sábado, 1 de fevereiro de 2020

A NOVA BAIXA


A revolução que Medina anunciou ontem para a Baixa de Lisboa, uma vasta área que vai do Terreiro do Paço ao Marquês de Pombal, abrangendo todo o Chiado, o Príncipe Real, a Avenida Liberdade, os Restauradores, o Rossio, o Martim Moniz, etc., está programada para Julho próximo.

Grosso modo, consiste em menos faixas de rodagem, passeios mais largos, circulação restrita a transportes públicos e carros 100% eléctricos (excluem-se os híbridos), interdição total de autocarros turísticos, aumento de ciclovias, estacionamento reservado a moradores.

Por junto, entre a Avenida da Liberdade, os Restauradores, o Rossio, o Martim Moniz e o Chiado, desaparecem 600 lugares de estacionamento à superfície, ficando o estacionamento subterrâneo dos Restauradores para uso exclusivo de residentes e assinantes de avença. Tudo isto controlado por pórticos de reconhecimento de matrículas.

A discussão pública decorre até à primeira quinzena de Março.

Nada contra. Mas olho para uma das imagens divulgadas, a da Rua Garrett, e não posso deixar de me surpreender com os canteiros. Mesmo não fazendo barreira horizontal como faziam os que Abecasis mandou construir na Rua do Carmo (impedindo parte do trabalho dos bombeiros no Grande Incêndio de 1988), parecem-me supérfluos.

Haja bom senso na discussão pública.

Clique na imagem da Rua Garrett a devir.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

AT LAST


Hoje é o dia do Brexit.
Na imagem do Guardian, o Mall de Londres. Clique

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

ESCOLHAS DE JANEIRO


Hoje na Sábado.

Lawrence Ferlinghetti fez cem anos em Março de 2019, data que assinalou com o romance autobiográfico Rapazinho, no qual revela a sua atribulada infância com a tia Émilie, que o levou ainda criança para Estrasburgo, o regresso a Nova Iorque, a vida em casa dos Bisland, o colégio, a Marinha de Guerra, a passagem pelas ruínas de Nagasaki, a nostalgia de Paris, o salto para a Califórnia, etc. Poeta, escritor, livreiro, editor e artista plástico, Ferlinghetti deu a conhecer ao mundo a Geração Beat (Ginsberg, Kerouac e outros), foi julgado por obscenidade, tornou-se o símbolo de todas as transgressões, vendeu um milhão de exemplares do seu livro de poesia A Coney Island of the Mind (1958) e, em 1998, foi nomeado Poet Laureate. Em Rapazinho, o mais impressionante é a vitalidade da prosa, o testamento de um grande autor. Admirável. Publicou a Quetzal.

Pouca gente se lembra hoje da inglesa Anna Kavan (1901-1968), morta por overdose de heroína, cuja última e mais conhecida obra, Gelo, agora traduzida, antecipa uma era pós-nuclear centrada em alterações climáticas. O mundo está a ser engolido pelo gelo e a catástrofe traz com ela o autoritarismo: «Além do mais, não há transportes, a não ser para entidades oficiais.» Não sabemos onde isto acontece, nem com quem (o narrador não tem nome), sabemos apenas que há controlo militarizado. Será o colapso da sociedade uma metáfora da disfunção psicossocial da autora? Publicou a Cavalo de Ferro.

História da Violência, do francês Édouard Louis (n. 1992), é o romance de um estupro na noite de Natal. Narrado na primeira pessoa, o livro descreve a violação do autor pelo cabila com quem passou essa noite. A partir do comportamento da irmã, amigos, médicos e polícias, Édouard Louis analisa preconceitos de classe, xenofobia e homofobia, bem como as sequelas da descolonização da Argélia. Publicou a Elsinore.

O penúltimo romance do austríaco Robert Seethaler (n. 1966), Uma Vida Inteira, é uma viagem pelo século XX. Andreas Egger passou por tudo: brutalizado em rapaz pelo parente que o adoptou, fisicamente diminuído, prisioneiro de guerra, operário, guia turístico da região onde mais sofreu, nem por isso perde a esperança e o sentido de humor. Numa linguagem isenta de ênfase, Seethaler faz o relato comovente de uma vida. Publicou a Porto Editora.

