quarta-feira, 5 de junho de 2019

SENA EM COLÓQUIO


O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho está a organizar um Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Jorge de Sena, a realizar no campus de Gualtar, em Braga, nos próximos 21 e 22 de Novembro.

Fazem parte da comissão organizadora Ana Ribeiro, Carlos Mendes de Sousa, Isabel Cristina Mateus, Micaela Ramon, Rita Patrício e Sérgio Sousa. A Obra seniana será analisada nos diversos eixos em que se desenvolve: poesia, ficção, dramaturgia, ensaio, historiografia literária, correspondência, tradução, recepção crítica e relação com outras artes.

A Comissão Científica é composta por Orlando Grossegesse, director do CEHUM, Vítor Aguiar e Silva, da Universidade do Minho, Osvaldo Manuel Silvestre, da Universidade de Coimbra, Eduardo Lourenço, da Fundação Calouste Gulbenkian, Luís Adriano Carlos, da Universidade do Porto, Jorge Fazenda Lourenço, responsável pela edição da Obra do autor, Kenneth David Jackson, da Yale University (USA), Gilda Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Outeiro Fernandes, da Universidade Estadual Paulista (Brasil), e João Camilo dos Santos, da University of California Santa Barbara.

Ainda não são conhecidos os autores das comunicações a apresentar, uma vez que o prazo de entrega só termina no próximo dia 30.

Na imagem, Sena retratado (1949) por Fernando Lemos. Clique.