sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

IRONIA

Se, em vez de eleições legislativas, a Catalunha tivesse votado ontem um referendo, a vitória teria sido do bloco constitucionalista, que obteve 52,1%. Dito de outro modo, continua a ser maior (embora por margem curta) o número daqueles que não querem a independência.

ELEIÇÕES CATALÃS


O partido mais votado foi, sem surpresa, o CIUDADANOS de Inés Arrimadas, com 37 deputados. Do outro lado, contra as sondagens, JUNTS PER CATALUNYA de Carles Puigdemont ficou em 2.º lugar (e não em terceiro), com 34. Em 3.º ficou a ERC de Oriol Junqueras, com 32. O PSC de Miquel Iceta elegeu 17. O partido de Rajoy & Albiol afundou-se, passando de 11 para 3 deputados. Nota curiosa: depois dos ziguezagues da campanha, CATALUNYA EN COMÚ-PODEM de Xavier Domènech colocou-se do lado constitucional. Tudo somado, o bloco independentista elegeu 70 deputados, e os constitucionalistas, apesar de terem obtido mais votos (52,1%), só elegeram 65.

Em Barcelona e Tarragona, os constitucionalistas obtiveram maioria absluta. Os independentistas conseguiram o mesmo em Girona e Lleida. A participação foi de 81,9%. O que vai sair daqui não se sabe.

Clique na imagem.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

LM


Quem me conhece sabe que não sou dado a saudosismos. Mas não posso ignorar que nasci e vivi até aos 26 anos em Lourenço Marques. Nunca lá voltei. Não quero voltar. Este livro é sobre a cidade que acabou em Junho de 1975, quando ainda se chamava Lourenço Marques. O nome actual, Maputo, chegou 9 meses depois da independência de Moçambique. O autor, João Mendes de Almeida, é médico otorrinolaringologista no Funchal. Como não esqueceu a sua cidade, dedicou-lhe este grosso volume de grande formato (28,5x21,5cm) e capa dura, com 630 páginas em papel couché e centenas de fotografias. Na área do desporto, em especial nas modalidades mais praticadas (natação, ténis, hóquei, basquetebol, vela, remo, caça submarina, ginástica desportiva, hipismo, esgrima, etc.) é um verdadeiro Who's Who. O mesmo não se pode dizer da área cultural, com omissões gritantes e escolhas equívocas. Não obstante, uma obra de referência.

Clique na imagem.

ELEIÇÕES NA CATALUNHA

Hoje, cerca de 5,6 milhões de catalães votam a novo Parlamento. Segundo as últimas sondagens, constitucionalistas e independentistas estão tecnicamente empatados. Os partidos mais importantes são, do lado constitucionalista, o CIUDADANOS de Inés Arrimadas, o PSC de Miquel Iceta, e o PP de Xavier García Albiol; e, do lado independentista, a ERC de Oriol Junqueras, JUNTS PER CATALUNYA de Carles Puigdemont, e a CUP de Carles Riera. Numa zona de sombra, nem sim nem sopas, CATALUNYA EN COMÚ-PODEM de Xavier Domènech. Quando foram 7 da tarde em Portugal saberemos o previsível desfecho.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

OUTRA VEZ


Os neo-nazis regressaram ao Governo da Áustria. Sebastian Kurz, 31 anos, Chanceler eleito e líder do Partido Popular, coligou-se com Heinz-Christian Strache, 48 anos, líder do Partido da Liberdade, o FPÖ, fundado em 1956 por proeminentes nazis. Não é a primeira vez que o FPÖ chega ao poder, mas, em 2000, a controvérsia junto da opinião pública austríaca e internacional, de Israel e da UE foi tanta, que Jörg Haider não chegou a entrar no Governo. Agora, Heinz-Christian Strache é vice-chanceler, e o FPÖ nomeou 6 dos 13 ministros, entre eles os do Interior, Defesa e Negócios Estrangeiros.

Heinz-Christian Strache queria referendar a saída da UE, mas o acordo de coligação deixa o tema em stand by. O que está decidido é fechar imediatamente as portas à imigração. Ontem, em Viena, ocorreram manifestações anti-fascistas defronte do Palácio Imperial de Hofburg, reprimidas por cerca de dois mil polícias, helicópteros e canhões de água.

domingo, 17 de dezembro de 2017

THE CROWN


Viver em democracia tem custos. Quem viu ou vê a série britânica The Crown, de Peter Morgan, que passa na Netflix, surpreende-se com a forma como temas ‘melindrosos’ são tratados. A relação de Isabel II com o marido não omite a faceta de mulherengo do Duque de Edimburgo. O próprio passado de Filipe é dissecado sem filtros: as simpatias nazis da família são expostas de forma bruta. Por falar em nazismo, o Duque de Windsor (o rei Eduardo VIII, que abdicou em 1936) não sai nada bem no retrato. O assunto não constitui novidade, mas nunca tinha sido tratado sem ambiguidades. O Duque queria mesmo regressar ao trono pela mão de Hitler. A crise do canal do Suez e a demissão de Eden mostram bem a hipocrisia brit. O mesmo se diga do escândalo Profumo, que não poupa o Duque de Edimburgo, habitué das festas de Stephen Ward, o osteopata que fornecia meninas à alta sociedade. Muito interessante o modo como o casamento da princesa Margarida com Tony Amstrong-Jones é ilustrado: a série põe o futuro Lord Snowdon na cama com outros cavalheiros, o que também não é uma revelação, mas uma coisa são rumores, outra bem diferente pôr os factos na televisão. Junte a tudo isto álcool e drogas. Ainda só vamos na segunda temporada, que termina em 1964, com o nascimento do príncipe Eduardo, o quarto filho da rainha, portanto imagina-se o que virá a seguir, com a entrada em cena de Diana. Não esquecer que a rainha e o marido estão vivos. Em Portugal, nem com gente morta há 500 anos seria possível.

CASAS


Após a devastação dos fogos, tornou-se necessário reconstruir 800 casas no Norte e Centro do país. Uma boa oportunidade para mudar a paisagem rural, um pesadelo de casas altas como catedrais, telhados alucinantes, escadas exteriores, muros com rebites dourados, ninfas de gesso no portão e ausência de árvores nos quintais. Neste momento, em Pedrógão Grande, estão prontas 112 casas novas. A que se vê na foto é um bom exemplo do que devia ser a regra. Mas, no mesmo local, existem outras reconstruídas segundo o modelo rural-canónico. É uma pena deixar passar esta oportunidade única.

Clique na imagem.