sábado, 11 de agosto de 2018

V. S. NAIPAUL 1932-2018


V.S. Naipaul, escritor britânico de origem indiana, morreu na noite deste sábado. Faria 86 anos no próximo dia 17. Natural de Trinidad e Tobago, uma antiga Colónia britânica, Naipaul radicou-se em Londres em 1954. Na ficção e no ensaio, bem como nas memórias, escreveu extensamente sobre identidades em trânsito e o pós-colonialismo.

Uma Vida Pela Metade, romance de 2001, tem acção centrada em Maputo. Acusado de violência sexual por uma das suas amantes, politicamente incorrecto (em especial sobre o Islão e o colonialismo), misógino, cínico, fizeram lenda as querelas com vários dos seus pares. A rainha fê-lo cavaleiro em 1989. A obra mais aclamada continua a ser Uma Casa Para Mr Biswas, romance de 1961. Nobel da Literatura em 2001, Naipaul tem grande parte da obra traduzida em Portugal.

domingo, 5 de agosto de 2018

SHORT RENTING

O Presidente da República reconhece que o Parlamento tem produzido legislação de forma atabalhoada. Exemplo maior, o diploma sobre alojamento local. Mas então, se é assim, e qualquer pessoa reconhece que sim, por que razão o promulgou? Para proteger os centros históricos das cidades? Salvo esse detalhe (zonas de contenção a definir pelas autarquias), quase tudo o resto fica dependente de legislação a produzir no espaço de dois anos.

É o caso dos direitos dos condóminos em prédios onde coexista habitação permanente com short renting. Fica suspenso por dois anos e, não sendo alterada a redacção do actual diploma, as autarquias podem contrariar a decisão dos condóminos. Isto admite-se?

O Presidente considera questionável e desconexo, tem razão, mas promulgou. Porquê?