A literatura está cheia de personagens com quem crescemos. Alberto Manguel (n. 1948) chama-lhes amigos literários. Juntou-os em Monstros Fabulosos, espécie de dicionário com 38 entradas: Capuchinho Vermelho, Fausto, Super-Homem e outros. Selecção criteriosa, da Bíblia à banda desenhada, passando por Eça de Queirós, pela mitologia e por contos infantis. Ensaios breves, eruditos, ecoando memórias pessoais. Um belo companion de leitura. Publicou a  Tinta da China.

A história de dois ordenhadores de 17 anos que são recrutados pelas Waffen-SS é o tema de Morrer na Primavera, romance do alemão Ralf Rothmann (n. 1953). Não obstante a marca autobiográfica, o leitor lembra-se do facto de Günter Grass ter sido recrutado com a mesma idade por aquela divisão do exército nazi. Culpa é o sentimento dominante: Walter, o narrador, vê-se obrigado a fuzilar o melhor amigo. Para quê? Quando a guerra acaba, a ordenha é feita por máquinas. Publicou a Sextante.

Ilustrar a vida de uma dúzia de escritoras com opiniões fortes é o propósito da jornalista canadiana Michelle Dean (n. 1979), que escolheu Dorothy Parker, Rebecca West, Zora Neale Hurston, Hannah Arendt, Mary McCarthy, Susan Sontag, Pauline Kael, Joan Didion, Nora Ephron, Lillian Hellman, Renata Adler e Janet Malcolm para escrever De Língua Afiada. O layout da edição portuguesa faz supor que se trata de uma colectânea de textos das referidas autoras. Não é. Como o subtítulo indica — Mulheres que fizeram da opinião uma arte —, trata-se de um ensaio biográfico sobre mulheres que marcaram a cena literária. O livro acompanha a onda actual do movimento feminista, embora muitas delas tenham estado em rota de colisão «com as posições políticas do feminismo…» Publicou a Quetzal.

Um dos aspectos menos conhecidos do Holocausto diz respeito à destruição de livros hebraicos. Esse desconhecimento foi ultrapassado com a publicação de Os Homens Que Salvavam Livros, do historiador David E. Fishman (n. 1957). A ocupação da Polónia e da Lituânia, pelos nazis e pelos soviéticos, é o foco do livro. Fishman dá a conhecer os homens e mulheres que fizeram a “Brigada do Papel” no gueto de Vilnius. Além de mapas, o volume inclui portfolio fotográfico. Publicou a Presença.

Clique na imagem.

RESGATE


Partem hoje de Beja três aviões da Hi Fly com a missão de resgatar cidadãos europeus retidos em Wuhan: o primeiro às 10 da manhã, o segundo às 11 e o terceiro às 15. Foi à companhia da família Mirpuri, especializada no fretamento de aviões comerciais, que a Comissão Europeia, através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, os fretou.

O voo das 10 da manhã será feito por um A-380, o maior avião comercial do mundo, com capacidade máxima para 853 passageiros, embora as companhias que o utilizam (casos da Emirates, Etihad, Quatar, Singapore Airlines, Qantas, Lufthansa, Air France, British Airways, etc.) tenham optado pela versão de 520 lugares em três classes. Desconhece-se a versão a utilizar no voo da Hi Fly.

O avião sai de Beja, único aeroporto português onde o A-380 pode operar, com destino a Paris, para embarcar médicos e outros profissionais de saúde, num total de 30 pessoas. De Paris segue para Hanói, sendo a ligação com Wuhan efectuada por outro avião, provavelmente chinês. O voo das 11 horas segue o mesmo percurso. O das 15 não passa por Paris, mas por Bruxelas. O destino final é sempre o Vietname.

Os dezassete tripulantes são portugueses. A partir de Beja, seguem técnicos da direcção-geral de Saúde.

Clique na imagem.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

DONE


Por 621 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções, o Parlamento Europeu aprovou hoje os termos do Brexit. 

