sábado, 23 de janeiro de 2021

RESGATAR O PASSADO


Uma exposição do fotógrafo alemão Karsten Thormaehlen, Not Another Second, filmada em 2019, abriu no passado dia 18 no centro de dia para idosos que existe no Watermark de Brooklyn Heights (Nova Iorque). Pode ser vista presencialmente após marcação prévia, ou neste preciso instante via online.

Thormaehlen traça o perfil de doze adultos com idades compreendidas entre os 80 e os 90 anos. Pessoas que, durante décadas, foram obrigadas a esconder a sua orientação sexual. As leis mudaram, certo. Mas, como pergunta Alisha Haridasani Gupta, quem mede «o custo emocional e social da discriminação?» Como foi a vida destas pessoas?

Perturbador, mesmo para quem, como eu, conhece bem essa realidade.

Uma das entrevistadas, a reverendo Magora Kennedy, foi forçada a casar com um homem quando era uma rapariguinha de 14 anos (o marido tinha 35 e era violento). Historiadora, professora de estudos africanos e conferencista, Magora Kennedy tem hoje 82 anos. Em 1969, já divorciada, participou dos motins de Stonewall na sua qualidade de activista lésbica.

Clique na fotografia de Magora Kennedy.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

PENTÁGONO MUDA DE MÃOS


Lloyd J. Austin III, 67 anos, general de quatro estrelas do Exército, foi confirmado pelo Senado (93 vs 2) como Secretário de Defesa dos Estados Unidos.

Antes de aposentar-se, em 2016, havia sido vice-chefe do Estado-Maior do Exército e Comandante do CENTCOM, o principal comando de combate americano.

O facto de ser um militar aposentado obrigou o Senado a conceder uma autorização especial. Votaram contra dois senadores Republicanos.

Austin diz acreditar firmemente no controlo civil das Forças Armadas.

Clique na imagem.

ICS-ISCTE


Relativamente ao estudo anterior do Instituto de Ciências Sociais e do ISCTE, Marcelo perdeu 8%, Ana Gomes ganhou 1,5% e André Ventura 3,5%. Conclusão: tudo é possível, incluindo uma 2.ª volta. A ver vamos no próximo domingo.

Clique na imagem do Expresso.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

NOVAS REGRAS

O ano lectivo, em todos os graus de ensino, interrompe a partir de amanhã até 5 de Fevereiro. Estes quinze dias funcionam como férias antecipadas do Carnaval.

Também encerram as Lojas do Cidadão.

A circulação entre concelhos passa a ser interdita entre as 20 horas de sexta-feira e as 5 da manhã de segunda-feira seguinte. O mesmo se aplica aos feriados, com início às 20h da véspera.

NOJO


Ricardo Baptista Leite, médico e deputado do PSD, comissário do Partido nos conclaves do Infarmed, tem andado a chorar baba e ranho pelas televisões.

Diz o mamífero: «Nunca vi tantas pessoas morrerem num só turno de 12 horas. Nunca vi tantas mortes, na minha vida profissional, num tão curto espaço de tempo...»

Mentia sobre vítimas mortais da Covid-19, em Cascais, porque, no seu turno, morreu apenas uma pessoa.

O nojo é isto, na sua forma mais exacta.

Facto: «O Hospital de Cascais esclarece que no passado sábado, dia 16 de Janeiro, foram registados seis óbitos nesta unidade, três dos quais na urgência dedicada a doentes suspeitos ou positivos Covid-19, tendo um desses óbitos ocorrido no turno entre as 08h00 e as 20h00

E prepara-se uma criatura destas para concorrer à Câmara de Lisboa nas próximas autárquicas (Setembro). Pelos vistos há excesso de médicos.

Clique na imagem da Sábado.

CESOP LEGISLATIVAS


Sondagem da Universidade Católica para o Público e a RTP.

Clique na imagem da RTP3.

ARRUMAR A CASA

Com vista a desmantelar rapidamente o consulado de Trump, numa altura em que o Congresso (Câmara dos Representantes e Senado) ainda tem membros por empossar, Biden assinou ontem, horas após ter tomado posse, um conjunto de dezassete ordens executivas.

Resumo de algumas:

Jeffrey D. Zients, 54 anos, cientista político, ex-director do Conselho Económico e Social, foi nomeado responsável máximo pelo combate à pandemia. Reporta directamente ao Presidente.

Reforço da Lei dos Direitos Civis de 1964, sobre discriminação baseada em identidade de género e orientação sexual.

Estabelecimento de uma moratória federal sobre despejos e execuções hipotecárias.

Os Estados Unidos voltam a ser membros e a financiar a OMS. Voltam também a ser signatários do Acordo de Paris.

Reactivado o programa DACA, que impede a deportação dos filhos de imigrantes.

Pessoas radicadas no país, ainda sem cidadania, voltam a constar do censo nacional.

Extinta a denominada Comissão de 1776, que distorce o papel da escravatura.

CESOP PRESIDENCIAIS


Sondagem da Universidade Católica para o Público e a RTP.

Clique na imagem do Público.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

UMA NOVA ERA

Biden toma posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos da América.

Clique na imagem do New York Times.

DONE


Trump deixou a Casa Branca esta manhã (08:30 locais) ao som de YMCA dos Village People. 

A fotografia de Pete Marovich para o New York Times mostra a chegada do casal presidencial à Base Aérea de Andrews, no Maryland, onde embarcaram no Air Force One. Destino: a casa de Mar-a-Lago, na Flórida.

«Estaremos de volta de alguma forma...», foram as suas últimas palavras.

Assim que o avião começou a rolar na pista, ouviu-se a voz de Sinatra interpretar My Way. Para quem assistiu, foi um momento de coreografia absolutamente Hollywood.

Clique na imagem do New York Times.

INAUGURAÇÃO BIDEN


Quando forem 12 horas em Washington DC, cinco da tarde em Portugal, Biden torna-se o 46.º Presidente dos Estados Unidos da América.

Clique na imagem.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

ESCOLHA HISTÓRICA


Na maratona para confirmar o executivo Biden, que amanhã toma posse, a pediatra e professora universitária Rachel Levine, de 63 anos, foi o primeiro membro a ser confirmado pelo Senado.  

Ms Levine, nomeada secretária-adjunta da Saúde e dos Recursos Humanos, cargo até aqui ocupado pelo almirante Brett P. Giroir, torna-se assim a primeira transexual a ocupar um cargo na Casa Branca.

Judia, fez o Bar Mitzvah em 1970, casou com uma mulher, tem dois filhos e, em 2011, mudou de sexo. Desde 2017 era a autoridade máxima de Saúde (escolhida pelo governador Tom Wolf, democrata) na Pensilvânia, onde se destacou pelo combate à pandemia.

Clique na imagem.