749 [+ 6]

LISBOA E VALE DO TEJO + 1.345 [+ 25]

ALENTEJO + 25 [+ 2]

ALGARVE + 56 

AÇORES + 29 / MADEIRA + 16.

Clique na imagem da DGS para abrir.

CHIEF OF STAFF


Biden já nomeou o seu Chief of Staff, a figura mais importante de qualquer Administração americana a seguir ao Presidente, cabendo-lhe, entre outras funções, escolher e liderar os membros do executivo.

O escolhido foi Ron Klain, 59 anos, advogado oriundo de Harvard, assessor principal do Supremo Tribunal e antigo senador. Com larga experiência na Casa Branca, foi chefe de gabinete de Al Gore (1995–1999) e de Joe Biden (2009–2011). Por nomeação de Obama, foi o responsável máximo pela contenção do vírus Ébola nos Estados Unidos.

Biden e Klain são amigos há mais de 30 anos, tendo trabalhado juntos, em diversas ocasiões, desde os anos 1980. Nos últimos nove meses, Klain tem sido um acérrimo adversário do modo como Trump tem lidado com a pandemia Covid-19.

Conhecido e respeitado pela sua capacidade em tomar com rapidez decisões importantes, Klain não se deixará intimidar pelo boicote dos sequazes de Trump à transição presidencial.

Recordar que Mike Pompeo, o secretário de Estado, [o MNE] tem estado a dissuadir os líderes mundiais de felicitarem Biden porquanto, diz ele, «a transição para o segundo mandato de Trump está em marcha...» O recado fez soar as campainhas das Chancelarias internacionais, uma vez que, estando o Departamento de Estado a bloquear as mensagens dirigidas a Biden, há quem veja neste comportamento o prenúncio de um Coup d’état.

O filme Recount (2008), que Jay Roach fez para a HBO sobre as eleições presidenciais de 2000, é inspirado na sua pessoa. Kevin Spacey é o Klain do filme.

Clique na imagem.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

JARDIM RIBEIRO TELLES

 


Uma boa decisão. Clique na imagem.

GONÇALO RIBEIRO TELLES 1922-2020


Morreu hoje o arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, criador da Reserva Ecológica Nacional, fundador do Partido Popular Monárquico e do Movimento Partido da Terra.

Antigo vereador da Câmara de Lisboa, várias vezes deputado e governante, exerceu funções de secretário de Estado do Ambiente e de ministro da Qualidade de Vida.

A sua obra mais marcante são os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, desenhados em co-autoria com António Viana Barreto. Uma das mais recentes é o Jardim Amália Rodrigues, no topo do Parque Eduardo VII. Tinha 98 anos.

Clique na imagem.

IMPASSE MANTÉM-SE


Depois da directiva de William Barr, procurador-geral dos Estados Unidos, mantém-se o impasse nas eleições americanas.

Anteontem, Barr autorizou investigações sobre alegadas irregularidades na contagem dos votos, autorizando os procuradores federais a agir, embora tivesse o “cuidado” de sublinhar que a recontagem não deveria ser efectuada com base em alegações capciosas. A sua decisão fez com que Richard Pilger, o responsável nacional do Departamento de Justiça pela supervisão de fraudes eleitorais, renunciasse ao cargo.

O New York Times contactou as autoridades de todos os Estados, obtendo a garantia unânime de que tudo fora feito no estrito cumprimento da Lei. Por exemplo, Frank LaRose, secretário de Estado do Ohio, afirmou: «Sobre as eleições, há uma grande capacidade humana de inventar coisas que não são verdadeiras.» Em sentido contrário, Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia, ordenou a recontagem, embora Biden tenha (no Estado) uma vantagem de 14 mil votos.

Neste momento, a contagem nacional atribui 77,3 milhões de votos a Biden e 72,2 a Trump.

Entretanto, Biden já falou pessoalmente com Merkel, Macron, Boris Johnson e Benjamin Netanyahu.

O precedente não justifica a querela, mas Trump não é o primeiro a dificultar a transição a partir de alegações de fraude. Antes dele, outros nove Presidentes o fizeram.

Imagem: NYT. Clique.

ARTUR PORTELA FILHO 1937-2020


Vítima de Covid-19 morreu ontem à noite, no Hospital de Abrantes, o jornalista, investigador e escritor Artur Portela Filho, fundador do Jornal Novo e da revista Opção, órgãos de combate à deriva totalitária do PREC. 

