quinta-feira, 31 de maio de 2018

AEROPORTO DE LISBOA


Anda toda a gente muito entusiasmada com o turismo. Mas esta galinha de ovos de ouro tenderá a virar múmia se o Governo não romper o tabu do novo aeroporto de Lisboa. Nos anos de Sócrates, a Direita conseguiu mobilizar a opinião pública contra o aeroporto da Ota, que não era, de facto, a localização ideal. Mas em Janeiro de 2008 havia consenso para fazer o novo aeroporto em Alcochete.

Estavam de acordo o LNEC, a CIP, a Ordem dos Engenheiros, os peritos em ambiente e todas as entidades institucionais ligadas ao turismo. Alcochete custaria menos três mil milhões de euros do que a Ota, tendo a vantagem suplementar de ficar a 20 minutos do centro de Lisboa. Abandonar o projecto foi um erro.

Sendo uma alternativa canhestra, o Montijo é preferível a coisa nenhuma. Mas tem de ser já. Em 2017, a Portela movimentou 27 milhões de passageiros. O 1.º trimestre de 2018 fechou com um significativo aumento em relação a igual período do ano passado. No Verão não vamos poder aceitar centenas de voos, conforme esclareceu a ANA. É isso que querem?

Na imagem, o projecto do Montijo. Clique.