segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

GEORGIAGATE

Quem tem por hábito ler o New York Times conhece a história macabra do telefonema feito anteontem por Trump a Brad Raffensperger, o mais alto representante eleitoral da Geórgia.

O Washington Post divulgou o áudio, mas o NYT já tem uma cópia em seu poder.

O telefonema realizou-se no sábado, dia 2, durou mais de uma hora, e está ao nível de um ditador louco como Mugabe. Para surpresa de muita gente, foi feito pelo Presidente cessante de uma democracia avançada.

Nele, Trump insta o republicano Brad Raffensperger a manipular o resultado eleitoral da Geórgia: «Você tem de encontrar 11.780 votos a meu favor...» De seguida faz ameaças. Nos termos da lei estadual, Trump cometeu crime. Segundo vários juristas, «Por si só, a gravação é suficiente para lançar uma investigação. E é causa justa para emitir uma acusação.» A ver vamos.

Logo no domingo, Trump esperneou no Twitter. Brad Raffensperger respondeu ao tuíte presidencial: «Com todo o respeito, o que o senhor está a dizer não é verdade. A verdade virá à tona.» O Post divulgou a gravação horas depois.

A próxima quarta-feira não vai ser um dia tranquilo. A certificação final dos votos do Colégio Eleitoral, validando a eleição de Biden, vai ser contestada por onze senadores republicanos. Tudo pode acontecer.