sexta-feira, 17 de maio de 2019

EUROPEIAS. SONDAGEM


Sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e para a SIC, divulgada esta noite.

PS = 36%

PSD = 28% / BE = 9% / CDU = 8% / CDS = 8% / PAN = 2%

Os 21 deputados portugueses poderiam ser:

9 do PS / 6 do PSD / 2 do BE / 2 da CDU / 2 do CDS

Clique nas duas imagens para ver os gráficos do Expresso na íntegra.

EUROPEIAS 2019


Em Portugal, as eleições europeias de 2014 tiveram uma participação de 33,8% dos inscritos. Ou seja, uma abstenção de 66,2%. É inadmissível.

Mas nos últimos cinco anos muita coisa aconteceu na Europa: exacerbação dos nacionalismos, avanço da extrema-direita, xenofobia a Leste, paroxismo migratório, triunfo do populismo, novo tipo de relacionamento com países terceiros (em particular com os Estados Unidos, a Rússia e a China), ondas de choque do Brexit, consciência das alterações climáticas, regressão nos costumes, nova liderança do Eurogrupo, etc.

Isto muda por completo o perfil das eleições. A UE de 2014 já não existe. Estamos em 2019. Merkel deixou a liderança da CDU. António Costa substituiu Passos Coelho. Macron substituiu Hollande. Sánchez substituiu Rajoy. May substituiu Cameron. Centeno substituiu Dijsselbloem. Marcelo substituiu Cavaco. Antigos satélites de Moscovo são hoje repúblicas proto-fascistas.

A única coisa que não mudou foi a pobreza (e, muitas vezes, a javardice do discurso conservador-nacionalista) da campanha eleitoral. Mas temos de esquecer os tartufos que monopolizam feiras e televisões. É preciso mostrar-lhes que não vale tudo.

Depois de amanhã, mais de 20 mil portugueses votam por antecipação. É bom saber que tanta gente, impedida de votar no próximo dia 26, se preocupou em assegurar o voto antecipado.

A ver vamos se, no próximo dia 26, a abstenção continua a ser a escolha de dois terços dos potenciais votantes.

Clique na imagem.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

AGITPROP PATRIARCAL


A pretexto da “defesa da vida”, eufemismo de combate ao direito das mulheres interromperem voluntariamente a gravidez, o Patriarcado de Lisboa publicou no seu mural um apelo directo ao voto no CDS, na coligação BASTA e no NÓS CIDADÃOS.

São seis os critérios da Federação Portuguesa pela Vida:

«Vida por nascer / Rejeição da eutanásia / Liberdade de educação / Oposição à ideologia de género / Proibição de barrigas de aluguer / Combate à prostituição».

Voltámos aos tempos em que os padres de Braga mandavam incendiar sedes do PCP?

D. Manuel Clemente, o Patriarca de Lisboa, reconheceu a «imprudência» da publicação, que mandou retirar.

Fica a imagem do Facebook para memória futura. Clique.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

AINDA BERARDO


Facto: soube-se agora que Berardo alterou os estatutos da Associação Colecção Berardo através de uma assembleia-geral que restringiu o controlo e poder decisório dos outros accionistas. Dito de outro modo: quem manda é ele. Ponto.

Adedota: a referida assembleia-geral foi realizada (em 2013) à revelia dos credores CGD, Millennium-BCP e Novo Banco. E durante seis anos ninguém deu por nada? Tão distraídos que eles andam.

As assembleias-gerais são públicas. Os bancos têm departamentos jurídicos. A Associação Colecção Berardo é parceira do Estado, depositário do respectivo acervo, avaliado em cerca de 350 milhões de euros. Andam a brincar com o pagode. Exactamente, quem?

Clique na imagem.

ATÉ QUE ENFIM

Em Agosto, a Caixa Geral de Aposentações vai corrigir e pagar os retroactivos das pensões de aposentação atribuídas a partir de 2012.

Essa correcção decorre de um acórdão do Tribunal Constitucional, exarado em Fevereiro, que concluiu estarem erradas as normas de cálculo estabelecidas pelo Governo PSD+CDS.

O ministro Vieira da Silva confirmou: «Em Agosto de 2019 estarão a pagamento as correcções das pensões resultantes dessa declaração de inconstitucionalidade, que terá um impacto de 13,5 milhões de euros em 2019

Por seu turno, para obviar ao atraso na atribuição das pensões de reforma da Segurança Social, vão ser fixadas e pagas pensões provisórias enquanto decorre o processo.

A norma tem início em Junho. Inclui pensões de invalidez (doença) e sobrevivência (viúvos e viúvas). Não inclui pensões antecipadas.

terça-feira, 14 de maio de 2019

O SEU A SEU DONO


A Freguesia de Campolide retirou as passadeiras arco-íris por alegada desconformidade com o Código da Estrada.

Lamento que o assunto não tenha sido previamente estudado.

Isto dito, perguntar se a sinalética GECO, da responsabilidade de um grafiteiro italiano que vandalizou os bairros de Lisboa (incluindo painéis informativos do Metro) com total impunidade, não anula os sinais de trânsito?

Claro que anula. A voz aos juristas: Escrever algo ao pé de um sinal anula o seu carácter jurídico.

Vejam bem a imagem, um exemplo entre milhares, e digam-me se aquele sinal é para respeitar.

Não vi ninguém preocupado. Pelo contrário, fartei-me de ouvir elogios.

Uma coisa não anula a outra (arco-íris versus vandalismo), certo. Mas podia ter-se evitado o voluntarismo de Campolide.

Clique na imagem.

CAMPOLIDE


Ao contrário de Arroios, que deixou cair o projecto, a freguesia de Campolide já tem passadeiras arco-íris. Por enquanto são duas (uma na Rua de Campolide, outra na Travessa Estêvão Pinto), mas vão ser cinco.

Reagindo ao facto, o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa afirma:

«Pintar as passadeiras com outras cores, mesmo mantendo o branco e colocando as outras cores nos intervalos, é alterar o sinal, o que significa que deixa de ser uma passadeira. Quem ali for atropelado é como se o tivesse sido numa estrada, e os condutores não são obrigados a respeitá-las, não têm de parar para permitir que os peões passem

Reter: «Os condutores não são obrigados a respeitá-las, não têm de parar para permitir que os peões passem.» Estas afirmações de José Miguel Trigoso são muito graves. Na prática, induzem ao atropelamento. O MP anotou? Ou será que já chegámos ao Brunei?

Na imagem, André Couto, o dinâmico presidente da Junta de Freguesia de Campolide. Clique.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

CRISTAS AFUNDA CDS


Assunção Cristas deu um trambolhão. Nem outra coisa seria de esperar. Rui Rio ficou em penúltimo.

Sondagem Aximage hoje divulgada no Correio da Manhã e no Negócios.

Clique na imagem do Negócios.