domingo, 5 de setembro de 2021

LEONOR DE ALMEIDA


UM POEMA POR SEMANA — Para este domingo escolhi Atrás dos Olhos de Leonor de Almeida (1909-1983), poeta ignorada que Vladimiro Nunes tirou do limbo por ocasião da Feira do Livro do Porto de 2020, evento em que foi homenageada.

Para esse resgate contribuiu Claudia Clemente, que em simultâneo publicou Tatuagens de Luz (Documenta, 2020), rigorosa monografia biográfica de cuja iconografia consta a certidão que fixa em definitivo a data de nascimento de Leonor de Almeida.

Natural do Porto, Leonor de Almeida foi poeta, enfermeira, publicista, fisioterapeuta, esteticista e mulher do mundo, tendo vivido largas temporadas em Londres, Paris e Copenhaga. Morreu em Lisboa, onde viveu praticamente incógnita a partir de 1962.

Feminista avant la lettre, foi aclamada pelos críticos mais influentes dos anos 1940 e 50 (entre outros, João Gaspar Simões, Alberto de Serpa, Jacinto Prado Coelho, Melo e Castro), tendo sido incluída por Natália Correia na Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satítica (1966). Seguiu-se mais de meio século de silêncio.

Além dos quatro livros de poesia que publicou entre 1947 e 1960, colaborou (no mesmo lapso de tempo) em quase todas as revistas e jornais de referência, sendo membro da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Durante os anos em que viveu na Dinamarca tentou publicar naquele país uma antologia de poesia portuguesa traduzida. Foi casada em segundas núpcias (1951-61) com Alexandre Pinheiro Torres, catorze anos mais novo do que ela.

O poema desta semana pertence a Caminhos Frios (1947), o livro de estreia. A imagem foi obtida a partir de Na Curva Escura dos Cardos do Tempo (2020), volume da sua poesia reunida organizado por Vladimiro Nunes, prefaciado por Ana Luisa Amaral e publicado pela editora Ponto de Fuga.

[Antes deste, foram publicados poemas de Rui Knopfli, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Natália Correia, Jorge de Sena, Glória de Sant’Anna, Mário de Sá-Carneiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder, Florbela Espanca, António Gedeão, Fiama Hasse Pais Brandão, Reinaldo Ferreira, Judith Teixeira, Armando Silva Carvalho, Irene Lisboa, António Botto, Ana Hatherly, Alberto de Lacerda, Merícia de Lemos, Vasco Graça Moura, Fernanda de Castro, José Gomes Ferreira, Natércia Freire, Gomes Leal, Salette Tavares, Camilo Pessanha, Edith Arvelos, Cesário Verde, António José Forte e Francisco Bugalho.]

Clique na imagem.