quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

JOAN DIDION 1934-2021


Vítima da doença de Parkinson, morreu hoje Joan Didion, uma das personalidades mais destacadas do New Journalism e da contracultura da costa Oeste norte-americana. Tinha 87 anos.

Membro da Academia Americana de Artes e Letras, jornalista, crítica cultural e escritora, Joan Didion tinha tanta influência em Hollywood como em Manhattan, uma proeza alcançada por muito poucos. 

Várias vezes premiada, autora de cinco romances e dois volumes de memórias — O Ano do Pensamento Mágico, sobre a morte do marido, foi adaptado ao teatro por Vanessa Redgrave; e Noites Azuis, sobre a morte da filha. Ambos traduzidos em Portugal —, além de roteiros para filmes de sucesso e catorze colectâneas dos artigos que escreveu para a New York Review of Books e outras publicações, Didion recebeu doutoramentos honoris causa por Harvard e Yale, mas também a Medalha Nacional das Artes.

Quem quiser saber mais pode ver na Netflix o documentário Joan Didion: The Center Will Not Hold (2017), feito por Griffin Dunne, seu sobrinho. Ou então ler The Last Love Song: A Biography of Joan Didion, a biografia publicada por Tracy Daugherty em 2015.

Na imagem, Didion nos anos 1970. Clique.