sábado, 8 de dezembro de 2018

LA DOUCE FRANCE


Com 90 mil polícias mobilizados em toda a França, carros blindados em várias avenidas de Paris, o Exército de prevenção, museus encerrados, monumentos vedados ao público, espectáculos e jogos de futebol cancelados, comércio encerrado, etc., os Gilets Jaunes ficaram com rédea curta.

Mas fizeram divulgar um manifesto. Síntese:

— Uma nova Constituição, redigida pelo povo.
— FREXIT (sair da UE e da zona euro).
— Saída imediata da NATO.
— Regresso imediato a França de militares destacados.
— Fim imediato ao saque da África francófona.
— Fim imediato do fluxo migratório.
— Aumento imediato do salário mínimo: 40%.
— Aumento imediato das pensões: 40%.
— Aumento imediato das prestações sociais: 40%.
— Alteração total do sistema fiscal.
— Tecto máximo de impostos sobre salários: 25%.
— Reforma total do ensino.
— Contratações em massa no sector empresarial do Estado.
— Contratações em massa nas escolas e hospitais públicos.
— Revogação imediata de todas as privatizações.
— Fim da obsolescência planejada nos produtos industriais.
— Quadruplicar o orçamento do poder judicial.
— Proibição imediata de lobbies.
— Proibição imediata de alimentos geneticamente modificados
— Proibição imediata de pesticidas carcinogénicos.
— Fim imediato de monopólios.

Clique na imagem.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Onde estiveram, entre 2011 e 2015, as classes profissionais que agora parecem ter tantas razões para fazer greve?

ALEMANHA


O congresso da CDU decide hoje quem vai suceder a Angela Merkel como líder do partido. Há três candidatos, mas só dois contam.

Annegret Kramp-Karrenbauer, 56 anos, citada sempre como AKK, delfina de Merkel, secretária-geral da CDU, várias vezes ministra, antigo membro do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, foi chefe do governo do Sarre (2011-18) e, enquando deputada, votou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Friedrich Merz, 63 anos, advogado e juiz, actualmente consultor financeiro, foi deputado, líder parlamentar da CDU e eurodeputado, mas em 2002 afastou-se da política para trabalhar na alta-finança.

Se ganhar AKK, não estará em causa (até 2021) a continuidade de Merkel como Chanceler. Se ganhar Merz, as eleições gerais serão provavelmente antecipadas.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

JONATHAN FRANZEN


Hoje na Sábado escrevo sobre O Fim do Fim da Terra, a nova e muito estimulante colectânea de ensaios de Jonathan Franzen (n. 1959). Pássaros, aquecimento global e vida literária são três dos vários assuntos abordados. O primeiro dos dezasseis textos aqui reunidos diz respeito à natureza actual do ensaio: micronarrativas publicadas nas redes sociais, domínio do EU nos media de referência, «testemunho introvertido na primeira pessoa» (os livros de Rachel Cusk e Karl Ove Knausgard), idiossincrasias dos críticos literários, etc. Uma das conclusões: «E a ficção literária, por sua vez, aproxima-se cada vez mais do ensaio.» Noutro registo, um ensaio sobre o 11 de Setembro é do melhor que se tem escrito acerca da tragédia. Edith Wharton merece páginas de grande empatia, numa close reading que ‘obriga’ o leitor a reler a obra da autora, em especial A Casa da Alegria. África, onde turistas ricos vão experenciar ilusões («criar memórias») em resorts protegidos de doença e miséria, suscita reflexões pertinentes. Sherry Turkle, a guru do MIT, serve de pretexto para introduzir o tema das novas tecnologias. Francamente bom. Cinco estrelas. Publicou a Dom Quixote.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A SELVA

Com base na análise de 141 aeroportos internacionais espalhados pelo mundo, foi publicado o ranking da AirHelp.

Muito resumidamente:

Os três melhores são o Hamad (Qatar), o Elefthérios Venizélos (Atenas) e o Haneda (Tóquio). Principais critérios: pontualidade, asseio, conforto, quantidade e qualidade das instalações sanitárias, competência e urbanidade do staff, áreas de amenidades.

Pelos mesmos critérios, entre os vinte piores, encontram-se os dois principais aeroportos de Paris (Charles de Gaulle e Orly), os dois aeroportos de Estocolmo (Arlanda e Bromma), dois dos quatro aeroportos de Londres (Gatwick e Stansted), o principal aeroporto de Berlim (Schönefeld), o principal aeroporto de Moscovo (Domodedovo) e o Genève-Cointrin (Genebra). Mas o lixo inclui Bordéus, Lyon, Edimburgo, Manchester, Cracóvia, etc. Lisboa escapou.

Denominador comum: nenhum dos piores tem assentos para mais de 50% dos passageiros.

ANDALUZIA


Com 28% dos votos e 33 deputados, o PSOE foi o partido mais votado na Andaluzia, mas a comunidade autónoma vai ser governada pela Direita e extrema-direita: PP (21%), Ciudadanos (18%) e VOX (11%), o partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, conseguiram, juntos, eleger 59 deputados, ou seja, mais quatro do que a maioria absoluta. Em regime democrático, é a primeira vez que um partido de extrema-direita entra num parlamento espanhol.

A Esquerda (PSOE+PODEMOS+AA) ficou em minoria: 50 deputados. Mas uma aliança do PSOE com o PP, exactamente 59 deputados, impediria o acesso de VOX ao governo andaluz. Isso não acontecerá. O PP prefere aliar-se aos extremistas de Abascal, que conseguiram eleger deputados em Sevilha, Cádiz, Málaga, Córdova, Granada, Huelva, Jaén e Almería.

Na Andaluzia, ontem, foram 400 mil a eleger doze deputados de VOX. Quantos serão em eleições nacionais?

Clique no gráfico de El País.

domingo, 2 de dezembro de 2018

NATÁLIA


Por razões que não vêm ao caso, reli hoje a parte do diário de Natália Correia (1923-1993) que reporta ao período entre 1974 e 75. Compreendo cada vez melhor por que razão esta mulher, que foi poeta, dramaturga, romancista, contista, ensaísta, historiadora da Literatura, cronista, memorialista, editora e deputada (minimizo o facto de ter sido proprietária do Botequim, o bar que agitava as noites boémias da intelligentsia), provoca tantos anticorpos na Academia. Vendo bem, personalidade e Obra rompem as balizas de assepsia da vida cultural portuguesa.

Como disse Jorge de Sena, Natália foi alguém que «soube transformar o escândalo numa espécie de terror sagrado do provincianismo embevecido...» Juntando a tudo isto o facto de ter casado quatro vezes, e de ter sido considerada, durante duas décadas, a mulher mais bela de Lisboa, temos a chave do descaso.