sexta-feira, 9 de outubro de 2020

UK APERTA FRONTEIRAS


A partir de Outubro de 2021, nenhum cidadão entra no Reino Unido sem passaporte. A exigência, comunicada ontem pelo Governo britânico (ver imagem), afecta em especial os cidadãos da UE, mais os da Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein. Cartões de cidadão e bilhetes de identidade deixam de ser aceites.

Clique na imagem.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

AS MILÍCIAS DE TRUMP


No Michigan, o FBI acusou treze homens (e prendeu seis) por tentativa de sequestro da governadora democrata Gretchen Whitmer. Os presos são Adam Fox, Kaleb Franks, Brandon Caserta, Ty Garbin, Daniel Harris e Barry Croft.

Segundo o FBI, existem provas de treino de armas de fogo, exercícios de combate e construção de explosivos.

Os treze indivíduos, membros do Wolverine Watchmen, uma milícia supremacista branca, foram acusados ​​de conspirar para invadir o Capitólio do Estado e iniciar uma guerra civil antes do dia da votação presidencial. O plano previa sequestrar a governadora na sua casa de férias, efectuando de seguida um julgamento popular por traição. Recorde-se que, em Abril, Gretchen Whitmer contrariou as directivas de Trump sobre gestão da pandemia, tornando-se um alvo a abater pelos grupos extremistas.

Faltam 25 dias para a eleição presidencial.

Clique na imagem.

NOBEL DA LITERATURA 2020


A norte-americana Louise Glück, 77 anos, poeta, ensaísta, professora e, desde 2004, escritora-residente da Rosenkranz da Universidade de Yale, venceu o Nobel da Literatura 2020.

Nascida (1943) em Nova Iorque, Louise Glück tem ascendência judaico-húngara. Frequentou duas universidades, Sarah Lawrence e Columbia, mas não concluiu nenhum curso. O livro de estreia saiu em 1968, depois do primeiro divórcio.

Eleita Poet Laureate em 2003, recebeu, entre outros, o Prémio Pulitzer, o Bollingen, o PEN, o Lannan, o National Book Critics Circle Award, o Prémio da Academia Americana de Poetas e a Medalha Nacional de Humanidades conferida por Obama em 2015.

The Triumph of Achilles (1985) e Averno (2006) são dois dos seus melhores livros. A antologia Poems 1962-2012, principal recolha da obra, é uma boa abordagem de conjunto. Quem conheça o Oxford Book of American Poetry, a Norton Anthology of Poetry ou a Columbia Anthology of American Poetry, reconhece o nome de Louise Glück. Não conheço traduções da sua poesia em Portugal.

Clique na imagem.

OS VICES


Pandemia, relações com a China, emprego, fiscalidade, mudanças climáticas e acesso a cuidados de saúde, foram os tópicos principais do debate, civilizado, que ontem à noite juntou Kamala Harris e Mike Pence no fórum de Salt Lake City.

Kamala fez questão de deixar claro que não é tão liberal como a pintam. Pence não parou (com mentiras pelo meio) de elogiar Trump, sem ter feito nenhum gesto para afastar a mosca que permaneceu dois minutos na sua cabeça. Kamala não respondeu à pergunta sobre a legitimidade de Trump em nomear Amy Coney Barrett para a vaga de Ruth Bader Ginsburg. À questão, argumentou que Trump nunca nomeou um juiz federal negro.

Clique na imagem do NYT.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

NOBEL DA LITERATURA


Atribuído desde 1901 pela Academia Sueca, o Nobel da Literatura ignorou autores do quilate de Lev Tolstoi (1828-1910), Marcel Proust (1871-1922), Robert Frost (1874-1963), Virginia Woolf (1882-1941), James Joyce (1882-1941), Franz Kafka (1883-1924), Jorge Luis Borges (1899-1986), Vladimir Nabokov (1899-1977), Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Simone de Beauvoir (1908-1986), John Updike (1932-2009), Philip Roth (1933-2018) e outros. Cito apenas uma dúzia de mortos inquestionáveis.

Pode-se levar isto a sério? Pode, mas não do ponto de vista da Literatura. A geopolítica é determinante, mas também os idiomas dominantes, a militância de causas, o ar do tempo (vejam-se os prémios atribuídos durante a Guerra Fria), o poder dos lobbies transnacionais, etc. O resto não conta.

O gráfico ilustra bem a realidade. Clique.

FOLHETIM ENCERRADO


Costa e Marcelo deixaram a Direita xicona e os ressabiados do costume a falar sozinhos. Vingou a tese do mandato único para responsáveis judiciais, inaugurada com a não recondução da PGR Vidal. Ontem mesmo, o primeiro-ministro propôs e o Presidente da República nomeou José Fernandes Farinha Tavares, juiz conselheiro, como presidente do Tribunal de Contas.

José Fernandes Farinha Tavares chegou a ocupar cumulativamente os cargos de director-geral do Tribunal de Contas (1995-2020), presidente do Conselho Administrativo do TC, secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção, e chefe de gabinete do presidente cessante. Um homem da casa, portanto.

Clique na imagem.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

A APP DE RUI RIO


As pessoas compram todos os gadgets que a publicidade ou a manipulação política lhes impinge, e depois queixam-se sem razão. Foi o que aconteceu com Rui Rio.

Clique no Twitter do líder do PSD.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

KENZO 1939-2020


Vítima de Covid-19 morreu ontem em Paris o estilista japonês Kenzo, radicado na capital francesa desde 1964.

Após a morte do seu companheiro, em 1993, Kenzo vendeu a marca ao conglomerado LVMH Moët Hennessy-Louis Vuitton, mantendo-se porém como estilista-chefe até 1999, ano em que abandonou a moda e foi substituído por Humberto Leon e Carol Lim, que se mantiveram na casa até Julho de 2019. Desde então, a marca Kenzo é da responsabilidade do português Felipe Oliveira Baptista, natural dos Açores.

Kenzo tinha 81 anos.

Clique na imagem.