sexta-feira, 12 de junho de 2020

O SEXO DOS ANJOS


Os 50 concelhos que constituem a Região de Lisboa e Vale do Tejo ocupam 13% do território nacional, vivendo neles 34% da população do país.

Os 18 concelhos que constituem a Área Metropolitana de Lisboa ocupam 3,2% do território nacional, vivendo neles 27% da população do país.

A densidade populacional da AML é oito vezes superior à média nacional.

Com 2,9 milhões de habitantes, a Área Metropolitana de Lisboa gera cerca de 40% do PIB nacional.

Em 2011, ano do censo mais recente, o número de residentes no concelho de Lisboa (cidade) era inferior a 700 mil. Mas 80% dos habitantes da AML aflui diariamente à cidade, que tem uma população flutuante estimada em 2,4 milhões de habitantes, oriundos, na sua maioria, dos concelhos de Almada, Amadora, Cascais, Loures, Odivelas, Oeiras, Seixal e Sintra.

Residem na AML as maiores comunidades de imigrantes estrangeiros.

Estes números talvez ajudem a perceber a escala do surto pandémico.

Após dois meses de confinamento quase total, a reabertura da economia (com o consequente aumento dos utentes de transportes públicos, especialmente os ferroviários) teria de arrastar, como arrastou, a subida em flecha do número de infectados.

Não vejo que isto signifique estigma. É mesmo o que se chama um não-assunto ou, como antigamente se dizia, discutir o sexo dos anjos.

Na imagem, mapa da Área Metropolitana de Lisboa. Clique