quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

NOTÍCIAS DO FRONT


Faz hoje uma semana que o Capitólio de Washington foi invadido por apoiantes de Trump. Desde o assassinato de Lincoln, em 1865, que não se via nada com tamanha gravidade.

À medida que se aproxima a data da posse de Biden, cresce a ansiedade.

— A situação é de tal modo tensa que o general Mark A. Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas norte-americanas, enviou uma mensagem a todos os militares, lembrando-os do juramento em defesa da Constituição e do facto de Biden ser o próximo comandante-chefe.

Excerto do memorando: «Como temos feito ao longo de nossa História, os militares dos Estados Unidos obedecerão às ordens legais da liderança civil, apoiarão as autoridades civis para proteger vidas e propriedades, garantirão a segurança pública de acordo com a lei e permanecerão totalmente comprometidos em proteger e defender a Constituição do Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e domésticos. [...] Como membros do serviço, devemos incorporar os valores e ideais da nação. [...] Apoiamos e defendemos a Constituição. Qualquer acto para interromper o processo constitucional não é apenas contra as nossas tradições, valores e juramento. É contra a lei

Além de Mark A. Milley, assinaram o memorando outros oito generais do Estado-Maior Conjunto.

— Para garantir a segurança da Inauguração, o Departamento de Defesa destacou 15 mil militares da Guarda Nacional para Washington DC. Os que forem colocados no Capitólio estarão armados, decidiu Ryan D. McCarthy, Secretário do Exército.

— Aumenta o número de grandes empresas que cortaram as tradicionais doações ao Partido Republicano. É o caso, entre outras, das seguintes: Goldman Sachs, Microsoft, JPMorgan Chase, AT&T, Coca-Cola, Morgan Stanley, Commerce Bancshares, Marriott, Hallmark, Boston Scientific, Citigroup, Amazon, Comcast, Walmart, Verizon, Airbnb, a farmacêutica Dow, etc. São directamente visados os senadores e congressistas republicanos que recusaram certificar os votos do Colégio Eleitoral.

Entretanto, depois do Twitter, Facebook, Instagram, Reddit, Snapchat, Reddit, Twitch, etc., foi a vez do YouTube bloquear Trump. Mas, ao contrário das redes sociais, por enquanto só o fez por 7 dias.

— À medida que o FBI e outras autoridades vão identificando os invasores do Capitólio (cerca de três mil até ao momento, dos quais 170 já foram acusados e presos cerca de cem), descobre-se que nem todos são rufias básicos. A caterva inclui militares vestidos à civil, ex-militares, polícias de folga, directores executivos de pequenas e médias empresas, quadros de agências de segurança, extremistas evangélicos, o filho de um juiz de Brooklyn que entrou fardado de polícia, políticos rurais, etc. A relativa surpresa reside na descoberta de Klete Keller entre os atacantes. Keller, nadador olímpico, recebeu duas medalhas de ouro. Invadiu o Capitólio vestindo o casaco da equipa olímpica dos Estados Unidos e foi denunciado pelo site de natação SwimSwam.

Na imagem do New York Times, membros da Guarda Nacional descansam no interior do Capitólio ao início da manhã. Clique.