quinta-feira, 14 de outubro de 2021

UPDATE RENDEIRO

A inspecção da PJ feita anteontem à casa do banqueiro na Quinta Patiño confirmou o desaparecimento de obras de arte inventariadas em Novembro de 2010. E algumas das que encontraram não correspondem aos originais constantes do auto de apreensão. Conclusão: quinze sumiram, outras foram substituídas por cópias. Nada que surpreenda.

Mas há pior. Duas obras icónicas da arte portuguesa, Cabeça Heráldica (1912) de Amadeo de Souza-Cardoso e Cães de Barcelona (1964) de Paula Rego, não constam do referido auto de apreensão. Há dez anos ainda as duas se encontravam na casa da Quinta Patiño. Paula Rego até viu a sua no local e, segundo testemunho de Nick Willing, o filho mais velho da pintora, a mãe não gostou do sítio onde estava colocada.

Sem surpresa, Rendeiro não emprestou Cães de Barcelona para a retrospectiva de Paula Rego actualmente patente na Tate Britain (Londres) e, pelos vistos, a PJ nem sabia da existência da obra, adquirida por Rendeiro em 1998, e exposta em 2008 na mostra que o Museu Reina Sofía (Madrid) dedicou à pintora. Deveras estranho.