quarta-feira, 27 de maio de 2020

FOTOGRAFIA EM MOÇAMBIQUE


Quem se interessa por fotografia e, em especial, pela história da fotografia em Moçambique, deve procurar ler Photographos de Paulo Azevedo, que já em 2016 publicara Joseph e Maurice Lazarus. Photographos Pioneiros de Moçambique, 1899-1908.

Em cerca de duzentas páginas, Paulo Azevedo fixa o aparecimento e avanço da fotografia em Moçambique, entre os anos 1800 e 1920, traçando os perfis de pioneiros como Benjaminn Kisch, Manuel Romão Pereira, Louis Hily, Thomas Lee, António Joaquim Cunha, Joseph e Maurice Lazarus, Eduardo Battaglia, José Ferreira Flores, Francisco S. Silva, Ignácio P. Pó, Sidney Hocking e J. Wexelsen.

Descobri muita coisa que desconhecia, como por exemplo a história pregressa da Casa Spanos (onde, com 12 anos, folheava exemplares da revista gay americana Physique Pictorial...) e da Fotografia Bayly, que ainda existiam ao tempo da minha adolescência.

O volume inclui portfolio fotográfico, incluindo fotografias da visita feita a Moçambique (em 1907) pelo príncipe D. Luís Filipe, ao tempo herdeiro do trono português, mas também do 2.º aniversário da implantação da República, bem como várias transcrições do Lourenço Marques Guardian e de anúncios publicados na imprensa da época.

Muito interessante. Editou a Glaciar.

Clique na imagem.