domingo, 21 de junho de 2020

LAWRENCE


Temos finalmente uma nova tradução de Seven Pillars of Wisdom, de T. E. Lawrence (1888-1935). Disponível em Portugal desde 1989, Os Sete Pilares da Sabedoria (1926) regressa numa edição extremamente cuidada da E-Primatur, que mantém os mapas e as ilustrações da edição original, mas não o portfolio fotográfico.

Toda a gente viu Lawrence da Arábia, o filme que David Lean fez em 1962 a partir do livro e, desde então, o rosto de Peter O'Toole (com 29 anos) passou a ser o de Lawrence.

O livro relata a experiência do autor entre 1915-18, enquanto coronel e diplomata britânico, durante a Revolta Árabe, a Campanha do Sinai e Palestina contra o Império Otomano, a queda de Damasco, etc. Foi Lawrence, arqueólogo de profissão, militar e diplomata ad hoc, quem desatou o nó górdio dos interesses britânicos na região. Tendo abandonado a arqueologia após a guerra, ingressou no ministério dos Negócios Estrangeiros, mantendo-se como interlocutor privilegiado de Faisal I, rei da Síria e do Iraque.

Os Sete Pilares da Sabedoria é dedicado a S.A., ou seja, Selim Ahmed, vulgo Dahoum, o jovem com quem manteve uma relação amorosa a partir de 1910.

Lawrence morreu com 46 anos, na Inglaterra, cinco dias após um acidente de mota.

Clique na imagem.