domingo, 31 de maio de 2020

BLACK LIVES MATTER


São já 75 as cidades americanas onde os motins causados pelo assassinato de George Floyd se traduzem em vandalização generalizada, saques e incêndios. Só em Minneapolis foram destruídos mais de 250 estabelecimentos comerciais.

Neste momento, 25 cidades de 16 Estados estão sujeitas a recolher obrigatório. O número de mortos subiu para 4 (um polícia e três civis), havendo dezenas de feridos hospitalizados, muitos deles polícias.

Os tumultos chegaram aos portões da Casa Branca, onde os manifestantes atacaram um repórter da Fox News. Lafayette Park, perto da residência presidencial, também ardeu. Uma equipa da Reuteurs foi atingida pela polícia com balas de borracha.

Em Nova Iorque, a violência faz-se sentir defronte da Trump Tower, no coração de Manhattan, mas também no Harlem, em Brooklyn e em Queens. Na 5.ª Avenida, a Catedral de St Patrick não escapou ao pichamento, e os incêndios não poupam Times Square.

Em Chicago, o Trump International Hotel and Tower esteve a um passo de ser invadido por mais de três mil manifestantes. Um centro comercial foi vandalizado em São Francisco, o mesmo acontecendo a lojas de luxo da Melrose Av de Los Angeles, tendo ambas as cidades imposto recolher obrigatório.

A polícia tem reagido com gás lacrimogéneo, incluindo a versão pimenta, jactos de água e balas de borracha.

Na imagem do New York Times, o mapa dos principais motins. Clique.