O primeiro livro, A Feira das Vaidades (1959), foi apreendido pela PIDE. Nesse mesmo ano lançou a primeira coluna regular de crítica de televisão na imprensa portuguesa. Mas seria com A Funda, série de crónicas coligidas em sete volumes, publicados entre 1972 e 77, que o seu nome entraria por direito próprio na literatura portuguesa. 

Artur Portela Filho também escreveu ficção e ensaio. Da vasta bibliografia destaco colectâneas de contos como, entre outras, A Gravata Berrante (1960), Avenida de Roma (1961), Thelonious Monk (1962) e Os Peixes Voadores (2006), romances como O Código de Hamurabi (1962), Marçalazar (1977), História Fantástica de António Portugal (2004), As Noivas de São Bento (2005) e A Guerra da Meseta (2009), a peça de teatro O General (1962), ensaios sobre Eça de Queirós — autor de quem adaptou para teatro A Capital —, Cardoso Pires, artes plásticas e Salazarisno, cultura em ditadura (Salazarismo vs Franquismo), investigação histórica sobre os anos 1930 na Espanha franquista e na Itália fascista, ética jornalística, etc., além das famosas crónicas dispersas pelo Jornal do Fundão, Diário de Lisboa, República, A Capital, Portugal Hoje, A Luta, O Jornal, TSF, etc., que fizeram dele um nome de referência. Na imprensa, ninguém escrevia como ele. Infelizmente, a sua heterodoxia não fez escola. O Novo Conde de Abranhos (1971) e O Regresso do Conde de Abranhos (1976) são sátiras violentas ao Estado Novo (a primeira) e ao PREC (a segunda). 

Filho do jornalista do mesmo nome, cresceu numa família de intelectuais. Eleito pela Assembleia da República, foi presidente da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Membro da candidatura de Humberto Delgado, activista da CDE (1969), antifascista e anticomunista, Artur Portela Filho sofreu o ónus de pensar e escrever sempre contra o ar do tempo. Tinha 83 anos.

Clique na imagem.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

COME & CALA

 


Infelizmente.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

CRUZEIRO SEIXAS 1920-2020


A menos de um mês de completar cem anos, morreu ontem, no Hospital de Santa Maria, o pintor e poeta Artur do Cruzeiro Seixas, fundador e figura destacada do Surrealismo português.

Depois de frequentar a Escola António Arroio (1935-41), fez parte das tertúlias do Café Hermínius e do Grupo Surrealista de Lisboa, expondo pela primeira vez em 1949.

Alistado na Marinha Mercante, fixou-se em Angola em 1951, ali vivendo durante catorze anos. Sem abandonar as artes plásticas, foi naquela antiga Colónia que começou a escrever poesia, estando publicados os três volumes da Obra Poética organizados por Isabel Meyrelles (um quarto volume encontra-se em preparação). Em 1967 torna-se bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, viaja por todo o mundo, dirige várias galerias de arte, expõe em Espanha, no Brasil, na Alemanha, na Inglaterra, na Bélgica, no Chile, nos Estados Unidos e no México, desenha cenários para o Ballet Gulbenkian e para a Companhia Nacional de Bailado e, em 1975, corta relações com Cesariny, o amigo dilecto. A correspondência de ambos (1941-75) foi publicada em 2016 pela editora Sistema Solar.

Ilustrou livros de diversos autores, entre eles a Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica que Natália Correia organizou e publicou em 1966.

Cruzeiro Seixas está representado em colecções públicas e privadas. Entre outras, na Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Chiado), na Biblioteca Nacional de Portugal, no  Museu Machado de Castro (Coimbra), na Biblioteca de Tomar e, naturalmente, no Museu do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, instituição a que doou toda a sua colecção em 1999.

Radicado no Algarve desde o início dos anos 1980, homossexual assumido, foram realizados sobre a sua vida e obra três filmes: N.O.M.A. Cruzeiro Seixas (2006) de Carlos Cabral Nunes; Cruzeiro Seixas. O Vício da Liberdade (2010) de Alberto Serra e Ricardo Espírito Santo; e As Cartas do Rei Artur (2016) de Cláudia Rita Oliveira.

A ministra da Cultura atribuiu-lhe no mês passado a Medalha de Mérito Cultural.

O corpo estará no Teatro Thalia, em Lisboa, amanhã (10-15h), seguindo depois para o Cemitério dos Prazeres.

Clique na imagem.