sábado, 13 de janeiro de 2018

RIO CONQUISTA PSD


Rui Rio venceu por 54,4% as directas para a presidência do PSD. O homem que se gaba de nunca ter perdido nenhuma eleição torna-se, desse modo, o líder da Oposição. Santana Lopes obteve 45,6%. A grande vantagem da eleição de Rio é a prometida vassourada no passismo, a começar pelo líder da bancada parlamentar. Aguardar para ver.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

CENTENO


Mário Centeno tomou hoje posse do cargo de presidente do Eurogrupo. Por decisão do ministro, a cerimónia decorreu na Embaixada de Portugal em Paris. Por essa razão, Dijsselbloem deslocou-se de Bruxelas à capital francesa, onde Centeno está desde ontem em conversações com Emmanuel Macron, Édouard Philippe e Bruno Le Maire.

EM QUE FICAMOS?

Não sabemos o impacto que a revelação terá, se é que vai ter algum, mas, em qualquer país civilizado, Santana Lopes já teria à sua porta dezenas de jornalistas interessados em conhecer os contornos da operação novo Partido.

Ontem, na SICN, Pacheco Pereira foi claro: em 2011, Santana Lopes juntou vários militantes no Hotel da Lapa, em Lisboa, convidando-os a formar com ele um Partido que «concorreria contra o PSD de Passos Coelho nas eleições legislativas de Junho.» Razão: o PSD de Passos Coelho estava morto, só fazia asneiras, e a nova liderança trouxera gente que o enojava. O assunto foi aflorado nos jornais da época, sem grandes detalhes. Pacheco, apoiante de Rui Rio, veio agora explicar como foi.

Quem são as pessoas que enojavam Santana? Ainda enojam, ou já não?

CATALUNHA


Carme Forcadell renunciou ontem ao cargo de presidenta do Parlamento catalão. Vai cumprir o mandato de deputada na nova legislatura, mas não aceitará a presidência, como pretendem o seu partido, a Esquerra Republicana de Catalunya, e o trânsfuga Puigdemont. Neste momento, os nomes mais prováveis para substituir Forcadell são Ernest Maragall, 75 anos, e Raül Romeva, 46, ambos da ERC. Lembrar que, por decisão de Rajoy, o novo Parlamento é constituído no próximo dia 17.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

FORSTER & KIELLAND


Hoje na Sábado escrevo sobre Passagem para a Índia, de E.M. Forster (1879-1970), o ensaísta e escritor inglês que marcou a primeira metade do século XX e viu muitos dos seus romances adaptados ao cinema. Passagem para a Índia foi um deles. O que talvez nem toda a gente saiba é que o romance foi considerado uma das cem obras-primas de sempre. Inspirado nas viagens que o autor fez à Índia e, em particular, na sua experiência (1921-23) como secretário pessoal do marajá de Dewas, Forster focou a sua obra ficcional mais ambiciosa nas convulsões pró-independência que já então abalavam o Raj britânico. O estranho incidente das cavernas de Marabar, envolvendo Adela e Aziz, serve de rastilho ao desenvolvimento da intriga. Ou seja, à explosão das tensões raciais entre colonizadores e colonizados. Não tendo ficado esclarecido se Adela sofrera um ataque de ansiedade generalizada ou apenas efeitos relacionados com eco e claustrofobia, a opinião colonial considerou Aziz culpado de agressão sexual. Que outra coisa, senão um agressor, podia ser um médico muçulmano? Adela está noiva do magistrado local, e o julgamento estabelece uma fractura irremediável. Confusa, Adela contradiz-se, acabando por concluir que tudo não passou de um equívoco. Em consequência, o noivado desfaz-se e ela marca viagem de regresso a Inglaterra. Chandrapore, onde tudo se passa, não existe (a cidade inspira-se em Bankipore), mas as suas características servem de metáfora do compound elitista em que se movem os ingleses: «Os indianos não podem entrar no Clube de Chandrapore, nem como convidados […] As pessoas entravam no Clube com uma calma estudada, à maneira da gente campestre passando entre duas sebes viçosas.» O fio condutor da história ilustra os limites das relações entre indianos e europeus. Homossexual oriundo da classe média e, nessa medida, ciente dos vários patamares sociais da Era Vitoriana, Forster — que foi por mérito próprio um dos Apóstolos de Cambridge — tem um apurado sentido do tema em pauta. Lembrar que, além de outros romances e ensaios, Forster é autor de Aspects Of The Novel, obra de 1927 ainda hoje de leitura obrigatória para quem queira escrever ficção literária. Cinco estrelas. Publicou a Relógio d’Água.

Quando, em 1880, Alexander Kielland (1849-1906) publicou Garman & Worse, romance centrado no quotidiano da alta-burguesia norueguesa nos anos 1840, não podia adivinhar que viria a inspirar, uma década mais tarde, a obra-prima Os Buddenbrooks, de Thomas Mann. Romances de estreia, nos dois casos. O nome é outro, mas Garman & Worse remete para a casa de negócios da família. Além de empresário abastado e escritor (escreveu romances, peças de teatro e ensaios, um deles sobre Napoleão), Kielland foi um político com preocupações sociais pouco comuns nos homens do seu meio. Este ‘romance norueguês’ põe em pauta as clivagens de classe, sendo as principais personagens baseadas nos pais, parentes e amigos íntimos do autor. Em 1882 foi publicada a sequela Skipper Pior, com acção na mesma época e firma. Com o naturalismo no auge, Kielland de certo modo antecipa Proust. A obra vive das minudências discursivas: «A brilhante folhagem verde-escura pendia em ricos aros perto do chão, que estava cheio de nozes das faias.» Traduzido directamente do norueguês por João Reis, Garman & Worse chega à língua portuguesa com alto conseguimento. Quatro estrelas. Publicou a Cavalo de Ferro.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

LIBERDADE DE IMPORTUNAR


Um colectivo de cem mulheres da intelligentsia francesa defende a liberdade de importunar, indispensável à liberdade sexual. No original: «Nous défendons une liberté d’importuner, indispensable à la liberté sexuelle.» E porquê? Porque... «Le viol est un crime. Mais la drague insistante ou maladroite n’est pas un délit, ni la galanterie une agression machiste

Movimentos como o MeToo, o BalanceTonPorc e o Time’s Up são caracterizados como «uma onda de purificação puritana» que, ao contrário de «ajudar as mulheres, serve os interesses dos inimigos da liberdade sexual, dos extremistas religiosos e dos piores reaccionários...»

Publicado no Monde, o manifesto é assinado por várias académicas, uma das quais a filósofa Peggy Sastre, mas também por figuras públicas como, entre outras, Catherine Deneuve, Catherine Millet (escritora), Ingrid Caven (actriz, cantora e viúva de Fassbinder), Joëlle Losfeld (editora), Brigitte Sy (cineasta), Gloria Friedmann (artista plástica), Stéphanie Blake (autora de livros infantis) e a jornalista Abnousse Shalmani. «Como mulheres, não nos reconhecemos neste feminismo...», dizem.

Por estas e por outras é que obras de Schiele e Balthus são alvo de ataques da opinião pública.

Na imagem, de cima para baixo e da esquerda para a direita, Catherine Deneuve, Catherine Millet, Joëlle Losfeld e Gloria Friedmann. Clique.