Na imagem do Guardian vêem-se eurodeputados britânicos a celebrar no plenário. Clique.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PE RENOVADO

A três dias do Brexit, começaram a chegar ao Parlamento Europeu os deputados, oriundos de catorze países, que vão substituir os britânicos. França e Espanha são os Estados-membros mais beneficiados com a redistribuição.

A representação portuguesa não sofre alteração.

O PE já tinha sido desenhado para, a partir das eleições de 2019, ter apenas 705 lugares. Os percalços do Brexit alteraram tudo, uma vez que os britânicos acabaram por ter de votar. Agora que saiem, volta-se ao número de 705.

Portanto, dos 73 lugares do Reino Unido, apenas 27 são preenchidos pelo método da proporcionalidade degressiva, ficando distribuídos assim: França (+5), Espanha (+5), Itália (+3), Países Baixos (+3), Irlanda (+2), Suécia (+1), Áustria (+1), Dinamarca (+1), Finlândia (+1), Eslováquia (+1), Croácia (+1), Estónia (+1), Polónia (+1) e Roménia (+1).

Os restantes 46 desaparecem.

A EROSÃO DO TEMPO


A RTP2 transmitiu ontem um filme que não tinha visto por ocasião do seu lançamento, em 2012. Falo de Amour, de Michael Haneke.

Laureado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o Globo de Ouro na mesma categoria, a Palma de Ouro de Cannes, cinco Césares, dois Bafta, etc., narra a história de dois professores de piano aposentados, residentes em Paris, octogenários ambos. Nos papéis de Georges e Anne estão Jean-Louis Trintignant (nascido em 1930) e Emmanuelle Riva (1927-2017). A porteira do prédio é Rita Blanco. Uma história de solidão, doença e eutanásia. Muito deprimente.

Na minha adolescência, fui testemunha do sucesso de Trintignant, um pedaço de homem naquela época. Como actor nunca me entusiasmou: E Deus criou a mulher (Vadim), com a Bardot, filme que só vi nos anos 1960, e Um Homem e Uma Mulher (Lelouch), com Anouk Aimée, são dois exemplos.

Lembro-me da polémica que o filme de Lelouch suscitou em Lourenço Marques, porque Irene Gil abriu a ‘Página da Mulher’ — que coordenava no Notícias — a um debate em que participaram algumas personalidades locais, como Edith Arvelos e outras, mas não os cinéfilos de Esquerda, especializados em Godard e Antonioni, que escreviam noutras páginas.

Irene Gil, mãe dos filósofos Fernando Gil e José Gil, foi de certo modo uma feminista avant la lettre, pois, mesmo nos ominosos anos da censura, usou a coluna que assinava, Daqui e dali, para falar de Betty Friedan, autora do polémico The Feminine Mystique (1963), de Maria Teresa Horta, da ‘invisibilidade’ das mulheres negras na sociedade moçambicana (em 1972), em suma, de temas como relações de classe e etnia, estranhos ao espírito do tempo. Conheci bem Irene Gil e sei as dificuldades que teve em remar contra a maré.

Como disse, Um Homem e Uma Mulher deu azo a uma curiosa polémica, que esteve sempre no meu pensamento enquanto ontem via um Trintignant octogenário perdido no labirinto das escolhas inomináveis.

Clique na imagem.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

E ENTÃO?


Num comunicado hoje divulgado, os advogados Francisco Teixeira da Mota e William Bourbon confirmaram que Rui Pinto é a fonte do Luanda Leaks.

A documentação que compromete Isabel dos Santos foi entregue ao ICIJ (o International Consortium of Investigative Journalists) há mais de um ano.

Portanto... «A responsabilidade das autoridades é agora agir e abrir as investigações necessárias — já abertas em Angola — e ao mesmo tempo recuperar elevadas somas de dinheiro, mas é preciso dizer que são as mesmas autoridades portuguesas que mantêm Rui Pinto na prisão há quase um ano, sob o pretexto de uma tentativa de extorsão, e que, até este momento, apenas pediram a sua colaboração com o exclusivo intuito de o auto-incriminar. [...]»

Ou muito me engano, ou isto é o primeiro passo para mandar arquivar tudo.

Clique na imagem.